Fonte da Imagem: Gore-Tex |
Botas para trilhas exigem muitos cuidados prévios caso contrário você poderá machucar seus pés e ser alvo de lesões bem chatas. Além dos cuidados com relação ao material, amaciamento e outros detalhes, a forma como você amarra a bota também interfere. Por isso vamos focar apenas na amarração. As demais dicas falaremos em outra oportunidade.
Atenção - No geral, bolhas, calos e outras lesões variam muito de pessoa para pessoa. Por isso, aquela pessoa que vem com uma fórmula mágica e com a frase pronta "fiz isso e nunca tive problemas" está se esquecendo que cada um tem sua particularidade, sua pisada (pronada, supinada ou neutra), peso, tamanho de pé, pré-disposição genética, doenças, materiais no sapato, tempo de caminhada etc. Enfim, são muitos fatores, por isso não existem soluções mágicas e em caso de persistirem as lesões ou mesmo elas o impedirem de caminhar, o correto é procurar um especialista e um médico.
Resumindo - Essas são dicas que ajudam a aliviar as dores. Caso o problema persista será preciso avaliar os outros fatores e procurar um especialista.
Como amarrar suas botas de trilha?
As amarrações vão dizer muito como resolver alguns problemas com relação ao conforto dentro do pé.
Passo-a-passo Geral:
- Antes de tudo, faça uma caminhada simples em um terreno irregular e perceba como seu pé se comporta. Está escorregadio? Algum dedo está apertando
- Refaça o nó
- Realize novamente a caminhada. Se o problema persistir pode ser que seja um dos problemas que comentamos anteriormente e que falaremos em outra oportunidade (tipo de pisada, peso, tamanho de pé, pré-disposição genética, doenças, materiais no sapato, tempo de caminhada, necessidade de amaciar o sapato, etc)
Tipos de nós para botas de trilhas
Nó do cirurgião - Prevenir pés escorregadios
Fonte do Texto e da Imagem - https://www.rei.com/learn/expert-advice/lacing-hiking-boots.html |
Quando seu calcanhar está escorregando excessivamente ou mesmo seu tornozelo incomodando demais enquanto você caminha, você provavelmente tem muito volume interior no topo do seu pé.
- Puxe qualquer folga nos cadarços;
- Localize os dois pares de ganchos de renda mais próximos do ponto em que a parte superior do pé começa a flexionar-se; você vai amarrar o nó de um cirurgião em cada um desses pares.
- Enrole os laços ao redor um do outro duas vezes, depois puxe-os bem; Certifique-se de passar o laço diretamente até o próximo gancho para "travar" a tensão do nó.
- Repita o passo 3 no próximo conjunto mais alto de ganchos de renda.
- Termine de amarrar o resto da sua bota como de costume - sem utilizar o nó;
Aliviar o Dedão - Pressão do dedão
Fonte do Texto e da Imagem - https://www.rei.com/learn/expert-advice/lacing-hiking-boots.html |
- Desamarre completamente sua bota.
- Amarre-o de volta - mas pule o primeiro conjunto de ganchos; isso abre a área do dedo do pé e tira alguma pressão;
- Cuidado pois se os seus dedos do pé sempre doem quando você caminha, é hora de pegar um par diferente de botas;
Esse tipo de enlace pode aliviar casos de Joanete.
Enlaço de Janela - Aliviar pressão no topo e no arco do pé
Fonte do Texto e da Imagem - https://www.rei.com/learn/expert-advice/lacing-hiking-boots.html |
Se suas botas começarem a criar um ponto de pressão na parte superior do seu pé, o laço da "janela" pode ajudar a aliviar o problema:
- Desenlace a bota até os ganchos que estão logo abaixo do ponto de pressão.
- Enlace novamente indo direto até o próximo gancho e depois cruzando os cadarços.
- Termine de amarrar o resto da sua bota da maneira usual; alternativamente, você pode amarrar o nó de um cirurgião na borda inferior e superior da "janela";
Dores no Arco do pé - Esse tipo de dor também pode ser causada por condições ósseas ou nervosas (fonte). Como o arco do pé é mais alto que o normal, ele não distribui o peso da maneira que deveria causando muita dor, levando até às vezes a fascite plantar. Nesses casos o Enlace de Janela também pode funcionar.
Um enlace de Janela é apenas um nome chique para "não cruzar seus cadarços sobre uma parte específica do seu pé". Basicamente, você encontra a parte do seu pé que se sente comprimida ou que está propensa a pontos doloridos e em vez de se enrolar diagonalmente sobre aquela área, você passa os laços por um ilhó ou um gancho verticalmente. Isso cria um espaço em seus laços que alivia a pressão de um arco alto.
Outra maneira de aliviar a pressão no seu pé é usar o laço paralelo. Em vez de seus cadarços de inicialização se cruzarem uns sobre os outros, eles correm em linhas paralelas ao longo da largura da sua inicialização.
O mito das botas perfeitas
A menos que você esteja disposto a gastar o dinheiro por um par de botas personalizadas feitas sob medida para seus pés, você provavelmente terá que adaptar o ajuste de suas botas usando as técnicas de amarração descritas juntamente com a utilização de meias adequadas e palmilhas. Esta é quase uma regra em se tratando de botas de montanhismo e torna-se mais importante quanto mais pesado e mais dura a bota é.
As variações individuais entre os indivíduos e até entre os pés fazem com que seja improvável que você encontre um par de botas que caiba perfeitamente em ambos os pés, daí a necessidade de ter várias ferramentas e técnicas.
***
Olá! Ainda está aí? Legal, gostaria de chamá-los para conhecerem os nosso canais.
Para aqueles que gostam de viagem, o Entre a Cruz, a Concha e a Espada é a segunda temporada de uma produção independente que acompanha dois peregrinos nerds na rota francesa do Caminho de Santiago. Publicado semanalmente (todo domingo) durante o ano de 2018 no Canal Perdi Meus Óculos: Na Estrada. Confira nosso último vídeo onde falamos sobre as bruxas no caminho:
0 comentários:
Postar um comentário