Confira aqui as ações que o grupo feminista Pussy Riot luta e algumas músicas que exemplificam suas idéias.
Durante o último jogo da Copa do Mundo de 2018, 3 mulheres e um homem invadiram o campo e paralisaram o jogo por menos de um minuto.
Pouco tempo depois, o grupo feminista Pussy Riot reivindicou o ataque e em nota explicou as causas. Segundo o El Pais Brasil:
"Em um comunicado, o coletivo explica que neste domingo, 15 de julho, completam-se 11 anos da morte do poeta russo Dimitri Prigov, a quem atribuem a autoria do conceito de “policial celeste”, “o portador do patriotismo celeste na cultura russa”, em contraste com a “polícia terrestre, dedicada a dispersar manifestações (...) e perseguir presos políticos”. O grupo já protagonizou vários choques com o Executivo de Vladimir Putin e encabeçou numerosos protestos contra seu Governo.
“A polícia celeste é quem organiza o belo carnaval desta Copa. A polícia terrestre tem medo de comemorações (...). Quando a polícia celeste entra em jogo, exigimos: a libertação de todos os presos políticos, que não se prenda por likes, o fim das prisões ilegais em manifestações, que se permita uma disputa política no país, que não se fabriquem acusações penais, que não haja gente presa sem motivo, e que a polícia terrestre se torne polícia celestial”, declara o coletivo no comunicado, publicado em suas redes sociais."(fonte)
NEWS FLASH! Just a few minutes ago four Pussy Riot members performed in the FIFA World Cup final match — ”Policeman enters the Game”https://t.co/3jUi5rC8hh pic.twitter.com/W8Up9TTKMA— 𝖕𝖚𝖘𝖘𝖞 𝖗𝖎𝖔𝖙 (@pussyrrriot) July 15, 2018
De acordo com informações veiculadas pela mídia, as forças de segurança da Rússia pegaram leve com os visitantes durante a Copa do Mundo. Em uma outra publicação no Twitter, durante a interrogação, o grupo é chamado, em russo: "Vocês fazem m***da por toda a Rússia, não? É uma pena não ser 1937." Em referencia ao Grande Expurgo, evento em que Stalin matou diversos opositores políticos, incluindo dois terços do partido comunista russo.
So much for the tolerant World Cup atmosphere. From the video of @gruppa_voina's police interrogation after @pussyrrriot's final protest, a cop says: "You shit all over Russia, yes?! It's a shame it's not 1937 anymore!"pic.twitter.com/YhhKiuZLkk— max seddon (@maxseddon) July 15, 2018
Quem é o Pussy Riot?
O Pussy Riot é um grupo de punk rock feminista russo que se tornou conhecido por realizar, em Moscou, flash mobs de provocação política, protestando contra o estatuto das mulheres na Rússia e, mais recentemente, contra a campanha do primeiro-ministro Vladimir Putin para a presidência da Rússia
O grupo ganhou notoriedade mundial no início desta década por organizar manifestações e performances críticas contra Putin e também Igreja Ortodoxa que são acusados de ações contra minorias, em especial a comunidade LGBTQ+.
Suas roupas usuais são vestidos de verão em cores vivas, com seus rostos sempre cobertos por balaclavas. O grupo exibe esse visual tanto em shows quando ao ser entrevistado. As artistas usam pseudônimos ao identificarem-se em entrevistas. O grupo é composto de aproximadamente 10 artistas, além de 15 assistentes técnicos encarregados de filmar e editar seus vídeos, os quais são difundidos via Internet
Suas roupas usuais são vestidos de verão em cores vivas, com seus rostos sempre cobertos por balaclavas. O grupo exibe esse visual tanto em shows quando ao ser entrevistado. As artistas usam pseudônimos ao identificarem-se em entrevistas. O grupo é composto de aproximadamente 10 artistas, além de 15 assistentes técnicos encarregados de filmar e editar seus vídeos, os quais são difundidos via Internet
O grupo é considerado um propagador do "verdadeiro satanismo" e já questionaram governos externos com o de Trump. Exemplo é a música "Make America Great Again" onde questionam a política americana contra imigração.
