E se você tivesse que em um dia fazer algo que nunca fez antes? Esse foi nosso desafio exatamente no mesmo dia em que planejamos chegar em Santiago de Compostela. Confira mais um dia de caminhada e se inscreva em nosso canal!
segunda-feira, 27 de julho de 2020
EU NUNCA... :: Caminho Português :: Dia 11 :: EP16
By Fernando Jácomo14:21caminho De Santiago De Compostela, entre A Cruz E A Concha, humanidades, Na Estrada, videos
Nenhum comentário:
E se você tivesse que em um dia fazer algo que nunca fez antes? Esse foi nosso desafio exatamente no mesmo dia em que planejamos chegar em Santiago de Compostela. Confira mais um dia de caminhada e se inscreva em nosso canal!
segunda-feira, 20 de julho de 2020
PARE DE RECLAMAR: MEDITE E CANTE! :: Caminho Português :: Dia 10 :: EP15
By Fernando Jácomo14:44caminho De Santiago De Compostela, entre A Cruz E A Concha, humanidades, Na Estrada, videos
Nenhum comentário:
Tem dias que só que o sabemos fazer é reclamar. Seja porque está chovendo, seja porque tem algo no seu caminho ou seja porque a comida não está boa. É um ciclo que se repete. Reclamar é bom, mas muitas vezes, a única solução é relaxar, afinal de contas não dá para parar a chuva que cai e Cantar e Meditar podem ajudar. Confira mais um dia no Caminho Português de Santiago de Compostela!
Link: https://youtu.be/4_BWixS46xk
ECCH 15 - Músicas deste episódio South Texas Cowboy Blues by texasradiofish (c) copyright 2015 Licensed under a Creative Commons Attribution Noncommercial (3.0) license. http://dig.ccmixter.org/files/texasradiofish/52030 Ft: unreal_dm, ElRon XChile
Transmutation by Kara Square (c) copyright 2017 Licensed under a Creative Commons Attribution (3.0) license. http://dig.ccmixter.org/files/mindmapthat/56527 Ft: Spinningmerkaba
Sister Midnight & The Barn Dance Gang by texasradiofish (c) copyright 2016 Licensed under a Creative Commons Attribution Noncommercial (3.0) license. http://dig.ccmixter.org/files/texasradiofish/53654 Ft: Calling Sister Midnight, reiswerk, ElRon XChile unreal_dm, Pat Chilla the Beat Gorilla, Country Style USA, Cowboy Hit Parade
segunda-feira, 13 de julho de 2020
A FREIRA EXPULSOU TODO MUNDO :: Caminho Português :: Dia 9 :: EP14
By Fernando Jácomo14:13caminho De Santiago De Compostela, entre A Cruz E A Concha, humanidades, Na Estrada, videos
Nenhum comentário:
Acordamos de manhã e seguimos com a rotina coletiva do albergue... silenciosamente começamos a nos arrumar, alguns ligam a lanterninha, outros usam a luz do celular... mas em alguns casos a própria hospitaleira, no caso a freira, chega acordando todo mundo e coloca todos para fora para caminhar. Não importa o cobertor quentinho, o dia chuvoso ou mesmo se o Oráculo disser que você precisaria de mais uma manhã de descanso... é hora de caminhar! Confira mais um dia de caminho até a cidade de Caldas de Reis.
Hillbilly Anarchy by Jeris (c) copyright 2012 Licensed under a Creative Commons Attribution Noncommercial (3.0) license. http://dig.ccmixter.org/files/VJ_Memes/38884 Ft: guitarmy, Admiral Bob (admiralbob77)
quinta-feira, 9 de julho de 2020
The Last of Us 2: Ame ou odeie essa é a crítica mais difícil de se fazer
Esse texto contém spoiler de The last of Us Partes 1 e Parte 2 – Para ler os spoilers selecione os textos marcados.
Vamos iniciar com números! Prometo que esses números serão legais. Na data de hoje:
- A Sony afirmou que já vendeu mais de 4 milhões de unidades de The Last of Us Parte 2 (link) - um sucesso!
- Ao acessar a lista de troféus na data de hoje, aproximadamente 42% das pessoas conquistaram o troféu “O que eu tive que fazer” relacionado a conclusão da história – cerca de 1,8 milhões de pessoas. Só para termos uma referência, esse é o mesmo percentual do game Red Dead Redemption 2 na PSN (game de 2018).
- Quase 2% já platinou o TLoU2 (800 mil pessoas – uma platina relativamente fácil onde o % tende a aumentar).
- Essa média indica que as pessoas estão dispostas a passar de 25 a 40 horas em um jogo pesado, em diversos aspectos.
