Por Fernando Jácomo
Recentemente li o livro A Origem de Dan Brown onde (sem dar muito spoiler), um cientista tenta por meio de processamentos estatísticos e procedurais, determinar o ponto exato onde a vida humana poderia ter surgido. O processo é tão demorado e custoso que levaria muitos anos para ser avaliado, num simbolismo claro à estruturas como o SETI (onde, de forma bem simplória, cientistas da NASA apontam uma "antena" para uma direção no universo em busca de sinais de vida inteligente - acesse https://www.seti.org/ para mais dados) e o Genoma.
Todo esse processamento de informações me levou a pensar em saídas - que já existissem - que pudessem criar modelos definitivos no estilo "A Origem" que auxiliassem na educação dos terraplanistas - pessoas que acreditam que a Terra é plana.
Ignorando fatos como equinócios, solstícios, variações de fuso, variações da presença (ou não) do Sol nos pólos da Terra, o horizonte, fotos do espaço - como as da Voyager - o céu abobadado e a possibilidade de ver o horizonte arredondado em um vôo comercial, ainda se fazia necessário - na minha cabeça - criar um modelo que pudesse ser mais didático para que os queridos terraplanistas entenderem que a Terra é redonda.
Eis que então descubro um ambiente simulado capaz de provar que a Terra é redonda: No Man's Sky. Navegando pelos planetas do game, o jogador se depara com um construto perfeito capaz de simular entradas e saídas das órbitas de diversos planetas quantas vezes forem necessárias. O jogador é apresentado aos sistemas de grandeza do jogo, onde pode-se contemplar uma matemática bem construída em um sandbox perfeito que permite a interação e a criação de diversos modelos.
Essa linda praia, aquele lindo horizonte... e a água não cai no abismo do universo |
Em caso de dúvidas, pode-se dar a volta completa em um planeta utilizando sua base como ponto de partida ou então, em um exercício definitivo, pedir para o terraplanista construir sua base, sair do planeta, ir para o lado contrário dele para observar que sua base está do outro lado, sendo necessário realizar um giro ao seu redor... e giros são feitos em superfícies redondas :)
Ao entrar no planeta, ele perceberá que verá os mesmos elementos explicados pelos cientistas em uma simulação mais dinâmica e em planetas muito mais menores do que a Terra.
Bingo! Achei a solução! Só que...
Apesar que pensando bem, mais claro do que o dia e a noite, testar um modelo eletrônico definitivo talvez seja muito para os terraplanistas, que ousarão dizer que o jogo estará lhe enganando da mesma forma que enganou seus jogadores nas campanhas de marketing.
Talvez minha solução não seja buscar por explicações, mas sim obter um propulsor de dobra e partir para outra galáxia com vida mais inteligente, mas como isso não é possível - e como ainda acredito nos terráqueos - vou ficar torcendo para o SETI dar certo mesmo...
***
Venha assistir aos nossos canais
Confira os nossos últimos vídeos e inscreva-se
PAPO PLAY
O Papo Play é uma proposta onde falamos sem papas na língua sobre Cultura Pop. O objetivo é mais do que entreter, mas mostrar formas onde a galera pode se divertir com os temas. Desde eventos até jogatinas online, bebemos, discutimos e falamos sobre diversos produtos da cultura Pop, confira nossos últimos vídeos e se inscreva.
A Cabana
Depois de explorarmos o mundo do Brisil, chegou a hora de buscarmos respostas nas estrelas em um outro mundo repleto de chuvas ácidas, missões e monstros que parecem ter saído de um episódio do Black Mirror.
Segunda Chance para No Man's Sky
Hoje no Papo Play vamos jogar a atualização de Next, em No Man's Sky e vamos ver se as coisas realmente mudaram. Acompanhem nosso gameplay e aproveitem para participar mandando seus comentários.
Afinal: Quem está vivo e morto após Vingadores: Guerra Infinita e Homem-Formiga 2?
Vingadores: Guerra Infinita trouxe uma novidade para o universo de heróis no cinema: morte! Porém algumas pessoas estão perdidas com quem sobreviveu e quem morreu. Mostramos aqui e ainda falamos de outros personagens que nem apareceram no filme, mas que são impactados com o final: Tia May, a Valquíria, Agents of Shield, Jane Foster e outros.
NA ESTRADA
Publicado semanalmente (todo domingo) durante o ano de 2018 no canal Perdi Meus Óculos: Na Estrada, a série Entre a Cruz, a Concha e a Espada é a segunda temporada de uma produção independente que acompanha dois peregrinos na rota francesa do Caminho de Santiago. Iniciada na cidade de Burgos até Santiago de Compostela, Fernando Jácomo e Leandro Cotrim têm a missão de cumprir tarefas de reflexão diariamente e percorrer uma distância que os testará psicologicamente, espiritualmente e fisicamente. Confira alguns vídeos:
O Silêncio de Melide
O Caminho de Santiago de Compostela na Espanha demanda reflexão e a reflexão pede muitas vezes silêncio. Nosso caminho até a cidade do vídeo de hoje foi dedicado ao silêncio e apesar de não verbalizarmos nada, foi nele que descobrimos que as maiores diferenças podem ser gritantes. Caminhem conosco até a bela cidade de Melide na Galícia e aproveitem para provar com a gente o famoso prato típico da região: o Pulpo de Melide.
Fantasiados e Molhados em Palas de Rei
Tudo começa com uma história do caminho. Mas aí em meio à chuvas torrenciais, barros e muitas dificuldades, encontramos maneiras de aproveitar o caminho e rir das dificuldades, afinal de contas a felicidade está no caminho e não no fim.
Uma Pedra no Caminho de Portomarín
Tinha uma pedra no meio do caminho! Confira uma de nossas reflexões mais importantes (talvez a mais importante) que fizemos no Caminho de Santiago de Compostela enquanto seguimos pelas trilhas da Galícia rumo à cidade de Portomarín.
Três canções para Sarria
E seguimos viagem pelo caminho de Santiago de Compostela. Acompanhados de uma chuva pesada até a cidade de Sarria, aprendemos que quando tudo está dando errado talvez o que nos resta é seguir em frente cantando. Confira!
Cruzando Histórias até Triacastela
E chegou a hora de descemos o Cebreiro no Caminho de Santiago. Seguindo com o mesmo grupo, fizemos uma descida marcada por uma densa neblina e uma temperatura bem baixa. Confira no vídeo de hoje.
0 comentários:
Postar um comentário