Entenda qual a diferença entre Albergue, Hostel, Guesthouse e outras variações como Pensão, Airbnb e couchsurfing.
Nossa foto em uma Guesthouse em Havana, Cuba. Além do quarto, a pensão contava com café da manhã e uma área externa de convivência |
Existem muitas dúvidas na hora de se escolher um lugar para passar a noite em uma viagem. No geral, você pode ficar em um Albergue, na casa de um conhecido, em um couchsurfing ou mesmo em um básico hotel. Mas qual a diferença entre eles? Confira:
Albergues / Hostels / Hostal
Desde que ouvi falar sobre o Caminho de Santiago de Compostela, ouvi falar dos "Albergues". Para mim estava muito claro - afinal de contas, Albergue e Hostel são na prática, a mesma coisa. Um lugar com dezenas de camas espalhadas, sem muito conforto onde, por um preço bem barato, o hóspede pode passar uma noite ou várias (exceto no caminho de Santiago que detalhamos mais abaixo).
Entretanto, conversando com algumas pessoas que não viajam muito, percebi que há um mito onde se imagina o albergue como sendo uma espécie de abrigo para sem-teto, uma vez que usamos a palavra "albergue" para falarmos dos mesmos lugares. Entretanto, no caso de viagens, estamos falando mais de um lugar comunitário para dormir, do que um lugar para sem-tetos.
E o "Hostel"? - Como disse antes, Hostel, Hostals e Albergues são na teoria a mesma coisa. No mundão afora, utiliza-se mais a palavra Hostel e ela tem normalmente uma conotação mais jovem. E realmente o público que frequenta esses ambientes - especialmente em grandes cidades como São Paulo, Rio, Paris ou NY - são de pessoas mais jovens como recém graduados ou jovens adultos.
Esses ambientes "mais descolados" oferecem uma sala de convivência comum - alguns com jogos de cartas e instrumentos musicais - e uma cozinha para você fazer sua comida. Há albergues que possuem quartos de solteiro ou duplos, mas é preciso verificar antes.
Hostel Padrão |
Regras - Normalmente, os albergues/hostels têm algumas regras mais específicas do que os hotéis. Entre elas está a questão da limpeza da cozinha, do quarto ou de ambientes comuns. O hóspede é quem arruma as coisas. Em alguns lugares, como no caminho de Santiago, há horério para entrar e sair.
E no Caminho de Santiago? - Por lá, o peregrino encontra as duas modalidades "Hostel" e "Albergue". Alguns locais utilizam uma das palavras e outros locais utilizam as duas. É importante frisar que existem 3 tipos de Albergues: Municipais (geridos pela prefeitura ou pelo conselho do pueblo), Paroquiais (regidos pela Igreja) e particulares (regidos por um proprietário). Alguns possuem janta ou café da manhã, porém varia muito de albergue. Diferente do resto do mundo, o público é de peregrinos e as idades variam de 16 até 80 anos. Há também a modalidade de Pensão, mas detalhamos mais abaixo.
Albergue Municipal em Rabanal del Camino, no caminho de Santiago. Fonte da Imagem |
Albergue Paroquial em Carrion de Los Condes Fonte da Imagem - Diário do Caminho Dia 14 |
E o banheiro? - Em alguns lugares, o banheiro é dividido entre masculino e feminino entretanto, em muitos outros, existem banheiros individuais que podem ser utilizados tanto por homens quanto por mulheres. Por isso a regra de higiene precisa ser seguida. Há casos onde há banheiros coletivos para homens e mulheres - especialmente em albergues menores - Nesses casos, é bom se informar antes.
Banhos divididos Fonte da Imagem - Albergue Rosalia |
Banhos Compartilhados Albergue Puntido |
A polêmica do "trabalho voluntário" - É comum alguns albergues pelo mundo oferecerem o "trabalho voluntário". Isso quer dizer, o hóspede pode ficar um tempo no local e ganhar hospedagem de graça. Em alguns casos tem como "benefício" uma refeição. Entretanto isso pode estar disfarçado como uma situação análoga à escravidão e alguns albergues se aproveitarem disso. Algumas leis trabalhistas - como a brasileira - consideram trabalhar por teto e comida uma atitude criminosa, uma vez que é obrigatório o contrato de serviço (PJ ou terceirizado pela lei trabalhista nova) ou registro em carteira. Em todas as situações, o pagamento deve ser em dinheiro e estar proporcional ou equiparado ao salário mínimo. Por isso, fiquem de olho o que diz a legislação do país caso aceitem esse tipo de "trabalho" até por conta das questões de imigração.
Guesthouse / Pensão
Guesthouse e Pensão são as mesmas coisas. Por definição, uma pensão é uma casa convertida em hospedaria. Esse tipo de acomodação é muito comum por exemplo em Cuba, onde as pessoas abrem suas casas, oferecem um quarto e em muitos casos, servem as refeições principais.
No Brasil, é comum as pensões de estudantes, onde o hóspede pode ficar por meses. O grupo que mora no local é formado na maioria por estudantes ou migrantes de outras regiões do Brasil.
Assim como o Albergue/Hostel, tende a ter o custo mais baixo e a comida oferecida é tradicional e caseira.
Regras - Podem possuir regras mais firmes quanto à barulho e horário. Isso porque os donos na maioria das vezes, moram no local e eles estabelecem regras de convivência mais restritas.
Fonte: Plumbago Guesthouse |
Couchsurfing
Couchsurfing é uma rede social onde diversas pessoas do mundo oferecem literalmente seus sofás (couch) para as pessoas dormirem. Em alguns lugares, eles oferecem camas e até quartos, porém é preciso checar antes. A vantagem dessa modalidade é que não se paga nada e por ser uma rede, você pode no futuro oferecer seu sofá para outros dormirem nele. Outro fator positivo é a possibilidade de conhecer novas pessoas e fazer novas amizades. A empresa também costuma realizar eventos para deixar a comunidade motivada e entrosada.
Regras - Você é obrigado a se adaptar aos horários, ritmo e regras internas da casa. Isso significa horário de dormir, horário de sair, horário de voltar do passeio e, em alguns casos, detalhar o local para onde se vai. Isso porque a pessoa que recebe o hóspede está na sua rotina diária e qualquer problema adicional pode ser um inconveniente dos grandes. Além do mais, alguns hospitaleiros têm restrições quanto à casais ou mesmo o sexo da pessoa que vai se hospedar - tudo pela segurança deles.
Esse é outro site que surgiu como uma opção para aqueles que querem fugir dos hotéis. O ambiente oferecido conta com uma estrutura completa de uma casa ou apartamento, com quarto, sala e cozinha. Essas casas são oferecidas por outras pessoas que disponibilizam o ambiente por um custo/benefício melhor, especialmente se você estiver com mais de uma pessoa e gostar de cozinhar. Toda a transação e pagamento é feito pelo próprio site que conta com fotos, revisões de outros usuários e demais ferramentas que auxiliam na pesquisa.
Não há muita diferença quanto aos aluguéis de temporada que nós brasileiros fazemos há anos por aqui, a diferença principal é que no airbnb toda a transação é feita pelo site.
E aí, ficou mais claro? Já decidiu onde ficar na próxima vez?
Conhece o Perdi Meus Óculos - Na Estrada?
Hoje no caminho vamos refletir sobre a história de Santa Brígida enquanto caminhamos até a cidade de El Burgo Ranero. Confira em nosso vídeo Quem é Santa Brígida? Qual a relação dela com o caminho? Por que a imagem da santa católica é também importante na Wicca? Confira em nosso vídeo.
0 comentários:
Postar um comentário