Perdi Meus Óculos - Na estrada

Embarque nessa aventura e descubra lugares interessantes do Brasil e do Mundo

News

Fique ligado nas ultimas noticias e novidades do mundo Geek

Papo Play

Partidas de videogame e conversas sempre foram uma boa!

Conheça nosso canal

Conheça nosso canal - divirta-se e fique por dentro das ultimas novidades

Entre a Cruz e a Concha

Quer começar a trilhar? Acompanhe todas as informações sobre o Caminho de Santiago de Compostela

terça-feira, 26 de outubro de 2021

SANTIAGO ESTÁ MESMO ENTERRADO EM COMPOSTELA? :: Lendas e Mitos do Caminho

Como falamos no vídeo sobre Quem foi Santiago de Compostela, nós contamos a história sobre a descoberta das ossadas durante a idade média.

Porém, em mais de dez séculos depois, foram realizadas escavações na catedral em busca das relíquias do apóstolo. Essa é chamada da Segunda descoberta das ossadas.


Mas por que fariam isso? Será que não se tinha certeza que as ossadas estavam ali? Para onde elas teriam ido?


Para entender a história da segunda descoberta das ossadas inicialmente, precisamos nos colocar no contexto da época. Depois de eras com a baixa atratividade no caminho, chamado de período das sombras, com vídeo aqui no canal, quase ninguém fazia o caminho no século XIX. Os locais, em especial portugueses e espanhóis, costumavam fazer o caminho em busca de alguma graça ou penitência ou mesmo em anos santos.


Então em 1855, o papa pio IX faz um chamado (ou um apelo) para que as pessoas voltassem a visitar a catedral. 


Contudo, um questionamento pairava no ar, pois muitas pessoas - incluindo teologos - não sabiam mais de fato se as ossadas de Santiago estavam ali. Há textos que dizem que ainda no século XVI, as ossadas foram escondidas - e tão bem escondidas - por conta de um risco de ataque de corsários. Com o tempo, as relíquias foram esquecidas.


Há algumas lendas que falam que as ossadas foram descobertas pela segunda vez por um acaso, o que não parece ser verdade.  Uma hipótese bem factível e também documentada é que após o anuncio do papa pio IX, em 1875, um novo arcebispo, Miguel Payá Rico, começou a comandar Compostela, e decidiu realizar um rigoroso estudo arqueológico sobre os restos mortais do Apóstolo Santiago que, segundo a tradição, estavam sepultados sob o altar-mor.


A investigação encontrou em 1879 na verdade um ossário bruto, onde alguns foram perdidos com o passar do tempo e outros divididos em numerosos fragmentos. Sob a direção de dois historiadores, López Ferreiro e Labín Cabello, especialistas conseguiram reconstruir os esqueletos correspondendo ao que seria ao resto do apóstolo apóstolo e seus dois discípulos, e Atanásio.


A dúvida mais polêmica nesse tema é a autenticidade dos restos mortais e do túmulo de Compostela. Há teólogos desde a época e até hoje, sustentam que o apóstolo teria sido enterrado na igreja de Saint-Saturnin, em Toulouse, na França. Outros são defensores da tese de que as relíquias sagradas tenham sido divididas entre as duas igrejas. 


Esse é um tema polêmico, pois ao reconstruirmos a história de Santiago (assista ao vídeo acima para entender mais), vemos muitos nós que precisariam ser desatados. No geral, Santiago veio para Espanha pregar o evangelho no século I, anos mais tarde voltou para Jerusalem, onde foi morto. Seu corpo foi transladado por todo o mar mediterrâneo em uma barca conduzida por dois discípulos dele. Ao aportarem na Galícia, enterraram o corpo do apóstolo em terras galegas. Tempo depois, os discípulos também vieram a falecer e segundo a crença, eles também foram enterrados próximos a Santiago, o que significa que outra pessoa ou pessoas deveriam ter feito isso, talvez seguidores. Há então um período de silêncio, sem nenhuma evidência escrita de Santiago ali comprovando isso. Anos passam, povos e reinos são construídos e no século VI começa-se a se mencionar a presença do apóstolo, seus milagres e séculos mais tarde, ossadas foram encontradas ali e atribuídas, sem nenhum estudo arqueológico a Santiago e seus discípulos. A primeira igreja foi construída e começando as peregrinações. E no que conta a lenda que acabamos de falar aqui, depois de mais de 7 séculos as ossadas teriam sido escondidas e somente depois de mais 3 séculos, encontradas.


