No canal falamos em um vídeo sobre a Síndrome do Caminho de Santiago e comentamos sobre as pessoas que apresentam uma síndrome psicótica derivada de alguns gatilhos como cansaço, envolvimento exagerado no misticismo e principalmente históricos mentais. Algo similar com a síndrome de Jerusalem onde a pessoa apresenta a sensação de que ela é escolhida por Deus, vivendo nesse delírio.Também falamos nesse mesmo vídeo que a distorção da realidade dessas pessoas são semelhantes aos andarilhos e errantes que andam sem rumo. Mas sabia que além dessa constatação científica há uma lenda por trás dessas história? Ela está relacionada a história do Judeu errante. E esse é o tema de hoje
A história do judeu errante começa longe da península ibérica e da Galícia. Na verdade ela se inicia em Jerusalem, no dia em que Jesus Cristo morreu….
Dizia a lenda que o Judeu Ahasverus, era um sapateiro em Jerusálem. No dia em que Jesus carregava a cruz sobre os ombros, o judeu pôde ve-lo pois ele passava em frente de sua loja.
Ele então teria interrompido o sofrimento de Cristo e empurrando-o gritou: “Vá andando, vá logo”, tentando tira-lo da frente de sua loja.
Jesus então teria condenado o homem na hora. Sua condição a partir daquele momento seria a de um errante, vagando pelo mundo todo, sem descanso, sem céu ou inferno e sem nunca morrer, até ao fim dos tempos.
Aos que puderam ve-lo pelo mundo, contam que reconheceram-o pelo passo cansado e pela capacidade de falar qualquer língua. Em todos os encontros, há apenas o lamento, sem possibilidade de redenção.
Como surgiu a história do Judeu errante?
É provável que a lenda tenha surgido por volta do século IV quando um bispo da Armênia ou da Pérsia, em visita a Constantinopla ou participando do Primeiro Concílio de Niceia, teria dito, em resposta a um incrédulo, que no seu país ainda restava, viva, uma testemunha do martírio de Jesus Cristo. O imaginário popular entrou em ebulição, criando-se possíveis personagens ligados a outros da bíblia e criando o mito do judeu errante. Alguns afirmaram que esse homem seria até mesmo Judas que teria sobrevivido ao auto-enforcamento - Está aí a possível origem do termo “onde judas perdeu as botas.”
Agora, esse e um vídeo de Lendas e Mitos do Caminho de Santiago, na Galícia… por que trouxemos um caso de Jerusalem? Qual a relação do Judeu errante de Jerusalem e com o Caminho de Santiago?
Primeiro porque essa lenda se difundiu por toda a Europa, onde Espanha e Portugal não escaparam dele.
Mas não foi só o boato do concílio de nicéia que trouxe o conto para a península. Há uma teoria que diz que nos primeiros tempos da expansão do islamismo na península ibérica, houve o boato entre os conquistadores árabes da Síria, de que o tal judeu errante havia sido de fato, encontrado em Damasco. Séculos mais tarde, o boato ressurgiu na Península Ibérica, e dizia-se que um certo Juan Esperendios ("espera em Deus"), em Espanha, e João d'Espera-em-Deus, em Portugal seria esse personagem.
Esse é um tema que faz parte do imaginário e mitologia galega e também portuguesa, estando presente até em outras obras e consequentemente presente no imaginário do caminho de Santiago, pela sua característica sagrada.
Até no Brasil o mito do Judeu Errante já apareceu por aqui: algumas histórias populares afirmam que o errante teria imigrado para Pernambuco, no tempo do domínio holandês, permanecendo vivendo incógnito no Brasil.
Ele Teria sido localizado, pela última vez, no norte de Minas Gerais, quando foi visto chorando sangue diante de uma igreja num dia de Sexta-Feira da Paixão. Assim como lá na terra dos nossos irmãos lusitanos e espanhol, aqui o mito atravessa algumas obras como conto Viver! De Machado de Assis.
Por estar em tantos lugares e por ser oriunda da tradição orla, há varias versões para essa história. Em todos os casos sua origem é judaico-cristãos está associada a quinta-feira e sexta-feira santas.
Algumas variações dizem que o homem tinha um curtume e não uma sapataria. Outros associam a um escriba que nunca havia feito uma obra em sua vida. Outras versões dizem que no dia Jesus havia pedido ajuda ao homem antes de Simão Cireneu e que este teria rejeitado e zombado de Cristo. Há ainda uma vertente de diz que Jesus havia lhe pedido um copo d’agua, e este rejeitado e desafiado "Se és o Filho de Deus, faz com que jorra uma fonte de água fresca do chão"
A história dele gerou poemas, romances, crônicas, peças de teatro, filmes, óperas, gravuras e pinturas. Algumas produções literárias até tiveram caráter antissemita, como o romance Le Juif Errant, de Eugène Sue, publicado em 1844 contra os jesuítas. Outros descrevem que a história é um relato discriminatório aos judeus e outros interpretam como uma forma de se manter um temor a Deus.
Qualquer que seja a origem e tamanho de sua crença em uma de suas caminhadas por meio de territórios sagrados você poderá se deparar com a pobre alma maldita de Ahasverus, apenas lamentar pelo seu castigo e pedir a Deus para que acabe como isso…
Vamos as dicas?
Como sempre estou colocando o link de vários textos aqui na descrição mas indico uma em especial de um repositório da UFSCAR feiro por Jerusa Pires Ferreira ele se chama O JUDEU ERRANTE A MATERIALIDADE DA LENDA que busca várias origens da história. Recomendado.
http://www.ufscar.br/~revistaolhar/pdf/olhar3/02Jerusa.pdf
O conto Viver! de Machado de Assis é possível encontrar na Internet. Contudo estou colocando alguns links para compra do livro “Varias Histórias“ de Machado de Assis. O livro é uma coletânea de contos do autor incluindo esse que fala de de Ahasverus
https://lista.mercadolivre.com.br/v%C3%A1rias-hist%C3%B3rias-machado-de-assis
Nos vemos na próxima e Buen Camino a todos.
Fontes Gerais do Vídeo e do Texto
https://biblioteca.pucrs.br/curiosidades-literarias/voce-conhece-o-mito-do-judeu-errante/
http://www.ufscar.br/~revistaolhar/pdf/olhar3/02Jerusa.pdf
https://www.youtube.com/watch?v=XPcYaZ7BrhM
https://www.youtube.com/watch?v=AiEJVkKQpGM
https://www.elconfidencial.com/espana/2018-08-21/seis-graficos-islam-espana_1606301/
0 comentários:
Postar um comentário