Um filme carregado de cenas que equilibram o peso da realidade humana e a poesia do fantástico real. Impossível não entender algo tão simples.
Críticas e sugestões estão abertas, pois não poderia falar sobre uma obra tão bela e importante sobre feminismo, por razões óbvias. Mas, como artista posso falar sobre a mediação que esta obra permite, a respeito do amadurecimento precoce de nossas crianças.
Miginonnes, expõe a realidade de milhares de crianças que dentro de sua inocência, repetem aquilo que vê como bom. Se voltarmos no tempo podemos encontrar na comparação com o filme Senhor das Moscas de Peter Brook (1963) e Harry Hook (1990), onde um grupo de alunos, desta vez meninos, reproduzem a crueldade a que possivelmente são expostos, quando deixados em meio a um ambiente selvagem, os mesmos elementos destas repetições do comportamento adulto.
Mas o filme de Maimouna Doucouré, nos traz muitas outras discussões, que vão da inocência do descobrir o próprio corpo, passam pelo descaso que temos quanto à educação, seja sexual ou normativa, insiste na importância de uma educação sexual anterior as transformações do corpo e chega ao principal dos tópicos na minha opinião, o olhar erotizado ou não do adulto, que brilhantemente o filme transfere aos que o assistem.
Exceto pela cena onde uma platéia julga com olhares inconformados a apresentação das meninas, não claro se estes olhares são pelo erotismo ou pela qualidade da apresentação, tudo o que se disser ser erótico no filme, vem da cabeça de quem vê. Uma criança da idade ali retratada, que venha assistir o filme, terá pensamentos semelhantes aos das personagens. Mas o filme, não é para esta faixa etária, tem recomendação 16 anos, talvez com informações que venham tarde demais para essa idade.
Mas já que a educação sexual é assunto para discussões acaloradas, e o tempo deste filme na plataforma NETFLIX está sobre ameaça, por conta de opiniões conservadoras de nosso governo, levanto aqui outro tema que pode ajudar na mediação desta obra, a lacuna causada pela falta de um direcionamento artístico/criativo na educação infantil. Como já falado anteriormente a criança repete o que vê, se inspira em seu repertório. Alimentar um repertório cheio de possibilidades, desde o início da educação, permitirá a criança ser mais crítica em suas escolhas futuras.
Ficha Técnica
Titulo Original - Miginonnes
Ano de Produção - 2019
Direção - Maimouna Doucouré
Estreia - 09 de Setembro de 2020 (Brasil)
Duração - 96 minuto
Classificação - 16 anos
Gênero - Drama
Pais de Origem - França
Sinopse - Amy tem 11 anos, e se junta a um grupo de dançarinos na escola, e rapidamente se conscientiza de sua florescente feminilidade - perturbando sua mãe e seus valores no processo.
Fonte Ficha Técnica e Sinopse: https://filmow.com/lindinhas-t275722/ficha-tecnica/
Trailer:
https://www.youtube.com/watch?v=UnpuqptL8eg
0 comentários:
Postar um comentário