Aproveitando a onda de lançamentos durante a quarentena, a Netflix lança o filme Resgate.
Por Fernando Jácomo,
Filmes de ação tem voltado a ganhar força ultimamente e a Netflix, em meio a seus reality shows e seriados para adolescentes, não tinha conseguido gerar produções nos níveis de John Wick e Missão Impossivel. O motivo pode ser diverso como orçamento, plataforma ou mesmo interesse. Porém, recentemente, o serviço de streaming lançou Resgate (Extraction) estrelado por Chris Hemsworth (Thor) quebrando esse paradigma.
Na trama, o destemido mercenário Tyler Rake (Chris Hemsworth) enfrenta sua missão mais perigosa ao tentar resgatar o filho sequestrado de um chefe do crime internacional.
O filme - popularmente conhecido como o "Thor da Netflix" - é mais do que isso. Em sua primeira cena de ação em uma invasão em um apartamento, o diretor Sam Hargrave já nos dá uma ideia do que veremos nos próximos minutos do longa.
Hargrave é dublê e coordenou o processo de dublês dos filmes milionários dos Vingadores (Guerra Infinita e Ultimato) por isso é de se esperar muito do resultado final.
E a sequência da invasão não é o maior destaque de Resgate. Cenas depois, os personagens Tyler (Chris) e Ovi (Rudhraksh Jaiswal) são surpreendidos por uma perseguição filmada no estilo "one shot" (ou plano sequência) de 12 minutos.
A cena mostra uma câmera que acompanha os dublês e atores em perseguições de carros, explosões, becos, corredores, quedas de prédios e muita coreografia. É um trabalho minucioso que, segundo o diretor, foi uma saída para o baixo orçamento.
A tomada na verdade não é única, segundo o diretor foram cerca de 36 sequências com cerca de 20 a 25 tomadas (confira a entrevista dele em inglês aqui). Os desafios envolviam as condições do local (como animais que poderiam passar por ali), maquiagem (a tatuagem de Chris borrava em alguns momentos) e a coreografia, que exigiu muito sacrifício dos atores. (aqui fica também o mérito ao ator Randeep Hooda que interpreta Saju, tornando-se o antagonista de Tyler)
Assinado por um dos Irmãos Russo (também de Vingadores) o filme é baseado em um quadrinho chamado Ciudad que é escrito também pelos irmãos em parceria com o experiente Ande Parks.
No final, após os 12 minutos sem fôlego, o filme segue com diversas cenas especiais em uma fotografia privilegiada. Algumas clichês mas sem perder a necessidade de existirem ali.
Regate é uma ótima opção de filme de ação sem a necessidade de entrar em galhofas ou apelar para muito recurso didático. Muito mais do que "uma sequência de 12 minutos" ou um "Thor da Netflix", Resgate é um filme (ou franquia) que quebra paradigmas da plataforma e possibilita a entrada de filmes do gênero produzidos pela empresa. Muito recomendado!
0 comentários:
Postar um comentário