A cada click permitimos que nossa identidade seja clonada em um mundo paralelo onde nossas individualidades, se organizam em nichos, que por sua vez nos tornam, meras e lucrativas informações virtuais.
Quem, conectado às redes sociais, nunca se deparou com um anúncio daquele produto que coincidentemente estava pensando durante o café da manhã? Se isto nunca aconteceu com você, sinta-se privilegiado por ainda não ter seus pensamentos interpretados pelas redes sociais.
Segue um exemplo pessoal, que aconteceu recentemente. Decidi adotar um gato, no mesmo dia, não somente eu, como também pessoas ligadas a mim, começaram a receber propagandas de ração nos celulares e isto não se conteve a ofertas diretas de produtos, o número de imagens de gatos e outros pets, triplicaram, em indicações do facebook, instagrans e notícias em destaque, até mesmo as indicações de filmes, passaram a sugerir aqueles em que os bichanos marcavam presença. Coincidência? Não de acordo com o O Dilema das Redes, presente no catálogo da NETFLIX.
O documentário mostra através de relatos de funcionários e ex funcionários com cargos de destaque das grandes empresas do vale do Silício (Google Twitter Facebook, etc), o trabalho que é realizado para nos manter a maior parte do tempo conectados. Em contraponto apresentam dilemas éticos que buscam amenizar o lado negativo desta prisão virtual. Os relatos são intercalados com a dramatização de uma família tradicionalmente virtual que mostra as duras consequências que estas conexões causam nos relacionamentos presenciais. Além disso somos alertados dos perigos que as fake News podem causar em pequena ou larga escala.
Será que devemos acreditar em tudo o que é dito ali?
Assistam e nos envie seus comentários.
Ficha Técnica
Titulo Original - The Social Dilemma
Ano de Produção - 2020
Direção - Jeff Orlowski
Estreia - 26 de Janeiro de 2020 (Brasil)
Duração - 90 minuto
Classificação - 16 anos
Gênero - Documentário
Pais de Origem - EUA
Sinopse - Pessoas por trás do Google, Twitter, Facebook, Instagram e YouTube revelam como essas plataformas estão reprogramando a civilização, expondo o que está escondido no outro lado da tela.
Fonte Ficha Técnica e Sinopse:
0 comentários:
Postar um comentário