A verdade é que foram feitas algumas pesquisas e os resultados que os estudos sobre a tumba ofereceram não foram muito conclusivos e contam parte dessa história. A evidência, contudo, aponta para uma única direção: estamos diante de uma tumba de construção romana construída no século I; em seu interior repousam os restos mortais de grande antiguidade de três homens ; Desde o segundo século, houve um possível culto cristão naquela tumba e segundo o estudo, eles foram considerados mártires, sendo um deles, Atanásio, tendo o nome escrito em grego e aramaico.


Porém hipóteses como o túmulo ser atribuído a necrópoles celtas e suevas ou mesmo estar relacionado a contrabando de relíquias, algo comum nos primeiros séculos, não foram descartadas e também poderiam explicar algumas evidências.


Apesar da escavação ter sido feita no século XIX, na realidade nunca se encontraram provas científicas sobre os restos que se conservam debaixo do altar da catedral e a autenticidade dos mesmos foi posta em dúvida em numerosas ocasiões, como por exemplo e entre outros pelo historiador católico Claudio Sánchez Albornoz que escreveu em seu estudo “En los albores del culto jacobeo in Compostellanum”, algo como “No alvorecer do culto jacobino em Compostellanum” o seguinte parecer:


[..] apesar de todos esforços da erudição de ontem e de hoje, não é possível, porém, alegar a favor da presença de Santiago em Espanha e da sua trasladação para ela, uma só notícia remota, clara e autorizada. Um silêncio de mais de seis séculos rodeia a conjetural e inverosímil chegada do apóstolo ao Ocidente, e de um a oito séculos a não menos conjetural e inverosímil traslatio. Só no século VI surgiu entre a cristandade ocidental a lenda da predicação de Santiago em Espanha; mas ela não chegou à Península até finais do século VII.


— C. Sánchez Albornoz. En los albores del culto jacobeo in Compostellanum 16 (1971), páginas 37–


 

A partir de 1879, e mais especificamente com a promulgação da bula Deus Omnipotens, proferida pelo papa Leão XIII em 1884, Santiago voltou a ressoar internacionalmente recuperando seu protagonismo no Ocidente. Desse modo, deu autenticidade às relíquias de Santiago el Mayor, para que as peregrinações ao lugar santo recuperassem força. 


A partir de então, as rotas passaram a receber mais peregrinos e anos após anos, tanto ela, quanto as cidades e igrejas passaram por muitas mudanças e melhorias, em boa parte financiada pelo turismo e pelos governos. Se houve uma a estratégia com relação a redescoberta das ossadas do santo, ela havia dado certa. 


Se Santiago não está em Compostela, onde ele estaria? E quem estaria enterrado em seu local? Bem, isso fica para outro vídeo.



Share:

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

NO MAN'S SKY :: COMO FAZER DINHEIRO (FARMING DE DINHEIRO - SOBREVIVÊNCIA)

Olá, prezados terrestres! Hoje vamos ver como produzir muito dinheiro com Cloro (quina..?) em No Man's Sky. Confira como vender por um preço melhor, como fazer a produção valer a pena, como gerenciar o inventário e muitas dicas.

De modo geral:

1- Vamos vender muito Cloro.

2- Da para começar com Sal - Sal Refinado vira Cloro

3- Você precisará refinar Cloro mais Oxigênio - A cada 1 Cloro você consegue 6 Cloro (você consumirá 2/6 de oxigênio)

4- Sempre Salve o jogo - o game costuma crashar

5- Compre muito oxigênio antes de refinar.

