Etimologicamente falando, o Cebreiro é um queijo galego de leite de vaca, cujo a patente é protegida. O lugar também dá nome à um vilarejo que os peregrinos precisam passar na rota francesa do Caminho de Santiago de Compostela..
Após a descoberta do túmulo de Santiago, foi fundada uma hospedaria que deu abrigo aos peregrinos do Caminho Francês na mesma região por volta do ano de 863.
Em 1486 os Reis Católicos visitaram Santiago de Compostela e no seu retorno, os monarcas passavam por El Cebrero para escutar a história de um milagre eucarístico que disseram ter acontecido na região. Há quem diga que os reis Católicos, Izabel e Fernando tentaram levar a hóstia transmutada para casa, porém os cavalos os impediram deles a levarem.
O Milagre - A Lenda do Santo Graal da Galicia, como também é conhecido o milagre eucarístico ocorreu por volta do ano 1300 onde um homem, Juan Santin, que vivia em uma aldeia próxima da igreja de El Cebrero, era tão dedicado que nunca deixava de ir à igreja. Fossem baixo de chuva, vento, frio, calor ou neve, Santin sempre esteve nas missas.
Um dia uma tempestade furiosa atingiu o local fazendo o sacerdote da Igreja pensar que nenhuma pessoa viria, exceto Juan. Para zombar dele, exclamou: "E esse homem, vindo sob uma tempestade tão grande e tão cansado só para ver um pouco de pão e vinho! Não vale a pena!"
Deus, então, para punir a falta de fé e caridade do sacerdote, ao consagrar o pão e vinho, realizou o milagre da transmutação do pão em carne e do vinho em sangue.
Outro milagre no mesmo local - Dentro dessa mesma igreja, a direita do altar maior, fica a Capela do Santo Milagre, onde se encontra a imagem da Virgem dos Remédios, com a cabeça levemente inclinada. A lenda diz que a imagem inclinou a cabeça para poder ver o milagre eucarístico que contei acima.
Para quem faz o caminho
A subida ao Cebreiro é uma das mais difíceis do caminho pelo fato do peregrino já estar cansado. Normalmente, quem planeja fazer essa etapa, faz desde a cidade de Villafranca Del Bierzo, onde o peregrino se depara com 30km de estradas movimentadas e uma subida íngreme.
Para comer - Aproveite que está na região e coma o queijo do cebreiro e tome o caldo galego, típicos do local.
E os Celtas?
Acredita-se que a região já era habitada por locais desde muito tempo antes da descoberta das ossadas de Santiago. Segunda explica o artigo "Os Milagres do Cebreiro" do site "Santiago de Compostela: Inspiração e Informação": "A origem dessa região começou com os Celtas que deixaram como herança suas pallozas, construções circulares, feitas com pedra e teto de palha, a inclinação dessas casas são perfeitas para suportar o peso da neve e os fortes ventos da montanha, afinal, O Cebreiro está a 1.300m de altitude".
Vale reforçar que os povos celtas integram um dos povos mais antigos e ricos do mundo. A presença na região da península Ibérica data do ano 3 A.C e conforme conta Alberto S. Santos no livro "O Segredo de Compostela", druidas e espirituais realizavam o caminho até Finisterra durante o império romano como forma de busca de renovação espiritual.
A região do Cebreiro é um marco do ponto de vista espiritual para a cultura celta, pois acredita-se que a natureza testa os peregrinos que ali visitam.
Nossos Vídeos no Cebreiro
Contamos mais nos nossos vídeos sobre o Cebreiro, confira:
0 comentários:
Postar um comentário