Esse texto tem spoilers - O final "Resistir" de Far Cry 5, apesar de ser o final "Verdadeiro" pode ser o mais difícil de aceitar. Entenda as peças que culminam no final de Far Cry 5.
Esse texto tem spoilers de Far Cry 5
Antes de mais nada confesso que estava torcendo o nariz para o novo Far Cry 5. Depois de ter passado por duas experiências indescritíveis como Far Cry 3 e 4, a sequência ambientada em Montana parecia um tanto difícil de superar os demais jogos.
É, eu estava certo. Far Cry 5 está muito distante dos demais jogos. Joseph Seed juntamente com os demais vilões (John, Jacob e Faith) ainda não consegue atingir a mesma malandragem de Vaas de FC3 e, apesar de Montana ser linda, ainda está longe de Kyrat e suas estátuas gigantes e crônicas fantásticas. Mas não estamos aqui para falar dos atributos técnicos, estamos aqui para falar do maior divisor de águas de Far Cry 5: o seu final.
Lembrando que existem 3 finais em FC 5 e estamos falando aqui do final considerado "verdadeiro", onde uma nova guerra nuclear se inicia contra os Estados Unidos. Assista no vídeo:
As três peças do final de Far Cry 5
Talvez a maioria não saiba, mas os jogos da franquia Far Cry têm uma conexão. Em cada jogo você controla um personagem, porém se depara com algumas conexões. Vamos explorar um pouco as conexões e o andamento de Far Cry 5.
Willis Huntley, o fio condutor
Uma das linhas que unem os eventos de libertação nesses cenários é Willis Huntley, agente da CIA que costuma fornecer missões para os jogadores desde Far Cry 3.
Na sua primeira aparição, Huntley ajuda o personagem principal a quebrar um cartel de tráfico de drogas e pessoas. Em seguia voa para Kyrat, onde em FC4, demonstra a preocupação do governo com relação à Pagan Min. Assim que a ameaça não se mostra real, ele abandona o jogador na neve e voa embora.
Em Far Cry 5, na missão "Ações Patrióticas", o jogador encontra novamente Huntley que precisa recuperar uma "fita" do Grande "rei do sapateado" e fazendo isso, o governo ajudaria o protagonista com a seita de Joseph. Porém no final, Willis é chamado para ser "chefe de gabinete" de alguém e que ele tinha "peixes maiores para fritar".
Projeto Portão do Édem
"Com o apoio de seus irmãos, os Arautos e um exército de fanáticos, o pai está rapidamente arrebanhando almas perdidas e preparando-as para O Colapso, deixando um rastro de sangue e cadáveres por onde passa". Essa a descrição da seita criada por Joseph Seed, o pai. Ao que tudo indica, "O Colapso" foi susurrado aos ouvidos dele em uma visão, que o fez criar a sociedade militar dos edenetes.
A peça que falta: Jacob Seed
Enquanto a seita prega "O Colapso" e Huntley decide resolver um problema maior, o jogador deve confrontar nesse meio tempo Jacob Seed, chefe de segurança do pai. Em seus últimos suspiros, Jacob diz:
"Meu irmão previu tudo isso. Eu não sei se ele fala com Deus, isso não importa. Ele estava certo. A humanidade está em crise... de novo. Não importa o que construímos ou o que alcançamos, sempre damos um jeito de destruirmos tudo. Babilônia, Roma, impérios ascendem, impérios sucumbem. Estados Unidos.(..)
Jacob é um veterano de guerra dos Estados Unidos e muito provavelmente esteve envolvido em muitos conflitos até então e principalmente previa o final do jogo - ou mesmo já sabia dele. Porém o que incomoda mais é a segunda parte de seu discurso:
Nós somos iguais. Nos achamos indestrutíveis... Segunda Guerra Mundial. Guerra ao Terror ... nós sobrevivemos a isso, mas acabamos muito mais perto, muito mais perto do abismo e agora estamos aqui, bem na hora, só esperando alguém dar o empurrãozinho. E garoto, você empurrou. Você fez tudo o que ele disse que faria. E nem percebeu."
O jogador é o grande vilão do jogo? - Há muitas maneiras de interpretar o final, mas no geral sim. Uma teoria é que Joseph era mesmo um enviado de Deus e que sua principal função era proteger o seu povo e armá-los para resistirem à guerra. Hope County é um local com muitos bunkers e proteger a população era prioridade de Joseph, custe o que custar. O jogador então entra em cena, para desestabilizar toda a ordem criada pelo pai e praticamente permitindo que todos os moradores de Hope County morressem. O fim eminente explicaria algumas medidas violentas da seita.
Outras teorias - Há teorias que colocam Montana em destaque internacional por possuir ogivas nucleares ou mesmo relacionar as missões que envolvem cortar transmissões de sinais como peças, porém não há indícios no jogo que permitam avaliar isso.
O que se sabe entretanto, é que cortando os sinais das torres, o jogador passa a ouvir alertas do governo americano.
Vale reforçar que a Ubisoft está de parabéns por FC 5, não pelas qualidades técnicas - como falamos lá em cima, ele está longe de FC3 e FC 4 - mas por quebrar o padrão e evoluir a história de forma inesperada. A questão que fica ao final do jogo é: você ainda se sente um herói?
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