Esqueceram de mim é muito mais do que um filme de Natal, mas um filme que mostra como crescer em situações adversas pode ser difícil.
Por Fernando Jácomo,
Por Fernando Jácomo,
Feriado prolongado de Natal é algo que todos sabemos bem como é. As famílias se reunem, trocam presentes e comem bastante. Existem aquelas que gostam de viajar e aproveitar o feriadão para curtir uma praia ou mesmo o ar puro do interior.
Tal qual 2018, em 1990 a população do planeta Terra que celebra o Natal teria uma ponte de feriado igual. Com o dia 25/12 caindo em uma terça, todos poderiam celebrar a noite de Natal a partir da Sexta-Feira dia 21. Nesse mesmo dia, estreava nos cinemas o filme "Esqueceram de mim", que não somente eternizaria Macaulay Culkin no papel de Kevin McCallister com traria uma fábula de Natal digna a embalar as "Sessões da Tarde" de todos.
Em 1990, Kevin, com seus 10 anos de idade, morava com sua família em Chicago. Uma cidade que nesse período fica embaixo de neve. Torcedor do Chicago Bulls, Kevin tem medo do sistema de aquecimento da casa no porão, ao lado da máquina de lavar. Toda vez que descia ali, precisava encarar a fornalha, que se esquentava, batia os "dentes" com fúria e gritava: "Kevin, Kevin!".
Em uma confusão sem tamanho, Kevin é esquecido dormindo em casa. Sua família, planejara uma viagem para Paris e em meio ao caos dos aeroportos da época, desorganização familiares e "muita confusão" esqueceu-se do menino. Horas depois, Kevin se vê desperto e sozinho. A priori vem a empolgação: ele estava de saco cheio de sua família enchendo o saco e controlando-o. Ao perceber o real problema de sua situação, ele imediatamente procura por refúgio embaixo da cama. O controle que tanto reclamara, era a sua proteção contra a solidão e contra o mundo. Somente horas depois percebe que precisaria sair daquela situação para sobreviver.
O primeiro evento freudiano ocorre quando o menino precisa "matar" o próprio irmão, escalando uma prateleira para alcançar uma caixa com dinheiro. Ali, o ambiente era hostil, vigiado por uma caranguejeira em um aquário e cercado de imposições feitas à ele pelo irmão mais velho. Como em um ato libertador, a prateleira se quebra. Repare num pequeno detalhe: o aracnídeo também escapa e, sem representar ameaças ao protagonista, se livra de seu principal controle passando a vagar pela casa e agindo por instinto.
"Papai Noel não leva presentes no cemitério"
Mas Kevin ainda teria surpresas. Quando efetivamente decide sair de casa gritando: "Eu não tenho medo!" - percebe que tem problemas mal resolvidos com estranhos. O choque é tamanho que faz Kevin roubar uma escova de dentes e fugir da polícia por ter cruzado o caminho com um estranho. O garoto lamúria: "Eu sou um ladrão". Talvez essa tenha sido sua primeira decepção pessoal na vida.
Porém até então, os problemas de Kevin eram etéreos e triviais. Qual o problema de ficar sozinho em casa? Qual o risco? Por isso entram em cena os bandidos interpretados por Joe Pesci e Daniel Stern. Não se engane pela caricatura: os ladrões são adultos e têm requintes psicopáticos em pequenas frases - "Papai Noel não leva presentes no cemitério"
Aos poucos a ameaça se torna real e Kevin percebe que é seguido e que há uma ameaça contra sua vida. O perigo era tão palpável que nem a fornalha o assusta mais: "Cale a Boca!"
Eles (os bandidos) ameaçam Kevin com possibilidades que não cabem em um mundo infantil: a morte.O descaso policial no final do primeiro ato, o frio, o isolamento e a ameaça fariam qualquer um de nós fugir. Mas Kevin fez o oposto: decidiu lutar - "Essa é minha casa!"
Esqueceram de Mim é muito mais do que um filme de Natal ou comédia. É uma ode ao amadurecimento. Enquanto os ladrões notam seus planos serem frustrados a cada tentativa, eles ameaçam Kevin com possibilidades que não cabem em um mundo infantil: a morte.
A magia do Natal e caricaturas maquiam uma cruel lição sobre o amadurecimento: não havia possibilidade de erros. Kevin precisou passar por obstáculos intensos incluindo o próprio preconceito e achar medidas que pudesse sobreviver uma noite.
(...) a noite de Natal de Kevin é um reflexo da vida do ator (Culkin), em escalas diferentes
Recentemente o ator refez algumas cenas do filme. Com seus 38 anos de idade, Culkin teve uma vida complicada: fama, fracasso, drogas e (um questionável) rock'n roll, o artista passou por situações bem controversas. Revê-lo repetindo os feitos, mostra o quanto a noite de Natal de Kevin é um reflexo da vida do ator, em escalas diferentes.
Culkin está longe de ser um exemplo de sucesso ou qualidade artística, mas Kevin também não saiu a salvo da sua primeira noite mesmo no aconchego da mãe. Todos nós sabemos que nenhum adulto está a salvo dos riscos da vida e ele tinha dado o primeiro passo para se tornar um.
