Por Fernando Jácomo,
E a quarentena segue firme e forte em vários lugares de mundo. Os perigos do novo COVID-19 têm causado insônia nas pessoas inclusive nos sistemas que fundamentam o Estado e o mercado. Mas o que parece ser obvio para muitas pessoas e muitas empresas, algumas ações podem não se traduzir de forma muito justa e a Niantic anda caminhando em um caminho certo.
Antes que me julguem pelo que vou falar agora da Niantic, saibam que sou muito fã de Pokémon Go, também ela não é a única nesse caminho e sei muito bem os esforços para se alterar uma tecnologia, mas isso não exclui a responsabilidade.
Apesar das Raids especiais e eventos da comunidade terem sido cancelados seguindo a recomendação a Organização Mundial de Saúde quanto ao isolamento horizontal e riscos de aglomerações, a Niantic tem tomado ações que não estão ajudando muito.
Inicialmente com os eventos psíquicos no final de Março, depois uma série de anúncios dos "gênios" lendários e hoje, para minha surpresa recebi o comunicado do "Novidades em Abril" (imagem ao lado). Sinceramente não me dei ao trabalho de ler.
Qual o problema? - Bem, não é o fato de não podermos jogar e aproveitar as oportunidades (aliás, isso um pouco), mas o risco de pessoas desavisadas (mal-intencionadas ou desencanadas) saírem às ruas, se aglomerarem, se arriscarem e se infectarem.
Não sei se preciso comentar os riscos do novo COVID-19, mas estamos em uma situação onde países estão com sistemas de saúde em colapso - no Equador, corpos estão abandonados na rua (se tiver estômago, há inúmeros vídeos fortes e tristes na internet) - não podemos mais nos tocar e nos abraçar. Para aqueles que tem o privilégio de se isolar, as pessoas estão enfrentando crises de ansiedade e se "virando nos trinta" para comprar comida, pagar contas e se preocupar com coisas realmente séries.
Enfim, concordando ou não com o isolamento, ele é uma realidade e uma determinação global.
Alternativas - Pokémon Go (da forma como está) pode esperar e a Niantic em sua ânsia de ganhar dinheiro, poderia tomar algumas atitudes como - não acredito que vou dizer isso - achar alternativas para o Fly (modo onde a pessoa simula localizações falsas via proxy para navegar no mapa sem sair de casa, algo condenável pela empresa).
Se esse for um problema, a empresa poderia melhorar o raio de abrangência para as pessoas jogarem de casa - afinal de contas, dar presentes e cancelar raids não é o suficiente quando novos pokémon lendários, shiny ou afins são lançados.
| Atualização: Na data de hoje 02/04, a Niantic aumentou o raio de abrangência de Pokéstops e Ginásios|
| Atualização 2: Na última semana, a Niantic aumentou as experiências offline, refutando a preocupação de alguns pontos desse texto. Foram cerca de 2 meses para a empresa implementar as funções de RAID e melhorar a potência dos incensos. Ainda falta muito para uma experiência offlines (pokéstops por exemplo ainda são um problema e exige-se gastar moedas (mesmo que apenas uma moeda ) para adquirir alguns itens especiais |
Diversas empresas, em meio a crise decorrente da quarentena e da pandemia, têm pensado em alternativas para seus produtos, bora por a caixola para funcionar, Niantic?