Police State
Além de questionar a política de sensação de segurança, aqui chamado de "paraíso", a música questiona a truculência policial especialmente contra minorias e opositores.
Straight Outta Vagina
A música critica a objetificação, exploração e banalização da mulher, que se resume ao seu órgão sexual: vagina.
Diversidade e Feminismo em pauta ... mas ainda só de fachada - É de se levar em consideração como o feminismo foi bem colocado durante a copa do mundo de 2018. Mesmo com algumas pitadas de exagero (para alguns), em outros momentos tivemos uma forte busca por questionar o papel da mulher na sociedade.
Desde os casos de abuso que foram expostos e denunciados (como o caso do b**eta rosa), os "pais de família" envolvidos exemplificaram que são eles os que mais cometem casos de assédio sexual (verbal ou físico) à honra da mulher.
Em meio a tudo isso, a invasão do grupo musical e feminista Pussy Riot no segundo tempo na final do campeonato tinha um caráter mais local denunciando prisões e até as atitudes do governo Putin frente às mulheres e a comunidade LGBTQ+. Porém esse ato nos faz pensar que a luta das mulheres e constante e ainda muito simples.
Assédio e Racismo ainda não foram julgados - Em paralelo à tudo isso, tivemos o caso do You Tuber Cocielo que diante de um comentário racista com relação à Mbappé (da vitoriosa França - não podia ser de outro time, pasme!), perdeu patrocínios, se afastou da rede, mas até a data de hoje, não responde à nenhum processo de racismo que (pasme de novo) é crime no Brasil. (7). Mesmo que os anunciantes tenham soltado suas "notas oficiais", parece que os casos como esses são esquecidos pela grande rede Globo. Mesmo com uma reportagem ou nota falando de algum caso, a rede Plim Plim parece ter ignorado o fato de que o problema ainda não acabou.
A cereja do bolo da amnésia foi quando a rede se despediu de suas transmissões com um "Até daqui QUATRO anos". Mesmo na boca da assumida Fernanda Gentil, é estranho.
Será que todos se esqueceram completamente que daqui UM ANO teremos a Copa do Mundo Feminina de Futebol na França. Campeonato que conta com jogadoras de ponta e com grandes chances de vitória para o Brasil.
Infelizmente sem os mesmos patrocínios, sem a mesma atenção, sem a dispensa do patrão nos dias de jogos do Brasil, dificilmente a Globo teria tal interesse... ou seja, machista. Mas em defesa de Fernanda e de alguns bons profissionais do canal, este é um fato que não se limita ao grupo Globo ou ao Brasil, mas que está presente em todos os países.
Por fim, vale lembrar que todos os casos de assédio e racismo, contam com a presença de homens brancos, pais da boa e velha família tradicional brasileira de classe média alta e onde, muitos deles, ocupam cargos de influência no mercado e no governo. São homens como Putin, que possuem um guarda-chuva para se protegerem durante a cerimônia "de coroação" de seus jogadores.
Oportuno mesmo é a Copa Feminina de 2019 ser na França...
+MAIS
Leia também:
- Por que a Copa de 2018 foi melhor copa dos últimos tempos?
