Juro que estou tentando não fazer isso, mas está difícil!
Por Fernando Jácomo,
Em meados de 2018 decidi fazer meu turno matutino de sábado pelas lojas geek/nerds na região da Paulista. Não estava muito atrasado com minhas compras de quadrinhos e segui com minha listinha (com a maioria de itens da Marvel) em mãos até a Comix Book Shop (na região da Consolação).
Para minha surpresa, os números que estava aguardando não haviam chegado na loja. Segundo o dono da loja, os números que eu estava comprando saíram de estoque pois foram vendidos em algum evento na mesma época.
Fiquei triste e não adquiri os próximos números disponíveis ali (cerca de uma a duas numerações a frente). Como poderia continuar uma leitura (de quase 20 anos) e perder aquele ponto da história? Como fica meu TOC? Como fica o fio da meada da história? Eu imagino uma parte e leio o resto? Será que deveria ter assinado? E o prazer de ir nas lojas?
Tentei pela internet e as HQs não estavam mais disponíveis - da última vez que isso havia acontecido, havia encontrado uma numeração perdida no Mercado Livre por R$ 25,00....
Não sou um colecionador extremista, mas acho um desaforo uma saída dessas. E assim fiquei por meses... até que, ao voltar na loja descobri que o mesmo problema havia acontecido de novo. Já seria dois números perdidos na coleção!
"A resposta deles (panini) era que não tinham previsão e não havia absolutamente nada que pudesse ser feito"
A posição da empresa - Dois anos se passaram e eu estava agora bem desatualizado com meus quadrinhos. Recorri à Panini perguntando se eles iriam relançar os números (seja em encadernado ou relançamento) ou se havia alguma plataforma Legal (no sentido de Lei) para ler os quadrinhos perdidos. Mandei as numerações e os questionei. A resposta deles era que não tinham previsão e não havia absolutamente nada que pudesse ser feito. Disseram que infelizmente alguns números ficavam raro e assim era o comportamento do mercado.
E-mail enviado para a Panini com alguns dos números perdidos - A resposta veio um dia depois (omitido na matéria para não expor os funcionários) |
Recorri à Comix que também não tinha como me ajudar (nisso sou totalmente solidário com eles). Em seguida recorri aos Sebos da cidade de São Paulo e infelizmente não havia nada diferente do que HQs velhas, surradas e com números picotados.
Fora da Panini - O mercado mais informal raramente vende os números que precisava e quando encontrava, algumas HQs custavam os olhos da cara ou as vendas pareciam suspeitas de erro. Encontrei parte dos números faltantes em lojas como Submarino, Saraiva e Amazon, mas foram poucas coisas. Até tentei procurar em múltiplos sites ou mesmo ir um número de cada vez... É um trabalho que demanda tempo e para alguns casos, tenho resultados poucos satisfatórios.
"Imagina gastar 50 reais por história/mês (HQ importada). Isso me demandaria pelo menos 500,00 por mês. Fora de cogitação... "
Até o fechamento dessa postagem, havia apenas uma venda de Bleach 44 em uma única loja parceira no site da Saraiva. A primeira depois de anos! Achei suspeiro. |
Legalmente online - Havia então a possibilidade de ler quadrinhos em inglês (online ou comprando), porém com o dólar a R$4,00, fica ruim pagar pela importação somente para ler uma única história (na Panini o mix contém de 3 a 4 histórias). Importar todos os meses seria insanamente caro. Por isso fui ver o que me reservava: apenas a plataforma americana Marvel Insider. E o pior, com preços similares ao físico (variando de 16 reais até 50 reais) - fonte
O fato do produto ser em inglês não é problema, o problema é o preço de cada HQ: Imagina gastar 50 reais por história/mês somente nesse canal? Isso me demandaria pelo menos 500,00 por mês. Fora de cogitação...
Poderia fazer um mix (ler online uma parte e comprar os números disponíveis), mas de novo, é um desaforo e desrespeito para o público brasileiro, é bem chato - anda mais para um colecionador sem muita grana...
