CONTÉM SPOILERS - CONTÉM SPOILERS - CONTÉM SPOILERS
(Contém Spoilers de Vingadores: Guerra Ininita)
Por Fernando Jácomo,
Há aproximadamente uns 20 anos, comprei uma HQ do Capitão América, ainda saindo pela Abril, que apresentava alguns heróis novos para mim: Tropa Alfa, Capitão Namor e um tal de Vingadores. Pensei na época: "Nossa, uma 'Liga da Justiça' com esse tal de Capitão América!"
Estranhamente passei ANOS falando sobre Vingadores para as pessoas e nunca ninguém entendia. Naquela época, não era muito legal ser nerd e a atenção dos fãs de herói estava voltada para as animações do Homem-Aranha, X-men e animes como Cavaleiros do Zodíaco.
Somente em 30 de Abril de 2008 (caramba, hoje faz exatamente 10 anos) que as pessoas começaram a entender quem seriam os Vingadores e durante todo esse período, a Marvel Cinematic Universe (MCU) nos preparou em suas histórias para um grande vilão: Thanos.
Particularmente, tenho diversos preconceitos contra os vilões da Marvel apresentados no cinema: todos são muito vilanescos e carnavalhescos demais. Entretanto Thanos em Vingadores: Guerra Infinita, passa longe.
Thanos tem carisma e durante as mais de 2 horas de filme, o espectador fica numa torcida ambígua entre querer que o titã conquiste as jóias e querer que os heróis impeçam ele.
Reparem que Thanos, ao conquistar o que quer, decide apenas contemplar o pôr-do-sol. Sem risadas malignas, sem vangloriar-se, sem construir um império... Thanos apenas observa o sol, cansado de lutar, triste pelo sacrifício. Muito mais do que apenas um fascista e tirano, Thanos apenas descansa.
O problema é que são muitos anos acompanhando nossos heróis e ver mais da metade deles morrerem ou simplesmente desaparecerem do universo é de cortar o coração. Para mim, matar o homem aranha é o mesmo que matarem o cachorro nos filmes. Não se mata o homem aranha!
Essa dor e desespero são de fato, o ápice do gênero dos filmes de herói. Vingadores: Guerra Infinita consegue ser inesperado tanto em seu desenvolvimento quanto em seu desfecho o pós-crédito revelando a Capitã Marvel nos faz questionar: O que será daqui para frente?
Heróis voltarão à vida - Regra básica dos quadrinhos: mesmo que um herói esteja morto, ele ainda pode voltar. Aconteceu com quase todos. Junto ao fato de que dois grandes sucessos da Marvel nas bilheterias, Pantera Negra e Spiderman, não serão deixados de lados - é muito dinheiro para simplesmente matá-los - podemos concluir que o quarto filme de Vingadores trará de alguma forma esses heróis de volta. A questão que fica é "Como?".
Quem poderá salvar os Vingadores?
Capitã Marvel, onde está você? - Segundo o nerdlist e diversos sites, Capitã Marvel será a personagem mais forte do MCU. Ela têm superforça, voa e solta energia - é quase um Goku da Marvel, e o Goku é forte. Também é sabido que o filme da Capitã Marvel - marcado para Março de 2019 - se passará nos anos 90. Entretanto: por onde andava a Carol Danvers todo esse tempo? Alguns teoricos-conspiratórios dizem que o pager de Nick Fury no final de Avengers, enviou uma mensagem ao passado. Será mesmo?
Homem-Formiga e Vespa podem salvar os Vingadores? - O próximo filme dos heróis está planejado para Julho de 2018 e muitos acreditam que ele se passará antes de Guerra Infinita. O que se sabe é que ambos os heróis têm a capacidade de entrarem em duas realidades diferentes: o micro-universo (quando diminuem demais de tamanho) e o Overspace (quando se expandem o suficiente para quebrar as barreiras do universo). Nessas duas realidades, o tempo e o espaço são irrelevantes, possibilitando os heróis de alterarem toda a realidade se assim desejarem. Seriam eles capazes de consertarem o estalar de dedos de Thanos?
Gavião-Arqueiro será o Ronin? - Clint esteve todo esse tempo afastado protegendo sua família. Fato é que na possibilidade de sua família ter desaparecido, ele poderá vestir o uniforme do Ronin e se tornar o personagem inconsequente dos quadrinhos. Sem medo de nada, o Ronin poderá se arriscar em uma investida suicida contra Thanos e suas jóias. Quem lê quadrinhos já sabe: nunca subestime o Gavião-Arqueiro.
Quarteto Fantástico e X-men poderão aparecer? - Apesar da possibilidade se mais remota, os heróis do antigo acordo com a Fox poderiam dar as caras de alguma forma. Em especial a família de Reed Richards (o senhor Fantástico) que já estiveram ligados à diversas alterações do universo dentro dos quadrinhos. Não seria de se espantar que Richards poderia aparecer porém abriria precedentes para a aparição de outros vilões como Galactus e Dr Destino. Talvez essa fosse a hora ideal.
Os Iluminati vão aparecer? - Agora que a equipe foi reduzida, o grupo de líderes da Marvel (os Iluminati) poderiam ser formados com o objetivo de conduzir um plano de conquista mais bem estruturado. Nos quadrinhos, o grupo já foi composto por: Capitão América, Pantera Negra, Raio Negro, Homem de Ferro, Professor Xavier, Namor, Fera e Doutor Estranho.
Tropa Nova e toda a ajuda do Espaço - Uma coisa que Guardiões da Galáxia fez foi ampliar o universo cósmico da Marvel. Adam Warlock e Nova, dois heróis quase apresentados nos demais filmes, poderiam auxiliar os heróis restantes na luta contra Thanos.
E qual a sua teoria para o próximo filme dos Vingadores?