Via Olhar Digital - "Quase 40 anos depois, o criador de ‘Dragon Ball‘, Akira Toriyama, confirmou que a revelação sobre a história de origem de Goku não fazia parte dos planos originais, sendo um “retcon” do passado do personagem. A informação consta em um livro chamado ‘Dragon Ball: A Visual History’, no qual o autor se aprofunda em detalhes específicos da famosa franquia por meio de artes exclusivas."Jornada para o Oeste - Clássico da Literatura Chinesa
No geral, Goku tem uma origem muito similar ao de Superman: um alienígena super poderoso que viaja ainda bebê para o planeta Terra.
A questão é que em 1986, quando Dragon Ball surgiu, a história não tinha essa característica. Inicialmente baseada em uma releitura moderna do clássico chinês Xi You Ji (西遊記), conhecido por aqui como "Jornada para o Oeste", Goku se assemelha ao rei macaco Sun Wu Kong (no japonês, Son Goku) com a capacidade de viajar nas nuvens (como a nuvem dourada do mangá) e com um bastão que aumenta de tamanho.
Contudo, Dragon Ball ganhou vida própria e acabou trilhando seus próprios caminhos - quem sabe até se tornando um clássico tão relevante quanto Jornada para o Oeste. Por essa razão, quando a saga/fase Dragon Ball Z surgiu, a origem de Goku foi recontada e seguiu uma linha própria.
“Mantenha isso em segredo, mas quando tudo começou, eu não planejei que Goku fosse um alien que pode se transformar em um macaco gigante. Eu impressionei a mim mesmo com quanto encaixei bem esse retcon“, afirma o criador de ‘Dragon Ball’. “Se isso faz parecer que eu sou um autor que faz coisas meia-boca, você estaria exatamente certo, mas na realidade, não. Apesar de como parece, eu penso muito sobre todas essas coisas. Quer dizer, claro, eu penso. Eu sou um profissional, afinal de contas…”. (Akira Toriyama em 'Dragon Ball: A Visual History’ - via Olhar Digital)
Sendo assim, toda a história dos Sayajins, Freeza, deuses, planetas e gênios vieram depois em uma adição muito bem vinda.
Goku bebê em sua nave. Origem alterada |
O que é uma Retcon?
via Wikipédia:
Continuidade retroativa ou retcon (em inglês: retroactive continuity) é a alteração de fatos previamente estabelecidos na continuidade de uma obra ficcional.
Algumas razões para o uso de retcons na ficção são:
- Para acomodar alguns aspectos em sequências e outros trabalhos derivados que não seriam plausíveis na com as regras estabelecidas na narrativa original;
- Como resposta a reações negativas da comunidade de fãs sobre alguns fatos existentes na história;
- Para correção de erros ou solução de problemas identificados desde a publicação da obra (não confundir com errata);
- Como novos meios de se interpretar a obra em questão.
As mudanças também podem ocorrer para acomodar sequências ou obras derivadas, permitindo novos autores revisarem a história canônica para incluir um curso de acontecimentos que seriam impossíveis na continuidade da história original.[5] Retcons permitem os autores reintroduzirem personagens populares e resolver erros na cronologia.
Retcons são comuns na ficção pulp, especialmente nas histórias em quadrinhos publicadas por editoras de longa data, como Marvel Comics e DC Comics. A longa história dos títulos populares e o grande número de escritores que contribuem-na criam situações que exigem clarificação ou revisão. Retcons também aparecem em mangás, telenovelas, séries de televisão, sequências cinematográficas, angles de luta, jogos eletrônicos, entre outras formas de ficção seriada.
0 comentários:
Postar um comentário