Mas porque esse monte de estatísticas? - Quando olhamos o game no site agregador de notas, Metacritic temos um cenário um pouco diferente. No geral, a crítica do jogo tem sido boa - Metascore oficial tem 94 pontos (a mesma nota de God of War de 2018) - porém ao olharmos as notas dos usuários (ínfimos 5 pontos – de um total de 10 - com um desgosto 4,4 perdurando por semanas) e os comentários, percebemos que TLoU2 é um jogo divisor de águas... e de opiniões.
Mas antes de falar das divisões, vamos voltar à 2013, época em que o primeiro game TLoU saiu e o PS3 estava se aposentando. Este seria o último grande passo técnico que o console iria dar juntamente com games como GTAV, Assassins Creed Black Flag, Bioshock Infinite e o reboot de Tomb Raider (que ano!) Todos esses games foram considerados verdadeiras obras de arte não só pelas suas qualidades técnicas, mas também pela narrativa e profundidade de suas histórias e personagens.
A partir de então, o mundo foi complicando e criando uma espécie de militância bifurcada... (...) Games, filmes e produções como The Last of Us 2 acabam entrando em uma esfera diferente de análise.
Fora do mundo dos games, especificamente no Brasil, as primeiras manifestações “Não vai ter Copa” e “O Gigante Acordou” estavam pautando um pouco o que iríamos enfrentar nos próximos anos (manifestações iniciadas nas famosas Jornadas de Junho de 2013). Mas mesmo assim, o mundo estava menos dividido e era um mundo menos complexo.
A partir de então, o mundo foi complicando e criando uma espécie de militância bifurcada entre ideias mais abertas e ideias mais tradicionais. Isso ocorreu no mundo inteiro, desembocando nas eleições presidenciais que marcaram a ascensão de uma ala mais conservadora como EUA e Brasil. Games, filmes e produções como The Last of Us 2 acabam entrando em uma esfera diferente de análise.
A nudez nas artes, a liberdade da sexualidade, o orgulho LGBTQI+, o feminismo e o Black Lifes Matter se tornaram uma pauta polarizada apesar dos seus contextos históricos políticos. A religião, a família tradicional e o patriarcado foram preservados numa extremidade e chegamos em um ponto em que a pergunta "O que é arte?" foi muito explorada.
E assim chegamos à TLoU2, game que se pauta dos tabus sociais e tenta explorar facetas humanas diferentes. Se o game de 2013 foi considerado artístico pela sua profundidade e questionamentos da sociedade, o segundo chega de forma corajosa e aborda muitos temas polêmicos.
Algumas coisas fazem deste game, um game “pesado”, e essas mesmas coisas tornam o jogo complicado para agradar o grande público. Quando o primeiro jogo termina, o jogador é obrigado a engolir a seco a situação imposta pelo final. Não estávamos curados desse final aberto e logo de imediato no segundo game temos que lidar com um evento importante (SPOILER) a morte de Joel, a figura paterna de Ellie é assassinado pela personagem Abby de forma cruel (SPOILER) e quando percebemos que temos que lidar com essa nova situação, Ellie decide se aventurar, movida pelo ódio, no melhor estilo faroeste.
Assim iniciamos o game, mas como da primeira vez, ainda jogamos de forma maniqueísta - sabemos quem são os heróis e os vilões. Mas então o game pretende ir além mesmo que de forma gradativa: Inicialmente temos um gameplay com a misteriosa Abby no início do jogo e depois percebemos que os minions mortos têm nome. Perceba que quando você mata um soldado, outros soldados chamam pelo nome do falecido. É possível ouvir seu choro e engasgo. Então o jogo passa a mostrar uma dualidade sobre temas polêmicos que hoje dividem a sociedade. E aqui podemos colocar tudo: Feminismo, Sexualidade, Transfobia, LGBTQfobia, Fanatismo Religioso, Drogas e até Aborto. Tudo sem saber quem é certo ou errado.
(Muito Spoiler – Selecione o texto para ler)
Para aprofundar o questionamento, na metade do jogo, o game dá uma virada e tenta explorar a personagem Abby – o jogador passa a controla-la. A musculosa soldado então vai se mostrando complexa e longe de uma alma vilanesca pintada pela primeira metade do jogo. O seu grupo, WLF, é tão humano quanto o povoado de Jackson. Seu ímpeto e seu desejo por vingança passam a ser tão nobres quanto aos de Ellie e seu porte físico chamativo é uma alegoria de todas essas características.
