Por Fernando Jácomo
Em Overwatch, eu não sou main D.Va e nem main Mei - assim posso me livrar de qualquer associação com um fã apaixonado. Mas uma coisa precisamos concordar ao olharmos os dois últimos curtas oficiais de Overwatch (Rise and Shine e o mais recente Shooting Star): estamos vendo o nascimento de heroínas!
Enquanto temos em um uma Mei inteligente, competente e esforçada, no outro temos uma Hana nerd e igualmente forte, porém com outras qualidades equivalentes: engenheira e gênio. São dois exemplos de profissionais que quebram paradigmas e que representam uma infinidade de mulheres que estão por aí, lutando por voz e espaço.
Em seus últimos curtas, Mei e D.va vão além: elas se transformam em heroínas. Enquanto Mei é surpreendida com uma tragédia envolvendo sua equipe - sendo obrigada a se superar - D.va precisa evitar que seu lar, o qual tanto ama e luta por, seja atacado por inimigos.
Há altruísmo, sacrifício e muita competência de ambas as personagens e acredito que os dois últimos curtas se destoam um pouco dos demais - mesmo daquele em que Doomfist consegue invalidar a Tracer. É certo que o fio condutor de cada vídeo é contar a origem de cada herói utilizando um contexto relacionado com a mitologia da série, porém temos que contar com a representatividade e paixão pela sua "profissão de herói" que motivam as personagens e a todos que vêm acompanhando Overwatch nesses anos.
Tal qual Rise and Shine, Shooting Stars da D.va também tem apelo emocional e preza pela sensação de esperança. Também somos apresentados à uma D.va suja de graxa e um pouco diferente da gamer que estávamos acostumados nas jogatinas. Esse talvez seja o momento em que a personagem tenha ganhado maior profundidade e muito carisma (mais do que já tinha). Note: enquanto a TV narra uma Hana descansando, sem arranhões e de férias, fora dela Hana está com a perna engessada, trabalhando e motivando seu parceiro a continuar na luta, mostrando que grandes heróis não precisam mostrar todo tempo que estão trabalhando.
Tal qual Rise and Shine, Shooting Stars da D.va também tem apelo emocional e preza pela sensação de esperança. Também somos apresentados à uma D.va suja de graxa e um pouco diferente da gamer que estávamos acostumados nas jogatinas. Esse talvez seja o momento em que a personagem tenha ganhado maior profundidade e muito carisma (mais do que já tinha). Note: enquanto a TV narra uma Hana descansando, sem arranhões e de férias, fora dela Hana está com a perna engessada, trabalhando e motivando seu parceiro a continuar na luta, mostrando que grandes heróis não precisam mostrar todo tempo que estão trabalhando.
Confira os curtas aqui - em português - direto do canal oficial do Overwatch BR:
Shooting Star
Rise and Shine
***
Venha assistir aos nossos canais
Confira os nossos últimos vídeos e inscreva-se
PAPO PLAY
O Papo Play é uma proposta onde falamos sem papas na língua sobre Cultura Pop. O objetivo é mais do que entreter, mas mostrar formas onde a galera pode se divertir com os temas. Desde eventos até jogatinas online, bebemos, discutimos e falamos sobre diversos produtos da cultura Pop, confira nossos últimos vídeos e se inscreva.
A Cabana
Depois de explorarmos o mundo do Brisil, chegou a hora de buscarmos respostas nas estrelas em um outro mundo repleto de chuvas ácidas, missões e monstros que parecem ter saído de um episódio do Black Mirror.
Segunda Chance para No Man's Sky
Hoje no Papo Play vamos jogar a atualização de Next, em No Man's Sky e vamos ver se as coisas realmente mudaram. Acompanhem nosso gameplay e aproveitem para participar mandando seus comentários.
Afinal: Quem está vivo e morto após Vingadores: Guerra Infinita e Homem-Formiga 2?
Vingadores: Guerra Infinita trouxe uma novidade para o universo de heróis no cinema: morte! Porém algumas pessoas estão perdidas com quem sobreviveu e quem morreu. Mostramos aqui e ainda falamos de outros personagens que nem apareceram no filme, mas que são impactados com o final: Tia May, a Valquíria, Agents of Shield, Jane Foster e outros.
NA ESTRADA
Publicado semanalmente (todo domingo) durante o ano de 2018 no canal Perdi Meus Óculos: Na Estrada, a série Entre a Cruz, a Concha e a Espada é a segunda temporada de uma produção independente que acompanha dois peregrinos na rota francesa do Caminho de Santiago. Iniciada na cidade de Burgos até Santiago de Compostela, Fernando Jácomo e Leandro Cotrim têm a missão de cumprir tarefas de reflexão diariamente e percorrer uma distância que os testará psicologicamente, espiritualmente e fisicamente. Confira alguns vídeos:
Visitantes inesperados no caminho até Arzúa
Quando as pernas estão descansadas, os pés não doem mais e a chuva dá uma trégua, o caminho decide nos dar mais uma provação. E eis que somos apresentados aos pequenos aracnídeos que podem habitar em algumas camas nos albergues no Caminho de Santiago de Compostela. Sejam eles nas formas de piolhos, percevejos ou mesmo carrapatos, o incômodo pode ser grande porém, em meio a todo esse problema, não deixamos de caminhar mais uma dia por esta trilha incrível na Galícia e aproveitarmos para empilhar algumas pedras como exercício do dia. Confiram.
O Silêncio de Melide
O Caminho de Santiago de Compostela na Espanha demanda reflexão e a reflexão pede muitas vezes silêncio. Nosso caminho até a cidade do vídeo de hoje foi dedicado ao silêncio e apesar de não verbalizarmos nada, foi nele que descobrimos que as maiores diferenças podem ser gritantes. Caminhem conosco até a bela cidade de Melide na Galícia e aproveitem para provar com a gente o famoso prato típico da região: o Pulpo de Melide.
Fantasiados e Molhados em Palas de Rei
Tudo começa com uma história do caminho. Mas aí em meio à chuvas torrenciais, barros e muitas dificuldades, encontramos maneiras de aproveitar o caminho e rir das dificuldades, afinal de contas a felicidade está no caminho e não no fim.
Uma Pedra no Caminho de Portomarín
Tinha uma pedra no meio do caminho! Confira uma de nossas reflexões mais importantes (talvez a mais importante) que fizemos no Caminho de Santiago de Compostela enquanto seguimos pelas trilhas da Galícia rumo à cidade de Portomarín.
0 comentários:
Postar um comentário