6- Ao conseguir muito (mas muito) Cloro, prefira vender em uma outra galáxia. Um preço justo é acima de 600

7- Encha o seu inventário com o máximo de Oxigênio antes e depois com o Máximo de Cloro. Use o inventário de máquina e de cofres a seu favor.

8- Sempre Salve o Jogo

Maiores detalhes no vídeo acima - no começo do posto.



Share:

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

A ERA DAS SOMBRAS NO CAMINHO DE SANTIAGO :: Lendas e Mitos do Caminho

Aqui nas lendas e mitos do Caminho, falamos várias historias que aconteceram no decorrer da historia. Falamos dos Celtas perseguindo as rotas em busca de renovação, falamos do translado e descoberta do túmulo do apóstolo, falamos de milagres como do galo e da galinha de Santo Domingo de La Calzada, falamos de Sao Francisco de Assis, falamos de muitos temas… porém há uma coisa muito estranha, depois da Reconquista Espanhola em 1492 (e da Descoberta da América), os relatos mais populares do caminho cessam. Ocorre que a Europa passou por uma grande mudança e muita coisa aconteceu, incluindo a era das sombras do caminho. Dê o play ou leia mais abaixo que a gente conta um pouco mais.


Ok, eu sei que você pode não ser uma pessoa ligada em datas, falha minha, mas vou simplificar. Começa tudo na pré-história, acontece a era glacial e os povos começam a se instalar na região da península ibérica. Chegamos então na Idade Antiga, era do império romano, egípcio e nessa época, os celtas se estabelecem na região do caminho. Aí Roma vai por agua abaixo e começa a idade média, aquela dos cavaleiros.

E além de cavaleiros e castelo, vemos a ascensão da igreja católica e dos reis. Surgem os Cavaleiros e as Cruzadas. Surge então as dinastias de reis da França até chegarmos em Carlos Magno, que também falamos aqui. Nessa época encontram as ossadas de Santiago, o milagre do campo das estrelas - que contamos no video Quem foi Santiago de Compostela.

O que aconteceu nessa época? Houve a expansão árabe, dos muçulmanos e consequentemente, a luta contra eles tanto na europa. Aí sempre falamos de dois eventos importantes: a reconquista espanhola quanto em Jerusalem, com as cruzadas. E chegamos na data de 1492, quando acaba a reconquista e acontece a descoberta das Américas. Foi Isabel, a católica, rainha de Castela - que agente falou no vídeo da Inquisicao - quem financiou a expedição de Cristovão Colombo… E estranhamento, depois daí, o caminho só volta a ser comentado bastante, precisamente em 1879, com a redescoberta das ossadas de Santiago, que vamos falar em outro vídeo também. Entre esses períodos aconteceu o que a história chama de Idade Moderna, que começou um pouco antes em 1453 com a queda de Constantinopla e 1789 com a revolução francesa. Então a gente falou muito de Idade Média e agora estamos entrando nos eventos do caminho na idade moderna
"Nossa, que complicado isso! "- Não é, gente! Eu juro! Vamos lá… Espanha sempre foi muito fragmentada e a rainha Isabel, junto com vários eventos como a expulsão dos árabes da península, a descoberta das americas e outras coisas deram mais poder a Isabel. Porém nesse cenário não é só a Espanha que embarcou nos principais momentos da época - no caso o Mercantilismo e o Absolutismo - mas toda a Europa. Anos mais tarde temos também o movimento do Iluminismo e também das revoluções.

Agora, o que isso impacta no caminho?

Impacta tudo! Primeiro porque nesse período o Mundo estava numa mudança absurda!!! Com as novas rotas, os reinados se reconfiguraram, surgiram muitas cidades mercantis, os mercadores/comerciantes ascenderam na classe social - veio o Renascentismo - e com isso muitos conflitos, guerras e revoluções. O mundo era outro e problemas sociais como fome e desigualdade social também acabam aparecendo.

