Com grande expectativa, a Sony iniciou sua apresentação em um ritmo diferente: todos os participantes estavam em uma "igreja" prontos para receberem o novo gameplay de The Last of Us 2.
O vídeo mostra uma Ellie mais madura do que aquela deixada no primeiro game. Ainda sem Joel, Ellie precisa lidar com a sobrevivência e com o próprio coração. Que trailer!
Entretanto a Sony (como têm feito ultimamente) encerra o trailer sem datas de lançamento. E mais uma vez, temos uma E3 baseada em "sonhos". É inegável que todas as grandes promessas foram cumpridas até hoje (esqueçam No Man's Sky). Tivemos God of War, Uncharted e até mesmo revelações como Until Dawn.
Mas mais uma vez, a Sony nos entrega vídeo de vários games como o remake de Resident Evil 2, o estranho Death Stranding, o inédito Control e o belíssimo Ghost of Tsushima. Todos sem uma data.
Por que a Sony não mostra as datas na E3? - Para quem estava em casa, essa talvez essa tenha sido a conferência mais fraca de todas as outras da empresa após o lançamento do PS4. A ausência de datas e um estranho intervalo de 15 minutos entre The Last of Us e Ghost of Tsushima soou estranha. Nesse período, quem estava em casa teve que assistir à uma banca de especialistas comentando o último trailer - sem permitir que o público digerisse o que acabara de ver.
Para os jornalistas que estavam presentes entretanto - e eles que são levados em conta nessas horas - a coisa foi diferente. Após assistirem à The Last of Us 2, os presentes foram convidados a saírem da "igreja" e caminharem para outro pavilhão. O caminho era composto por uma ponte de madeira, um jardim japonês e um telão com uma paisagem rural.
Ao chegarem ao pavilhão, foram recebidos com um artista tocando uma flauta japonesa e, assim que terminou a apresentação, puderam assistir ao novo Ghost of Tsushima.
Muito provavelmente, toda a experiência e imersão favoreceram a percepção dos jornalistas e influenciadores que estavam ali - muito mais do que a data de lançamento.
No geral, há de convir que os games da Sony se apresentaram mais fortes do que nas demais conferências e muito mais do que uma conferência de anúncios, a Sony tende a mostrar uma conferência de tendências. Essa talvez seja a maior razão da Sony não mostrar datas: ela não quer que você anote a data de lançamento do próximo jogo, ela quer fomentar um valor agregado ao game. Uma experiência que somente aquele produto poderá oferecer. Mas nem todos podem entender o recado.
Nem tudo são flores - Um fator preocupante é o pouco espaço que o VR têm tido nas últimas conferências. Sempre na margem dos grandes lançamentos, o periférico da Sony ainda é um indício de que as produtoras ainda não confiam 100% no título a ponto de fazerem um game AAA.
Vale reforçar que os games que estão mais maduros são Spiderman (programado para 7 de Setembro) e Day's Gone, que não teve apresentação esse ano, mas esteve presente na feira para ser testado.
Conhecem o Papo Play?
Confira nosso último vídeo.
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