Em nossa Newsletter mensal sobre o caminho, recebemos o relato de Selma Kovalski, que fez o Caminho de Santiago. Ela conta que quando decidiu fazer, recebeu uma série de questionamentos de pessoas próximas antes de iniciar. Confira:
"Após muitos anos em que eu apenas pensava “ah como eu gostaria de um dia fazer o caminho de Santiago de Compostela”, eu finalmente passei do sonho para a realidade e comecei realmente a planejar minha viagem...lendo muito sobre o caminho, correndo menos e intensificando mais as caminhadas...guardando um pouquinho de dinheiro todo mês..conversando com pessoas que já foram e até mesmo participando de um workshop para peregrinos, muito, muito legal e que me deixou ainda com mais vontade de ir.
O workshop surgiu meio que de repente...eu li um livro sobre o caminho, chamado “Minha vida em 30 dias” e gostei tanto que resolvi escrever para o autor e elogiar, pois a leitura foi muito motivadora. E sem esperar, veio a resposta do Daniel Agrela (autor), dizendo que fazia workshops sobre o caminho e me convidando para participar. E eu fui...e gostei tanto que fiquei ainda mais empolgada para ir a Compostela.
Depois vieram os questionamentos de todos...família, filhos, amigos, conhecidos....mas como?? Estás louca? Vai sozinha, andar mais de 800 quilômetros num país estranho...para que isso?? e se te acontece alguma coisa?? O que vai fazer?? O que te leva a fazer isso?? É promessa?? Você nem é tão religiosa....e embora se trate de uma peregrinação, este caminho não tem a ver com religião...é muito mais profundo que isso...
Pois bem...esta resposta ainda não tenho, talvez nunca venha a ter, mas tenho em mim apenas a certeza de que devo ir. Devo seguir meus instintos, devo me aventurar, devo me abrir para novas experiências, devo ousar...devo viver este caminho. Acreditem, esta pergunta estará sempre presente em meu coração...porque estou fazendo o caminho de Santiago de Compostela??...porque sim, porque preciso fazer.
E será fácil?? Não, eu já sei de antemão que a jornada será dura, que não estou saindo em férias para ficar de “pernas para o ar”, não estou indo em busca de hotéis 5 estrelas, nem das facilidades que temos ao nosso alcance em nosso dia a dia. Serão 819 km em trinta dias de caminhada, começando numa pequena cidade ao sul da França, chamada Saint Jean Pied Port. Lá já começo com um baita desafio, numa subida de 27km, aos montes Pirineus, a 1.430 metros acima do nível do mar....e chegando ao topo, estarei cruzando a fronteira com a Espanha. Confesso, um misto de medo e ansiedade toma conta de mim, mas ao mesmo tempo, a emoção é tanta que tudo isto é facilmente superado.
Voltando ao caminho.... as coisas que espero encontrar não são palpáveis, não são materiais...até mesmo porque será um exercício de desapego muito grande, viver por 30 dias apenas com aquilo que eu puder carregar dentro de minha mochila. Enfrentarei desafios diários de sair de um lugar e chegar em outro desconhecido, de me perder e de me achar, de conhecer outras pessoas, outras culturas, outras experiências de vida...
Outro questionamento... porque fazer agora, em período de férias, porque não aguardar 2 anos até aposentar? Confesso que seria muito mais cômodo para mim pois caso desejasse, poderia “perder” alguns dias em algum local caso estivesse cansada demais para caminhar...porém, a medida que o tempo passa, não tenho mais tanta certeza de “quanto” o meu joelho, que já tem problemas há alguns anos, irá aguentar...então, meu orto falou, se você quer mesmo ir, este é o momento...
E mesmo assim, nem todos irão entender o meu caminho, a minha jornada, e isto é saudável...cada um tem o direito de fazer as suas próprias escolhas, viver do jeito que melhor puder e viver tudo aquilo que tem direito.
Então desejem-me boa sorte , BUEN CAMINO, e que São Thiago guie os meus passos."