- Ajude o Neymar a não cair :: Vídeos e Jogos inspirados na queda do jogador invadem a Internet
Fontes da Matéria
1- https://www.bbc.com/portuguese/geral-44826386
2- https://www.cartacapital.com.br/diversidade/o-show-controverso-da-croacia-dentro-e-fora-dos-campos
3 - https://pt.wikipedia.org/wiki/Cro%C3%A1cia
4- http://clicrbs.com.br/especial/sc/qualidade-de-vida-sc/19,0,1210981,
5- http://www.footurefc.com.br/blog/lesbleus/5/
6- https://odia.ig.com.br/mundo-e-ciencia/2018/07/5558119-putin-tem-guarda-chuva-so-pra-ele-e-e-criticado-na-internet.html#foto=1
7 - https://www.diariodocentrodomundo.com.br/sumido-apos-comentario-racista-youtuber-cocielo-volta-a-usar-o-instagram/
8- https://www.cartacapital.com.br/internacional/grupo-feminista-pussy-riot-assume-invasao-do-campo-durante-final-da-Copa
9- https://brasil.elpais.com/brasil/2018/07/15/deportes/1531676173_987267.html
***
Conheça os nossos canais
Entre a Cruz, a Concha e a Espada é a segunda temporada de uma produção independente que acompanha dois peregrinos na rota francesa do Caminho de Santiago. Iniciada na cidade de Burgos até Santiago de Compostela, Fernando Jácomo e Leandro Cotrim têm a missão de cumprir tarefas de reflexão diariamente e percorrer uma distância que os testará psicologicamente, espiritualmente e fisicamente. Publicado semanalmente (todo domingo) durante o ano de 2018 no Canal Perdi Meus Óculos: Na Estrada. Confira alguns vídeos:
Cruzando Histórias até Triacastela
E chegou a hora de descemos o Cebreiro no Caminho de Santiago. Seguindo com o mesmo grupo, fizemos uma descida marcada por uma densa neblina e uma temperatura bem baixa. Confira no vídeo de hoje.
União e Milagre no Cebreiro
Depois de em 2015 termos sido socorridos na subida e na descida do Cebreiro, agora em 2018, era hora de encararmos novamente essa montanha que é considerada um dos pontos mais difíceis do caminho. Durante a caminhada, aproveitamos para falar de união e preconceitos sem perceber que precisamos aplicar na prática esse conceito para conseguirmos chegar até o final dessa etapa. Confira também a história do milagre na capela no alto do Cebreiro! Inscrevam-se e compartilhem nosso vídeo para nos ajudarem. Buen Camino à todos.
A Vaquinha de Villafranca del Bierzo
O que te impede de crescer? Será que essa é a hora de você sair de sua zona de conforto? Será que o momento de conforto em que você está é aquele pelo qual sempre batalhou? Chegou a hora de ir além? Confira a analogia da Vaquinha e do Sucesso que discutimos em nosso trajeto da cidade de Ponferrada até a cidade de Villafranca Del Bierzo.
O Papo Play é uma proposta onde falamos sem papas na língua sobre Cultura Pop. O objetivo é mais do que entreter, mas mostrar formas onde a galera pode se divertir com os temas. Desde eventos até jogatinas online, bebemos, discutimos e falamos sobre diversos produtos da cultura Pop, confira nossos últimos vídeos e se inscreva.
Comemos todos os Sanduíches dos Campeões
Enquanto a Copa chega ao seu derradeiro final, nós aproveitamos para experimentar todos os sanduíches dos campeões do McDonald's... Porém nem tudo são flores: com o objetivo de provar os sanduíches e eleger o melhor (e o pior), acabamos encontrando alguns problemas no caminho. Confira no vídeo. O McDonald's NÃO patrocinou a gente. Por isso, quando for para falar mal, a gente vai falar mesmo :)
Enquanto a Copa chega ao seu derradeiro final, nós aproveitamos para experimentar todos os sanduíches dos campeões do McDonald's... Porém nem tudo são flores: com o objetivo de provar os sanduíches e eleger o melhor (e o pior), acabamos encontrando alguns problemas no caminho. Confira no vídeo. O McDonald's NÃO patrocinou a gente. Por isso, quando for para falar mal, a gente vai falar mesmo :)
Presente no Brasil desde 2012, o BIG Festival (Brazil's Independent Games Festival) é considerado hoje um dos mais importantes festival de jogos independentes da América Latina. Por esse motivo, decidimos ir até lá para testar todos os jogos e fazer uma análise geral do evento.
Cinco Dicas saudáveis para os treinadores de Pokémon Go
E chegou o dia em que precisamos correr atrás do tão aguardado Squirtle Shiny e de Óculos em Pokémon GO. Nesse Community Day não podíamos ficar de fora. Aproveitando o sol e o dia propício para caçada, aproveitamos para dar 5 dicas de saúde importantes para o treinador quando for caçar.. além de caçar alguns Shiny! Confira e se cuide!
0 comentários:
Postar um comentário