Quem diria que jogar Pokémon Go poderia trazer benefícios para os que sofrem de ansiedade ou pânico?
Fonte da Imagem |
Da MDMag (via Pokemon Hub),
Michael Van Ameringen (fonte MDMAG) |
Esse é o caso do estudo de Michael Van Ameringen e seus colegas da Universidade McMaster, que apresentaram na reunião anual da Associação Americana de Psiquiatria em Nova York onde 33% das pessoas no estudo, que usaram o aplicativo, relataram mudanças em seus comportamentos sociais. Desse grupo, 85% relataram estar mais relaxadas para conversar com desconhecidos ou com pessoas que não costumavam conversar, 76% passaram mais tempo com amigos, 41% fizeram novos amigos e 51% relataram aumento de atividade física. E o mais interessante: 12% relataram perda de peso.
"A ideia para este projeto veio da observação clínica. Quando o jogo apareceu pela primeira vez, notei pacientes que tinham um grave distúrbio de ansiedade social e muita depressão, começando a sair de suas casas - deixavam seus computadores e saiam de seus sofás. Tudo para para jogar o jogo e realmente se envolverem com outros jogadores quando estavam fora de casa", disse Van Ameringen, onde complementou - "Eles eram indivíduos muito difíceis de tratar e com quem não éramos capazes de nos envolver nos tratamentos psicológicos. Isso me levou a questionar se esse jogo teria a capacidade de ser usado como um tratamento de saúde mental, embora não tivesse esse objetivo. "
No total, 152 participantes foram incluídos para análise, com a maioria. A média de idade dos avaliados foi de 20 anos de idade. Os participantes relataram jogar o jogo por uma média de cerca de 7 horas por semana.
"Vejo Pokémon GO sendo útil com os meus pacientes socialmente ansiosos e agorafóbicos de duas maneiras" - disse Kara Fitzpatrick, PhD e professora da Escola de Medicina da Universidade de Stanford - "Realmente dá a eles um conjunto de ferramentas e razões para conhecerem pessoas. É um experimento naturalmente estruturado onde atrai pessoas para se conectar e é parcialmente reforçador, que é o melhor mecanismo para recompensar o comportamento."
Os detalhes da reportagem e do estudo podem ser conferidos no site do MDMAG. A conclusão da pesquisa afirma que jogar Pokémon GO está associado a aumentos na atividade física e comportamento social, bem como uma melhor sensação de bem-estar. Destacam ainda o seu potencial como ativação comportamental e ferramenta de exposição para o tratamento da saúde mental. Ressaltam também o quando essa informação possa ser útil para o meio clínico para inclusão do jogo como parte do tratamento psicológico.
O estudo de Michael Van Ameringen não apresentou contra indicações.
Conhece o Papo Play?
Confira nossa última caçada em Veneza.
0 comentários:
Postar um comentário