O caminho então passa a ser uma rota também para o comércio e além dos peregrinos, temos também os viajantes. Pessoas da Itália, Alemanha e França passariam pelo caminho, não somente os espanhóis….Porém, mesmo que o mito de Santiago permanecia na mente e costumes das pessoas - e com potencial global na época - a coisa começa a degringolar....

Em resumo: - Surge a Inquisicao - que torturou centenas de milhares de pessoas e mandou outras milhares para as fogueiras - Reforma Luterana confrontando os valores da Igreja Católica - e mudando a opinião das pessoas na época - A guerra dos trinta anos no Século XVII dividindo as regiões - A Guerra Franco-Espanhola dentro da Guerra dos Trinta Anos - Surgem monarquias absolutistas que causam constrangimento e desigualdade especialmente para a população mais pobres; - As fronteiras dos países são melhor definidas e as viagens internacionais passam a ter outras configurações mais burocráticas ou mesmo sociais; Ai o que poderia ser globalizado, acabou dificultando mais, ao que parece. Nisso já se passaram quase dois séculos. Aí no Século XVIII, a Europa entra em um período de grande pobreza. Há relatos que as pessoas faziam o caminho para poder ganhar um teto todas as noites em um albergue e um prato de comida. Isso deixou os locais com muito receio do caminho e até algumas rotas tinham sido abandonadas por conta do perigo. São várias razões para isso, como colheitas ruins, absolutismo da monarquia como o caso da Antonieta mandando o povo comer brioches (nota importante: a frase "Que comam brioches!" é possivelmente um mito)… ai a solução foi uma… guilhotina revolução.
Entre em cena, a mais famosa delas, a revolução Francesa, que foi um marco nessa mudança no mundo.

Isso que dizer que ninguém fazia o caminho até esse período por que esqueceram dele? Mais ou menos. O que quero dizer é que o perfil das pessoas e motivações foram outras. Saem os reis fazendo o caminho e entram o comerciante de outro país, sai o religioso e entra o pobre procurando comida. Até que mais para frente, com a Europa em ebulição, o caminho ficou perigoso e consequentemente menos relevante, uma vez que até a Igreja perdeu o protagonismo. Isso se deu muito até as guerras napoleônicas. - Sem falar que nas Américas o cenário era mais caótico com guerras nas colônias, conflitos por conta da escravidão e o comércio marítimo conturbado e em crescimento.

Mas ao que tudo indica, depois do século XVIII, o caminho passou a ser feito somente por alguns locais de Portugal e Espanha, feito por poucas pessoas que faziam durante o ano jacobino ou por penitência ou promessa. Sendo esses dois países os que mantiveram a chama do caminho no início do século XIX.

Os números gerias e estatísticos são bem imprecisos e as fontes também são bem cautelosas em afirmar alguns dados - o que faz sentido. No geral, o panorama é construído pescando-se pesquisa de várias regiões e personagens aqui e acolá. Talvez seja esse o motivo por não termos muitos mitos, lendas, historias com grandes feitos do caminho nesse período.
A coisa só mudou novamente, com , o que é chamado de redescoberta dos ossos em 1879 (cerca de uns 140 anos de hoje). Ai você me pergunta, mas não descobriram as ossadas lá no ano de 800 (mais de mil anos antes), na idade média com o Pelayo e tal? Como assim, descobriram de novo? Bem meus queridos, esse tema fica para um próximo vídeo.