Não sei se amadurecemos tanto, mas a gente tenta. Confira nossos canais!
Confira os nossos últimos vídeos e inscreva-se
PAPO PLAY
Cultura Pop, Gameplays, Eventos e Atualidades
Unboxing de Street Fighter 2... com cerveja
Hora de degustar uma cerveja enquanto fazemos o unboxing da edição limitada de Street Fighter 2 para Super Nintendo. A Capcom e a Dama Bier não patrocinaram a gente .... mas aceitamos o patrocínio.
Hora de degustar uma cerveja enquanto fazemos o unboxing da edição limitada de Street Fighter 2 para Super Nintendo. A Capcom e a Dama Bier não patrocinaram a gente .... mas aceitamos o patrocínio.
TRÊS prólogos ruins em bons games
Por sorte, os games dessa lista são muito bons.
Nomes brasileiros para Personagens em Overwatch
Quando você descobre que Brigitte se pronuncia como "Briguiti" ou "Briguita" você percebe que é necessário dar nomes brasileiros aos personagens de Overwatch. Confira a nossa lista de nomes e nos responda: com quais nomes brasileiros você costuma chamar seus heróis em Overwatch?
#Gameplays - Esconde Esconde em Overwatch - Papo Play Retrô
O ano ainda é 2017. Symmetra tinha seu TP, Mercy ainda era God e Torb tinha um núcleo fundido diferente. Porém as jogatinas com a galera nunca mudaram. Confira o Papo Play retrô de #Overwatch.
Por sorte, os games dessa lista são muito bons.
Nomes brasileiros para Personagens em Overwatch
Quando você descobre que Brigitte se pronuncia como "Briguiti" ou "Briguita" você percebe que é necessário dar nomes brasileiros aos personagens de Overwatch. Confira a nossa lista de nomes e nos responda: com quais nomes brasileiros você costuma chamar seus heróis em Overwatch?
#Gameplays - Esconde Esconde em Overwatch - Papo Play Retrô
O ano ainda é 2017. Symmetra tinha seu TP, Mercy ainda era God e Torb tinha um núcleo fundido diferente. Porém as jogatinas com a galera nunca mudaram. Confira o Papo Play retrô de #Overwatch.
#Gameplays - No Man's Sky (parte 3) - O mercado negro de Pedras
Depois de um tempinho, chegou a hora de mais um gameplay dede No Man's Sky. Agora o negócio é achar grana para poder viajar pelo espaço e a melhor forma foi vendendo pedra.
NA ESTRADA
Viagem e Inspiração. Redescobrindo o Brasil e o Mundo através lentes de dois nerds aventureiros.E chegamos no Final da Segunda Temporada do Perdi Meus Óculos: Na Estrada. Depois de explorarmos o Caminho de Santiago espanhol e todos os seus aprendizados, chegou a hora de darmos um último conselho para quem for fazer o caminho.
As Cartas de Santiago
Durante toda essa temporada, cada dia de nossa caminha foi acompanhada com a abertura de uma carta dos desafios de Santiago. Conheça um pouco sobre elas.Histórias por trás das câmeras
Coisas que você não viu
O Bom Peregrino vs o Mau Peregrino
Depois de andarmos por dias no caminho, percebemos alguns comportamentos nos demais peregrinos. Confira eles aqui. #Espanha #CaminhoDeSantiago
Por que cantamos tanto no Caminho?
Será que existe um motivo para os peregrinos soltarem a voz e cantar? Assista em mais um capítulo nosso do balanço do caminho.
QUATRO coisas que nos incomodaram no Caminho de Santiago
Chegou a hora de fazermos o tradicional balanço de viagem analisando alguns pontos do Caminho de Santiago. Hoje vamos falar QUATRO coisas que nos incomodaram durante todo o caminho.
Sobre os Canais
Fernando Jácomo e Leandro Cotrim embarcam em aventuras no mundo real e virtual: esse é o mundo nas lentes dos nerds!
Papo Play do Perdi Meus Óculos - O Papo Play é uma proposta onde falamos sem papas na língua sobre Cultura Pop. O objetivo é mais do que entreter, mas mostrar formas onde a galera pode se divertir com os temas. Desde eventos até jogatinas online, bebemos, discutimos e falamos sobre diversos produtos da cultura Pop.
Perdi Meus Óculos Na Estrada - Publicado semanalmente (todo domingo) durante o ano de 2018 no canal Perdi Meus Óculos: Na Estrada, a série Entre a Cruz, a Concha e a Espada é a segunda temporada de uma produção independente que acompanha dois peregrinos na rota francesa do Caminho de Santiago. Iniciada na cidade de Burgos até Santiago de Compostela, Fernando Jácomo e Leandro Cotrim têm a missão de cumprir tarefas de reflexão diariamente e percorrer uma distância que os testará psicologicamente, espiritualmente e fisicamente.
0 comentários:
Postar um comentário