Esse foi o relato de Selma que foi, voltou e afirma que sua cabeça passa por lá todos os dias. Aprendizados foram grandes e amizades feitas pela vida inteira.
NA ESTRADA
Publicado semanalmente (todo domingo) durante o ano de 2018 no canal Perdi Meus Óculos: Na Estrada, a série Entre a Cruz, a Concha e a Espada é a segunda temporada de uma produção independente que acompanha dois peregrinos na rota francesa do Caminho de Santiago. Iniciada na cidade de Burgos até Santiago de Compostela, Fernando Jácomo e Leandro Cotrim têm a missão de cumprir tarefas de reflexão diariamente e percorrer uma distância que os testará psicologicamente, espiritualmente e fisicamente. Confira alguns vídeos:
Publicado semanalmente (todo domingo) durante o ano de 2018 no canal Perdi Meus Óculos: Na Estrada, a série Entre a Cruz, a Concha e a Espada é a segunda temporada de uma produção independente que acompanha dois peregrinos na rota francesa do Caminho de Santiago. Iniciada na cidade de Burgos até Santiago de Compostela, Fernando Jácomo e Leandro Cotrim têm a missão de cumprir tarefas de reflexão diariamente e percorrer uma distância que os testará psicologicamente, espiritualmente e fisicamente. Confira alguns vídeos:
Antes de Santiago
Como fica nossa cabeça antes de Santiago? Quem somos nós diante de dessa longa jornada de tantos passos e tantos dias? Confira nossa pequena retrospectiva sob uma nova visão: quem éramos nós, antes do caminho? E não percam: semana que vem, tem nossa chegada em Santiago.
Um Livro, um filme e um jogo em O Pedrouzo
Penúltimo dia até Santiago de Compostela e nossos ânimos estão à flor da pele. Por isso, aproveitamos o dia para relembrar momentos felizes que muitas vezes podem estar atrelados à um filme, jogo, música ou livro. Nossos hobbies definem muitas vezes o que somos e por isso hoje, dentre paisagens tão lindas da Galícia, vamos relembrar de alguns livros, jogos e filmes que nos deixaram felizes. E você, qual livro, música, filme ou jogo te traz memórias felizes?
Visitantes inesperados no caminho até Arzúa
Quando as pernas estão descansadas, os pés não doem mais e a chuva dá uma trégua, o caminho decide nos dar mais uma provação. E eis que somos apresentados aos pequenos aracnídeos que podem habitar em algumas camas nos albergues no Caminho de Santiago de Compostela. Sejam eles nas formas de piolhos, percevejos ou mesmo carrapatos, o incômodo pode ser grande porém, em meio a todo esse problema, não deixamos de caminhar mais uma dia por esta trilha incrível na Galícia e aproveitarmos para empilhar algumas pedras como exercício do dia. Confiram.
O Silêncio de Melide
O Caminho de Santiago de Compostela na Espanha demanda reflexão e a reflexão pede muitas vezes silêncio. Nosso caminho até a cidade do vídeo de hoje foi dedicado ao silêncio e apesar de não verbalizarmos nada, foi nele que descobrimos que as maiores diferenças podem ser gritantes. Caminhem conosco até a bela cidade de Melide na Galícia e aproveitem para provar com a gente o famoso prato típico da região: o Pulpo de Melide.
Fantasiados e Molhados em Palas de Rei
Tudo começa com uma história do caminho. Mas aí em meio à chuvas torrenciais, barros e muitas dificuldades, encontramos maneiras de aproveitar o caminho e rir das dificuldades, afinal de contas a felicidade está no caminho e não no fim.
Uma Pedra no Caminho de Portomarín
Tinha uma pedra no meio do caminho! Confira uma de nossas reflexões mais importantes (talvez a mais importante) que fizemos no Caminho de Santiago de Compostela enquanto seguimos pelas trilhas da Galícia rumo à cidade de Portomarín.
0 comentários:
Postar um comentário