Hoje é Quinta-Feira, dia de da hashtag #TBT, por esse motivo, trouxemos Yu Yu Hakusho do passado para relembrarmos.
O ano era 1997, a emissora era a rede Manchete. Final Fantasy VII era a grande novidade do playstation e Titanic chegaria um tempo depois para revolucionar o cinema. A emissora Manchete surfava na onda japonesa que era encabeçada por Cavaleiros do Zodíaco, Shurato e Sailor Moon e aproveitava para lançar uma nova série: Yu Yu Hakusho (originalmente do Mangá de Yoshihiro Togashi)
A premissa de Yu Yu Hakusho entretanto se mantinha um tanto diferenciada. A história circulava no gênero de aventura/ação mas com pitadas de elementos folclóricos e complexidade de personagens um tanto diferentes. Na trama, o adolescente Yusuke Urameshi é um delinquente que, num ato incaracterístico de altruísmo, é atropelado por um carro e morto em uma tentativa de salvar um garoto. Yusuke descobre que seu ato pegou até mesmo o submundo de surpresa e que ainda não havia um lugar feito para ele seja no céu ou inferno. Assim ele se transforma em um "Detetive Espiritual".
As investidas de Yusuke e sua trupe de companheiros Kuwabara, Kurama, Hiei, a mestra Genkai, sua paquera Keiko, Botan e Koenma, os colocam em aventuras que possuem um ritmo crescente e envolvente.
Quando menos percebemos, estamos nos importando com Yusuke. E nesse ponto, chegamos à uma das melhores tramas já escritas/animadas para um anime japonês: o Torneio das Trevas. Uma homenagem clássica ao torneio de artes marciais de Dragon Ball mas que se diferencia em muitos elementos visuais, tornando-se uma nova referência no gênero. Quem não se lembra da incrível luta entre Toguro (100%) e Yusuke?
Ao fim do torneio, a série poderia ter se encerrado, porém a história tentou continuar onde, após um outro caso contra um ex-detetive espiritual Sensui, Yusuke é morto e renascido como um demônio, descobrindo que seu pai passou por um gene recessivo que esconderia um herdeiro demoníaco. Chegamos então à saga do "escolhido", que por sorte se encerrou rapidamente. A história se acaba e por fim Yusuke curte seus dias de humano para viver com sua amada, Keiko.
Mas por que Yu Yu Hakusho é tão importante?
Pode-se dizer que a série quebrou um paradigma quando trouxe uma série de heróis que pareciam pessoas comuns. Eles não precisavam colocar armaduras ou mesmo invocar por poderes que alguma entidade sabe-se lá da onde daria esse poder por serem escolhidos. Foi um animê/mangá que se manteve estável e no momento em que as coisas pareciam sair do controle, encerrou-se em seu ápice.
Além da série ter aberto uma porta para novos sub-gêneros mais complexos de mangá para os brasileiros, ele se manteve no ar até o fim da programação da rede Manchete.
Além das batalhas épicas, havia uma história de superação e principalmente de companheirismo: "não importa seus crimes, se você mudou, é porque mudou e eu acredito em você".
Nem tudo acabou - Um novo OVA está sendo produzido (fonte). Yu Yu Hakusho: Maboroshi no Gaiden “Two Shots”, focará na história de como Kurama e Hiei se conheceram além de uma trama envolvendo o grupo. Vamos ficar de olho.
Por fim, tinham as aberturas. As versões em português nunca foram tão boas assim!
#TBT vêm do inglês Throwback Thursday, que pode ser traduzido do inglês para quinta-feira do retorno ou regresso. É uma hashtag utilizada pelos usuários de redes sociais para marcar fotos que se referem ao passado, que deem saudades.
Conhece o Papo Play?
Conhece o Papo Play?
Confira nosso último episódio em um dia nerd em Veneza.
0 comentários:
Postar um comentário