Poderia fazer um mix (ler online uma parte e comprar os números disponíveis), mas de novo, é um desaforo e desrespeito para o público brasileiro, é bem chato - anda mais para um colecionador sem muita grana...
"Também não é tão fácil assim (ler na internet sem pagar). Nem todos publicam as páginas da Panini pelo simples fato de ser ilegal."
A mentira do quadrinho raro e milionário - Existe uma mentalidade de que quadrinhos raros são sinais bons, porém isso é uma mentira! Essa é a velha filosofia daqueles que sabem que edições como o primeiro Superman e Spiderman garantem vendas milionárias. Isso é muito anos 60! Quadrinhos é um business e como business precisa estar disponível para todos lerem, seja virtualmente ou fisicamente. O modelo online é uma melhor saída para reduzir custos e potencializar receita, porém entendo que a Panini esteja em defasagem nesse aspecto. Se alguém ler Philip Kotler - pai do Marketing - verá que estamos infringindo regras básicas de Praça e Promoção.
Até o fechamento dessa postagem, O Velho Logan 24 estava indisponível |
A pirataria é a única possibilidade? - O que me restou então? Me restou ler online ilegalmente sem dar um dinheiro para a Marvel ou Panini. E pasmem! Também não é tão fácil assim. Nem todos publicam as páginas da Panini pelo simples fato de ser ilegal. Algumas páginas de internet enganam bem e suspeito que alguns estejam carregados de vírus.
O acesso à informação precisa ser democratizado e acompanhar seu público... não me acompanhou.
Quem sai perdendo é a própria Panini e os varejistas - como a Comix. Não sei se a empresa se sustentará apenas com a venda de figurinhas da Copa ou com os quadrinhos da Mônica, mas o que sei é que hoje, em plena era da Informação e da Revolução Tecnológica, a Panini me obriga a obter produtos piratas. :(
Mas muitas pessoas perdem, por isso ainda sigo sem essa opção e estou pesquisando. Espero que uma luz no fim do túnel apareça e a Panini ou a Comix possam criar uma plataforma de leitura de HQs online para pelo menos lermos... não tem o cheiro e textura do papel e nem mesmo fica bonito na coleção, mas é algo...
Semana passada decidi dar uma olhada na banca e vi que a Panini mudou todo o formato e identidade visual das HQs americanas. A capa é linda e o papel no geral é muito bom com histórias cada vez melhor desenhadas. Caramba, como gostaria de ter todos os números (e os perdidos)!
Confira nossos canais!
Janelas Urbanas
Explorar as cidades e entender o que habita em cada canto e detalhe é a proposta da temporada 2019 do Perdi Meus Óculos - Na Estrada. Durante todo o ano, vamos mostrar um pouco de algumas cidades do Brasil e Mundo e entender o que ela tem a nos oferecer. A cidade que nos une é a mesma que nos separa e resta saber o que faz ser assim. Assista semanalmente.
Frozen Penguin
Corre senão o bicho te pega! Nesse caso não teve escapatória, e fomos fazer uma corrida a -7º celsius em Nova Iorque. Confira nossa aventura na charmosa prova Frozen Penguin que ocorre no Riverside Park em Manhattan, Nova Iorque. Confira como é correr essa incrível prova de corrida de 10k.
Entre o Meme e o Moma
E chegou a hora de visitarmos o incrível museu do Moma (Museu de Arte moderna de Nova Iorque). O local conta com diversas artes famosas e artistas renomados. O local também recebeu a artista performática Marina Abramovic onde contamos um pouco do que ela fez. Porém antes de chegarmos ao museu quentinho, aproveitamos para fazer algumas piadas com a friaca de -9 graus de Nova Iorque, rendendo bons memes. Confira!
Papo Play
Game, quadrinhos, cinema, teatro e tudo o que a Cultura Pop tem a nos oferecer. Sem papas na língua e sem tabu, vamos embarcar na diversão. Acompanhe mensalmente em nosso canal exclusivo do Papo Play.
