Por Fernando Jácomo,
Vamos deixar claro que quando utilizamos o termo "iniciantes" aqui, não necessariamente se aplica exclusivamente à iniciantes, mas no geral, conforme as caminhadas vão passando e as experiências vão sendo trocadas entre os hikers, os mais experientes tendem a ficar mais calejados (literalmente) das caminhadas, porém não estão livres dos problemas. (confiram algumas fontes no final do artigo)
Vamos deixar claro que quando utilizamos o termo "iniciantes" aqui, não necessariamente se aplica exclusivamente à iniciantes, mas no geral, conforme as caminhadas vão passando e as experiências vão sendo trocadas entre os hikers, os mais experientes tendem a ficar mais calejados (literalmente) das caminhadas, porém não estão livres dos problemas. (confiram algumas fontes no final do artigo)
Temos conhecimento de causa. Se você ler nosso diário das Desventuras Entre a Cruz e Concha, verá muitos dos erros abaixo cometidos. Mas faz parte! E nosso papel é ajudar.
Antes de começar - uma premissa para todos que vão caminhar: respeite seu corpo! Isso é básico! Pedir ajuda, observar as condições do seu corpo, o clima e principalmente os seus limites, são fundamentais. Não hesite em pedir ajuda, falar com os locais (mesmo que seja no Brasil) e saiba que as vezes será melhor parar.
Importante - vamos considerar apenas trilhas que não demandam armar acampamento, sendo assim, nesse cenário considere trilhas que diariamente terminam em uma cidade ou pousada. Vamos lá!
1- Colocar muita coisa na mochila
Trilhas entre cidades já poupa os hikers de ter que levar barracas, panelas e comida para cozinhar. Porém mesmo assim podemos cometer excessos. Isso porque queremos levar muita roupa, muito equipamento, uma bota extra, fotos de família, livros, diário e bum! Sua mochila vai ferrar com suas costas. O ideal é levar o básico e utilizar ao máximo as lavadoras e secadoras disponíveis nas paradas.
Fique ligado: Aproveitando que vivemos no século XXI, caso você tenha levado coisa demais, utilize o serviço dos Correios de alguma cidade para enviar o equipamento para o destino final.
2- Botas inapropriadas
Os pés serão as ferramentas mais importantes nessa caminhada. Ter botas muito apertadas ou muito grandes podem trazer sérios problemas aos seus dedos, tornozelos, pele ou tendões. Casos frequentes estão entre bolhas, calos e perda de unhas, porém é possível evitar (ou minimizar os efeitos) com algumas dicas como trocar meias após alguns quilômetros, amarrar os sapatos adequadamente (de acordo com as dores que costuma sentir) e não utilizar botas recém compradas ajudam.
3- Se apressar demais e/ou caminhar quilômetros demais diariamente
Ao começar a caminhada logo nos colocamos no ritmo de marcha. O dia não termina enquanto a caminhada não for finalizada. E sempre queremos fazer mais km cada vez que o dia amanhece, como uma espécie de competição. Pare! Nessa vibe acabamos andando demais, desgastando o corpo e o pior: podendo fazer com que não aprecie a paisagem.
Fique ligado: Respeite seu corpo! Saiba dizer não para o impulso de caminhar demais
4 - Errar na dose da alimentação (e da água)
Comer é a melhor parte. O corpo cansado clama por muita comida. Na Espanha, no Caminho de Santiago, me esbaldava com o menu do peregrino e do vinho, mas em um dos dias acabei passando mal por comer muito mexilhão! Alimentar-se bem significa comer frequentemente em poucas quantidades e principalmente beber muita água - mesmo que o tempo esteja frio! Nada de exagerar na comida, mesmo com a fome de leão, comer demais pode atrapalhar a caminhada. Água sempre será bem-vinda.
Fique Ligado: Durante a trilha você poderá não encontrar água potável, por isso leve soluções que limpam a água. Existem pequenas cápsulas efervescentes que quebram o galho. Elas não vão ajudar com águas muito sujas e lamacentas (existem outros produtos para isso) mas quebram o galho no caso de uma água de mina.
5 - Planejar demais - Curta o momento!
Eu sei, eu sei, férias são limitadas - a não ser que você esteja em um momento sabático. Por isso o ideal é planejar os dias médios de caminhada e reservar mais alguns outros para caso você tenha alguns problemas ou necessita ir mais devagar. Ficar preso à uma programação poderá trazer muito stress e ansiedade caso você não consiga atingir aquela etapa. Metas são boas, mas não alcança-las faz parte, como muita coisa na vida.
Fique Ligado: Planejar dia após dia, o que fazer, onde ir, onde comer... funciona bem em viagens comuns. Na trilha, tudo pode acontecer. Se algum imprevisto ocorrer, não se acanhe em pegar um taxi ou uma carona. Insistir pode ser um erro fatal.
E ai, as dicas ajudam? Quais outras dicas vocês têm?
Saiba Mais - Fonte das Dicas
Entre a Cruz, a Concha e a Espada é a segunda temporada de uma produção independente que acompanha dois peregrinos na rota francesa do Caminho de Santiago. Iniciada na cidade de Burgos até Santiago de Compostela, Fernando Jácomo e Leandro Cotrim têm a missão de cumprir tarefas de reflexão diariamente e percorrer uma distância que os testará psicologicamente, espiritualmente e fisicamente. Publicado semanalmente (todo domingo) durante o ano de 2018 no Canal Perdi Meus Óculos: Na Estrada. Confira alguns vídeos:
União e Milagre no Cebreiro
Cantando cegamente em Astorga
Saímos de San Martín Del Camino e fomos até a cidade de Astorga onde aproveitamos para realizar dois desafios. Confira no vídeo de hoje. Aproveitem para se inscreverem no canal.
Solidão em Hontanas
Chegou a hora de começarmos o Caminho de Santiago de Compostela... sozinhos! Confira o nosso primeiro dia e o nosso primeiro desafio.
Janelas Urbanas
Explorar as cidades e entender o que habita em cada canto e detalhe é a proposta da temporada 2019 do Perdi Meus Óculos - Na Estrada. Durante todo o ano, vamos mostrar um pouco de algumas cidades do Brasil e Mundo e entender o que ela tem a nos oferecer. A cidade que nos une é a mesma que nos separa e resta saber o que faz ser assim. Assista semanalmente.
Frozen Penguin
Corre senão o bicho te pega! Nesse caso não teve escapatória, e fomos fazer uma corrida a -7º celsius em Nova Iorque. Confira nossa aventura na charmosa prova Frozen Penguin que ocorre no Riverside Park em Manhattan, Nova Iorque. Confira como é correr essa incrível prova de corrida de 10k.
Entre o Meme e o Moma
E chegou a hora de visitarmos o incrível museu do Moma (Museu de Arte moderna de Nova Iorque). O local conta com diversas artes famosas e artistas renomados. O local também recebeu a artista performática Marina Abramovic onde contamos um pouco do que ela fez. Porém antes de chegarmos ao museu quentinho, aproveitamos para fazer algumas piadas com a friaca de -9 graus de Nova Iorque, rendendo bons memes. Confira!
0 comentários:
Postar um comentário