O mais importante: durante a campanha de Abby, o seu inimigo não é Ellie – ela sequer se preocupa com Ellie, mostrando uma conotação e motivação egocêntrica da nossa querida Ellie. Abby tem problemas com outro grupo, os Seraphites e quando achamos que estamos diante de um grupo de vilões, caímos no mesmo erro e o grupo oponente acaba demonstrando sua humanidade na figura dos irmãos Lev e Yara.
Nesse ponto, o jogo passa a ser inaceitável para um grupo de jogadores. Ellie passa a ser tão vilã quanto Abby, porém Abby tem um ônus maior e uma necessidade de ligar os pontos no roteiro. Gostar ou não de Abby não é o problema: ela é complexa demais e matou Joel, o jogador pode não estar preparado para isso. Odia-la parece ser mais fácil, mas a complexidade aperta o peito novamente de forma muito pior que o final do primeiro TLoU.
(Fim do Spoiler)
A ala conservadora, fã do primeiro jogo e reflexo da polaridade em que vivemos tende a reclamar. É como se eles quisessem que o mundo de 2013 fosse o mesmo em 2020. Não é!
"...(...) É difícil criticar o espelho."
Esse problema extrapolou o mundo dos games quando, pouco antes do lançamento, a mesma ala conservadora reivindicou os vazamentos do roteiro e de detalhes importantes da trama (fonte). O objetivo do grupo era desestimular a venda do jogo. Não deu certo.
Por esse motivo, criticar The Last of Us 2 se torna delicado. Tecnicamente o jogo foi considerado longo demais e o replay ainda não é o forte do jogo. Além do mais, carece de um modo ou experiência online. Também não podemos ignorar os "crunches" da Naught Dog, uma cultura de "sangue, suor e pixels" que colocar desenvolvedores em situações extremas fazendo horas extras de forma quase desumana.
Porém o fator inclusivo de The Last of Us 2 tenta redimir esse problema do mundo real. São tantas opções de acessibilidade (para deficientes visuais, auditivos e até intelectuais) que validam a história contada na tela: estamos falando de diversidade. E o jogo tenta misturar essa ideia em várias camadas quebrando a quarta parede do conceito de integração.
Mesmo na pacífica cidade de Jackson, Ellie é vista de forma estranha pelo fato de ser lésbica. Essa dualidade acaba mostrando que nem todos somos santos, nem todos somos maus, nem todos somos corretos e coloca em xeque toda a polarização que o mundo enfrenta principalmente diante de uma pandemia – Se isso não é um retrato da nossa sociedade atual, não sei o que é.
Ame ou odeie, TLoU 2 é uma crítica maior sobre nós mesmos e sobre o momento em que vivemos: bifurcados e aceitando pouco o diferente. É difícil criticar o espelho.
Este é um game que consegue tirar seus jogadores do conforto da cadeira e discutir sobre as relações humanas. The Last of Us Parte 2 pode não ser melhor que o primeiro game, mas é o game que merecemos, especialmente em 2020.
segunda-feira, 6 de julho de 2020
CHOVE (MUITO) NO CAMINHO! :: Caminho Português :: Dia 8 :: EP13
By Fernando Jácomo15:29caminho De Santiago De Compostela, entre A Cruz E A Concha, humanidades, Na Estrada, videos
Nenhum comentário:
Ei você que não tem medo de chuva e você que não é de papel, ou muito menos feito de açúcar ou algo parecido com o mel, vem curtir mais um episódio nosso no meio da chuva no caminho! Pedindo apenas que caia devagar e que molhe esse povo de alegria! Para nunca mais chorar! Vem com a gente!
Músicas deste episódio Melancholia (Instrumental) by Aussens@iter (c) copyright 2016 Licensed under a Creative Commons Attribution Noncommercial (3.0) license. http://dig.ccmixter.org/files/tobias_weber/54333 Ft: Dimitri Artemenko (Stringfactory) The Test by Aussens@iter (c) copyright 2018 Licensed under a Creative Commons Attribution Noncommercial (3.0) license. http://dig.ccmixter.org/files/tobias_weber/57603 Ft: Panu Tracing My Steps by Aussens@iter (c) copyright 2018 Licensed under a Creative Commons Attribution (3.0) license. http://dig.ccmixter.org/files/tobias_weber/58253 Ft: Radioontheshelf
Veja também
-
Furfrou Via Pokémon Hub - Furfrou fez sua estreia no Pokémon GO! Algumas de suas diferentes formas estarão disponíveis em certas regiões do...
-
Os telespectadores já sabiam, mas até a última temporada os Lannisters não sabiam que Olena Tyrell havia envenenado o vinho de Joffrey du...