Fontes


https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/1301519.pdf

https://www.caminodesantiago.gal/es/descubre/origenes-y-evolucion/de-los-primeros-peregrinos-a-la-actualidad

https://www.elbierzodigital.com/cuando-foncebadon-lo-permita-y-el-cebrero-de-licencia/36675

https://www.caminosantiago.org/cpperegrino/prensa/verprensa.asp?PrensaID=8935

https://www.mundicamino.com/el-colectivo-amigos-del-camino-de-santiago-lanza-el-numero-15-de-la-revista-osmundo/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_Franco-Espanhola_(1635-1659)

https://www.tee-travel.com/blog/origenes-historia-camino-de-santiago-compostela/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Caminhos_de_Santiago

https://www.pilgrim.es/planificar/historia-del-camino-de-santiago/

https://www.elcaminoconcorreos.com/es/blog/historia-del-camino-de-santiago


El Camino de Maria (Curta) - https://www.99.media/es/el-viaje-inmovil-de-maria-contando-peregrinos-hacia-santiago-de-compostela/

The Camino Podcast - https://soundcloud.com/user-939742370

Federación Española de Asociaciones de Amigos del Camino de Santiago - https://www.caminosantiago.org/cpperegrino/comun/inicio.asp


Perfil do dr. Sasha Pack - https://arts-sciences.buffalo.edu/history/faculty/faculty-directory/pack-sasha.html


*As Imagens são reproduções de obras de artes famosas ou imagens da internet

Share:

sábado, 9 de outubro de 2021

CONFIRA :: Artista digital faz uso de I.A. para ver como seria a aparência de 30 estrelas que nos deixaram cedo

Eles morreram jovens. Nas últimas décadas, perdemos muitos muito cedo e nunca chegamos a vê-los envelhecer.


Via FandomWireHidreley Diao usou o poder da inteligência artificial para recriar o que nossas mentes nunca poderiam ter. Veja como as pessoas famosas possivelmente seriam hoje se ainda estivessem vivas.

John Candy - Falecido em 1994 - Teria 70 anos em 2021

Paul Walker - Falecido em 2013, teria 48 anos em 2021

Bruce Lee - Falecido em 1973, teria 81 anos em 2021

Janis Joplin - Falecida em 1970, teria 78 anos em 2021

Judy Garland - Falecida em 1969, teria 99 anos em 2021

Jimi Hendrix - Falecido em 1970, teria 79 anos em 2021

Sharon Tate - Falecida em 1969, teria 78 anos em 2021

Marvin Gaye - Falecido em 1984, teria 82 anos em 2021

Patrick Swayze - Falecido em 2009, teria 69 anos em 2021

Karen Carpenter - Falecida em 1983, teria 71 anos em 2021

Marilyn Monroe - Falecida em 1962, teria 95 anos em 2021

Brittany Murphy - Falecida em 2009, teria 44 anos em 2021

Natasha Richardson - Falecida em 2009, teria 58 anos em 2021

Selena - Falecida em 1995, teria 50 anos em 2021

John F. Kennedy Jr - Falecido em 1999, teria 60 anos em 2021

Aaliyah - Falecida em 2001, teria 42 anos em 2021

Anna Nicole Smith - Falecida em 2007, teria 54 anos em 2021

Farrah Fawcett - Falecida em 2009, teria 74 anos em 2021

Christopher Reeve - Falecido em 2004, teria 68 anos em 2021

Sid Vicious - Falecido em 1979, teria 64 anos em 2021

Michael Jackson - Falecido em 2009, teria 63 anos em 2021

George Michael - Falecido em 2016, teria 58 anos em 2021

Jim Morrison - Falecido em 1971, teria 78 anos em 2021

Ritchie Valens - Falecido em 1959, teria 80 anos em 2021

Cory Monteith - Falecido em 2013, teria 39 anos em 2021

Jonathan Brandis - Falecido em 2003, teria 45 anos em 2021

Michelle Thomas - Falecida em 1998, teria 53 anos em 2021

Andy Gibb - Falecido em 1988, teria 63 anos em 2021

Mindy Mccready - Falecida em 2013, teria 46 anos em 2021

Simone Battle - Falecida em 2014, teria 32 anos em 2021

Share:

