Por Fernando Jácomo
Seria muito raso falar que a Galícia é uma espécie de "Espanha com traços portugueses", isso porque o local desde primórdios possui uma característica própria, um reino próprio que por sua vez, permite apaixonar-se exclusivamente por ele, sem a necessariamente ser obrigado a se apaixonar pela Espanha toda.
Seria muito raso falar que a Galícia é uma espécie de "Espanha com traços portugueses", isso porque o local desde primórdios possui uma característica própria, um reino próprio que por sua vez, permite apaixonar-se exclusivamente por ele, sem a necessariamente ser obrigado a se apaixonar pela Espanha toda.
Falar da Galícia, é falar de um lugar onde meu coração está derramado por cada canto, por isso sou suspeito. Não é só pela catedral de Santiago, ou pelo delicioso caldo galego ou mesmo pelas paisagens rurais quentes e verdes. Nem mesmo a paixão vem das pessoas que têm um idioma muito exclusivo (o galego) e muito gostoso de se ouvir. Acredito que seja por toda a bagagem cultural emanada em cada folha, pedra ou movimento dali. É muita energia!
Fonte da Imagem: Pinterest |
Há um mistério em suas florestas que parece que a todo momento vamos nos encontrar com uma bruxa, um animal mitológico ou mesmo um druida. A mente dos mais fantasiosos (como a minha) vai a mil. É como se estivéssemos vivendo em uma das florestas relatadas por Tolkien. E isso também é absorvido pela população que enfeita as casas com pequenos calderões, bonecos ou elementos dos mais diversos folclores.
Claro que os elementos modernos e clássicos, espanhóis e portugueses estão por toda a região - é possível comer um belo Jamon ibérico acompanhado de uma bela Estrella Galícia por todo lugar - isso porque ela é um região autônoma dentro do Estado espanhol e recebeu por muitos anos visitantes e novos moradores lusitanos e de toda a europa.
Se um dia decidir fazer uma visita apenas à Galícia, saiba que estará fazendo um belo negócio, pois cada cidade, cada local e cada prato é um mergulho em uma cultura e uma história de milhares de gerações contadas por meio de folclores, mitos e artes, que fazem qualquer viajante ou peregrino se entusiasmar.
Assista aos nossos vídeos na Galícia
Triacastela
Cruzando Histórias até Triacastela
Cruzando Histórias até Triacastela
E chegou a hora de descemos o Cebreiro no Caminho de Santiago. Seguindo com o mesmo grupo, fizemos uma descida marcada por uma densa neblina e uma temperatura bem baixa. Confira no vídeo de hoje.
Sarria
Três canções para Sarria
E seguimos viagem pelo caminho de Santiago de Compostela. Acompanhados de uma chuva pesada até a cidade de Sarria, aprendemos que quando tudo está dando errado talvez o que nos resta é seguir em frente cantando. Confira!
Portomarín
Uma Pedra no Caminho de Portomarín
Tinha uma pedra no meio do caminho! Confira uma de nossas reflexões mais importantes (talvez a mais importante) que fizemos no Caminho de Santiago de Compostela enquanto seguimos pelas trilhas da Galícia rumo à cidade de Portomarín.
Palas de Rei
Fantasiados e Molhados em Palas de Rei
Tudo começa com uma história do caminho. Mas aí em meio à chuvas torrenciais, barros e muitas dificuldades, encontramos maneiras de aproveitar o caminho e rir das dificuldades, afinal de contas a felicidade está no caminho e não no fim.
Melide
O Silêncio de Melide
O Silêncio de Melide
O Caminho de Santiago de Compostela na Espanha demanda reflexão e a reflexão pede muitas vezes silêncio. Nosso caminho até a cidade do vídeo de hoje foi dedicado ao silêncio e apesar de não verbalizarmos nada, foi nele que descobrimos que as maiores diferenças podem ser gritantes. Caminhem conosco até a bela cidade de Melide na Galícia e aproveitem para provar com a gente o famoso prato típico da região: o Pulpo de Melide.
Arzúa
Visitantes inesperados no caminho até Arzúa
Quando as pernas estão descansadas, os pés não doem mais e a chuva dá uma trégua, o caminho decide nos dar mais uma provação. E eis que somos apresentados aos pequenos aracnídeos que podem habitar em algumas camas nos albergues no Caminho de Santiago de Compostela. Sejam eles nas formas de piolhos, percevejos ou mesmo carrapatos, o incômodo pode ser grande porém, em meio a todo esse problema, não deixamos de caminhar mais uma dia por esta trilha incrível na Galícia e aproveitarmos para empilhar algumas pedras como exercício do dia. Confiram.
O Pedrouzo
Um Livro, um filme e um jogo em O Pedrouzo
Penúltimo dia até Santiago de Compostela e nossos ânimos estão à flor da pele. Por isso, aproveitamos o dia para relembrar momentos felizes que muitas vezes podem estar atrelados à um filme, jogo, música ou livro. Nossos hobbies definem muitas vezes o que somos e por isso hoje, dentre paisagens tão lindas da Galícia, vamos relembrar de alguns livros, jogos e filmes que nos deixaram felizes. E você, qual livro, música, filme ou jogo te traz memórias felizes?
0 comentários:
Postar um comentário