E chegou mais um dia de experimentarmos outras guloseimas. Dessa vez experimentamos o Lucio'Ohs, o sucrilhos do Lúcio de Overwatch. Vamos avaliar e ver se o cereal matinal do brasileiro é gostoso! Confira mais um Papo Play!
Hoje no cardápio do Papo Play tem dois apetitosos doces de astronauta: sanduíche de sorvete e sorvete napolitano. Todos feitos para os astronautas se alimentarem em suas missões da NASA. A questão é.. será que é bom?
Caçando o Kirin :: Monster Hunter World :: Gameplay
Hora de realizar a caçada ao temível Kirin, o pangaré de raio de Monster Hunter World. Nesse gameplay, Leandro Cotrim e Fernando Jácomo munidos de arco e flecha e lâminas duplas (respectivamente) se unem para caçar o Carpeado Elétrico que possui ataques elétricos que podem causar morte instantânea. Assista mais um gameplay do Papo Play do Perdi Meus Óculos
A Espada Galática :: Stardew Valley :: Gameplay
E chegou a hora de obtermos a espada galática em Stardew Valley! Confira mais essa aventura!
Desdobrador de Mentes :: Gameplay de Destiny 2 :: Parte 2
Depois de ficarmos um tempo de férias (e o computador queimar, o Jacomo pifar e carro do Leandro dar um problema) conseguimos tirar mais um gameplay do forno. Dessa vez voltamos com Destiny 2 onde vamos enfrentar o Desdobrador de Mentes! Confira
A Motoqueira e os Noobs :: Destiny 2 - Renegados Parte 1
Chegou a hora de enfrentar os barões de Destiny 2. E logo de cara vamos encarar a motoqueira. Mas como tudo na nossa vida, as coisas não podiam ser normais. Confira esse gameplay de Destiny 2: Renegados.
Entre a Cruz, a Concha e a Espada é a segunda temporada de uma produção independente que acompanha dois peregrinos na rota francesa do Caminho de Santiago. Iniciada na cidade de Burgos até Santiago de Compostela, Fernando Jácomo e Leandro Cotrim têm a missão de cumprir tarefas de reflexão diariamente e percorrer uma distância que os testará psicologicamente, espiritualmente e fisicamente. Publicado semanalmente (todo domingo) durante o ano de 2018 no Canal Perdi Meus Óculos: Na Estrada. Confira alguns vídeos:
União e Milagre no Cebreiro
Cantando cegamente em Astorga
Saímos de San Martín Del Camino e fomos até a cidade de Astorga onde aproveitamos para realizar dois desafios. Confira no vídeo de hoje. Aproveitem para se inscreverem no canal.
Solidão em Hontanas
Chegou a hora de começarmos o Caminho de Santiago de Compostela... sozinhos! Confira o nosso primeiro dia e o nosso primeiro desafio.
OUTROS VÍDEOS - NA ESTRADA
O Brasil e o Mundo nas lentes de dois nerds
Na Fronteira com o Paquistão :: Wagah Border Ceremony
Sim! Chegamos na fronteira da Índia com o Paquistão, em Wagah, próximo à cidade de Amritsar. O local conta com uma cerimônia diária onde os soldados de ambas as fronteiras se confrontam e se cumprimentam em sinal de respeito as duas nações. Confiram, curtam e se inscrevam no canal! Namaskar!
Amsterdã - A cidade do Pecado
Hora de explorarmos os canais de Amsterdã e descobrir que a cidade é muito mais do que a capital do sexo. Conheça a incrível cidade de Amsterdã.
"Bebendo" uma Pizza em Cancun
O episódio do Na Estrada de hoje sai mais cedo e dessa vez a gente tirou férias... das férias! Hora de ficar na beira da piscina, andar na areia da praia, ouvir um Tchakabum e BEBER uma deliciosa pizza. Sim, Beber! Pelo menos era o que o Leandro estava bebendo!
0 comentários:
Postar um comentário