Veja também

Vídeo em destaque

Total de visualizações

Vendas de Consoles no Mundo

Marcadores

13 reasons why 3% 99 vidas a torre negra action figures activision adventure Time Agatha Christie alladin allez babu amazon prime america's Got Talent Angelina Jolie animações Animais Fantasticos anos 80 apple aquaman arlequina arqueologia artes artes marciais artigo assassins creed astronomia atari avatar avesderapina bandai bastidores batman bebe e joga bebe e jogo bebidas bethesda beyond good and evil bgs bienal big brother black Mirror Blade runner bleach blizzard blogue board games Bomberman bonecos borat borderlands brazil games bruxas bungie call of duty caminho De Santiago De Compostela cannes capcom Cara Gente Branca carl sagan carmem sandiego carnaval castlevania causas sociais cavaleiros do zodiaco Caverna do Dragao celestiais chaves china ciencia cinema cinema nacional civilization cobra kai comidas consumismo nerd contra copa do mundo coringa coronavirus corrida cosplay counter strike Criticas criticas de cinema críticas-Filmes curiosidades curta metragem dança Dark Darksiders DC deadpool death note Death Stranding defensores destiny DesventurasEntreACruzEAConcha detona Ralph deviantes dicas dilema das redes disney doctor who documentario donkey kong Doug Douglas Adams dragon ball e3 ea sports ebooks egito entre A Cruz E A Concha entre cuba e mexico entrevista Episodios espanha esportes esports estilo; comidas eternos eurovision facebook faceDance far cry fatal fury feiras e eventos feminismo ficção cientifica fifa fighting game filmes filmes de terror final fantasy final fight fortinite fortnite fox FreeGames frozen funko futebol galeria galerias de fotos game of thrones gameplay games brasileiros games-retro Gaming gatos geografia globo god of war godzilla guardioes da galaxia gudam guia haka harry Potter hasbro hbo hello kitty Hercule Poirot hideo kojima hiking Historia historias em foco Historias-Nerds horizon zero dawn house of cards humanidades igrejas india indie games infamous infográficos injustice inquisicao instagram Institucional inteligencia artificial internet invocacao do mal It james bond janelas urbanas Jaspion jouney jurassic park justiceiro k-pop karate kid kill bill king kong king of fighters kingdom hearts kojima konami la casa de las flores la casa de papel lady gaga lanterna verde last of us lego lgbt liga da justiça livros lucky luke mad max makingOff manga mario marketing marvel Marvel Versus Capcom master system matrix mega drive megaman memes merlí metal gear Michael Jackson microsoft missao impossivel mitologia grega mitos e lendas do caminho mobile games monster hunter monty python mortal kombat museus musica Na Estrada namco naruto nas telas naught dog neon genesis evangelion netflix news nexomon ni no kuni nights nintendo nioh no mans sky nova zelandia novos mutantes nyc o rei leao oculto oito mulheres e um segredo olimpiadas one piece onze homens e um segredo oscar overwatch pabllo vittar pacman panini pantera negra papo play parques PCGames peanuts pixar planeta dos macacos plants versus zombies play playmobil playstation pokemon pokémon pokmon politica e sociedade portas dos fundos power rangers princesas quadrinhos queen Quem somos quentin Tarantino realidade virtual reality show Red Dead Redemption 2 redes sociais religiao resenha resident evil residente retrospectiva Rick & Morty rock rockstar RPG sailor moon samurai samurai shodown San Diego Comic-Con sao paulo saude Sci Fi scooby doo Sega senhor dos aneis sense8 seriados sexta-feira13 shazam shows silent hill silvio santos simpsons slender man Smash Bros snk snoopy sonic sony Space Opera speedrun spider man square star trek star wars stardew valley steam steampunk stephen king Stranger Things streaming street fighter streets of rage super sentai superman tales from borderlands tbt teatro tecnologia TecToy tekken telefonia televisao telltale The Big Bang Theory the last of us the walking dead The witcher this is america Tintim Tomb Raider TOP5 trailer transformers trophy X-ray turma da monica tv twitter ubisoft umbrella academy uncharted universal viagem Viagens videogames live videos vingadores virtua fighter viuva negra warcraft wonder woman World War Z xbox xmen you tube yu yu hakusho Zelda zumbis

Arquivo