Aqui nas lendas e mitos do Caminho, falamos várias historias que aconteceram no decorrer da historia. Falamos dos Celtas perseguindo as rotas em busca de renovação, falamos do translado e descoberta do túmulo do apóstolo, falamos de milagres como do galo e da galinha de Santo Domingo de La Calzada, falamos de Sao Francisco de Assis, falamos de muitos temas… porém há uma coisa muito estranha, depois da Reconquista Espanhola em 1492 (e da Descoberta da América), os relatos mais populares do caminho cessam. Ocorre que a Europa passou por uma grande mudança e muita coisa aconteceu, incluindo a era das sombras do caminho. Dê o play ou leia mais abaixo que a gente conta um pouco mais.
Ok, eu sei que você pode não ser uma pessoa ligada em datas, falha minha, mas vou simplificar. Começa tudo na pré-história, acontece a era glacial e os povos começam a se instalar na região da península ibérica. Chegamos então na Idade Antiga, era do império romano, egípcio e nessa época, os celtas se estabelecem na região do caminho. Aí Roma vai por agua abaixo e começa a idade média, aquela dos cavaleiros.
E além de cavaleiros e castelo, vemos a ascensão da igreja católica e dos reis. Surgem os Cavaleiros e as Cruzadas. Surge então as dinastias de reis da França até chegarmos em Carlos Magno, que também falamos aqui. Nessa época encontram as ossadas de Santiago, o milagre do campo das estrelas - que contamos no video Quem foi Santiago de Compostela.
O que aconteceu nessa época?
Houve a expansão árabe, dos muçulmanos e consequentemente, a luta contra eles tanto na europa. Aí sempre falamos de dois eventos importantes: a reconquista espanhola quanto em Jerusalem, com as cruzadas.
E chegamos na data de 1492, quando acaba a reconquista e acontece a descoberta das Américas. Foi Isabel, a católica, rainha de Castela - que agente falou no vídeo da Inquisicao - quem financiou a expedição de Cristovão Colombo…
E estranhamento, depois daí, o caminho só volta a ser comentado bastante, precisamente em 1879, com a redescoberta das ossadas de Santiago, que vamos falar em outro vídeo também.
Entre esses períodos aconteceu o que a história chama de Idade Moderna, que começou um pouco antes em 1453 com a queda de Constantinopla e 1789 com a revolução francesa.
Então a gente falou muito de Idade Média e agora estamos entrando nos eventos do caminho na idade moderna
"Nossa, que complicado isso! "- Não é, gente! Eu juro! Vamos lá… Espanha sempre foi muito fragmentada e a rainha Isabel, junto com vários eventos como a expulsão dos árabes da península, a descoberta das americas e outras coisas deram mais poder a Isabel. Porém nesse cenário não é só a Espanha que embarcou nos principais momentos da época - no caso o Mercantilismo e o Absolutismo - mas toda a Europa. Anos mais tarde temos também o movimento do Iluminismo e também das revoluções.
Agora, o que isso impacta no caminho?
Impacta tudo! Primeiro porque nesse período o Mundo estava numa mudança absurda!!! Com as novas rotas, os reinados se reconfiguraram, surgiram muitas cidades mercantis, os mercadores/comerciantes ascenderam na classe social - veio o Renascentismo - e com isso muitos conflitos, guerras e revoluções. O mundo era outro e problemas sociais como fome e desigualdade social também acabam aparecendo.
O caminho então passa a ser uma rota também para o comércio e além dos peregrinos, temos também os viajantes. Pessoas da Itália, Alemanha e França passariam pelo caminho, não somente os espanhóis….Porém, mesmo que o mito de Santiago permanecia na mente e costumes das pessoas - e com potencial global na época - a coisa começa a degringolar....
Em resumo:
- Surge a Inquisicao - que torturou centenas de milhares de pessoas e mandou outras milhares para as fogueiras
- Reforma Luterana confrontando os valores da Igreja Católica - e mudando a opinião das pessoas na época
- A guerra dos trinta anos no Século XVII dividindo as regiões
- A Guerra Franco-Espanhola dentro da Guerra dos Trinta Anos
- Surgem monarquias absolutistas que causam constrangimento e desigualdade especialmente para a população mais pobres;
- As fronteiras dos países são melhor definidas e as viagens internacionais passam a ter outras configurações mais burocráticas ou mesmo sociais;
Ai o que poderia ser globalizado, acabou dificultando mais, ao que parece. Nisso já se passaram quase dois séculos.
Aí no Século XVIII, a Europa entra em um período de grande pobreza. Há relatos que as pessoas faziam o caminho para poder ganhar um teto todas as noites em um albergue e um prato de comida. Isso deixou os locais com muito receio do caminho e até algumas rotas tinham sido abandonadas por conta do perigo.
São várias razões para isso, como colheitas ruins, absolutismo da monarquia como o caso da Antonieta mandando o povo comer brioches (nota importante: a frase "Que comam brioches!" é possivelmente um mito)… ai a solução foi uma… guilhotina revolução.
Entre em cena, a mais famosa delas, a revolução Francesa, que foi um marco nessa mudança no mundo.
Isso que dizer que ninguém fazia o caminho até esse período por que esqueceram dele? Mais ou menos. O que quero dizer é que o perfil das pessoas e motivações foram outras. Saem os reis fazendo o caminho e entram o comerciante de outro país, sai o religioso e entra o pobre procurando comida. Até que mais para frente, com a Europa em ebulição, o caminho ficou perigoso e consequentemente menos relevante, uma vez que até a Igreja perdeu o protagonismo. Isso se deu muito até as guerras napoleônicas. - Sem falar que nas Américas o cenário era mais caótico com guerras nas colônias, conflitos por conta da escravidão e o comércio marítimo conturbado e em crescimento.
Mas ao que tudo indica, depois do século XVIII, o caminho passou a ser feito somente por alguns locais de Portugal e Espanha, feito por poucas pessoas que faziam durante o ano jacobino ou por penitência ou promessa. Sendo esses dois países os que mantiveram a chama do caminho no início do século XIX.
Os números gerias e estatísticos são bem imprecisos e as fontes também são bem cautelosas em afirmar alguns dados - o que faz sentido. No geral, o panorama é construído pescando-se pesquisa de várias regiões e personagens aqui e acolá. Talvez seja esse o motivo por não termos muitos mitos, lendas, historias com grandes feitos do caminho nesse período.
A coisa só mudou novamente, com , o que é chamado de redescoberta dos ossos em 1879 (cerca de uns 140 anos de hoje). Ai você me pergunta, mas não descobriram as ossadas lá no ano de 800 (mais de mil anos antes), na idade média com o Pelayo e tal? Como assim, descobriram de novo? Bem meus queridos, esse tema fica para um próximo vídeo.
0 comentários:
Postar um comentário