Sofrendo boicote pró-PT e impedido de disputar em Cannes, o canal Netflix pode sair ganhando em muito.
No último mês, o canal de streaming Netflix têm sido alvo de diversas polêmicas dentro e fora do Brasil. A questão não seria trágica se a sucessão de problemas não fosse benéfica a curto prazo para a empresa.
Treta no Brasil
Os maiores problemas começaram na última semana quando o seriado brasileiro, O Mecanismo do cineasta José Padilha (Tropa de Elite) estreiou no canal. A série se propõe a representar o desenrolar das operações da Lava-Jato porém utilizando-se de uma narrativa mais descolada da realidade.
Dilma não gostou nada da série - Enquanto na vida real temos Dilma e Lula, no seriado da Netflix temos Janete e Higino. A maior crítica de Dilma entretanto está endereçada à frase "Estacar a Sangria", que na série foi colocada na boca de Higino, representação de Lula, enquanto na vida real foi dita por Romero Jucá (PMDB-RR), um dos articuladores do impeachment. Em nota, Dilma disse:
“A propósito de contar a história da Lava-Jato, numa série ‘baseada em fatos reais’, o cineasta José Padilha incorre na distorção da realidade e na propagação de mentiras de toda sorte para atacar a mim e ao presidente Lula. A série é mentirosa e dissimulada. O diretor inventa fatos. Não reproduz ‘fake news’. Ele próprio tornou-se um criador de notícias falsas. Sobre mim, o diretor de cinema usa as mesmas tintas de parte da imprensa brasileira para praticar assassinato de reputações, vertendo mentiras na série de TV, algumas que nem mesmo parte da grande mídia nacional teve coragem de insinuar.
O cineasta não usa a liberdade artística para recriar um episódio da história nacional. Ele mente, distorce e falseia. Isso é mais do que desonestidade intelectual. É próprio de um pusilânime a serviço de uma versão que teme a verdade.”
Dilma não gostou nada da série |
Padilha responde Dilma - Na opinião de Padilha, a série avalia o sistema político corrupto e não tem o objetivo defender ou atacar algum político ou partido. No que ele chama de "boboca", tal discussão, ele complementa:
"Essa turma nāo entendeu que a série é uma crítica ao sistema como um todo e nāo a esse ou àquele político ou a qualquer grupo partidário. Por isso se chama O Mecanismo. Assim, misturar falas ou expressōes de um político-personagem que o público pode confundir quem falou nāo tem a menor importância, pois sāo todos parte do sistema. É esse mecanismo que queremos combater."
Sobre a série ser uma obra de ficção baseada em fatos reais alfineta:
"(...) Para quem sabe ler é possível separar a série da realidade.(...)"
Pró-PT - Os engajamentos políticos de Padilha são questionados pela Esquerda e pelos apoiadores do PT (nota: ambos não necessariamente são do mesmo grupo). O fato do cineasta sempre abordar questões sociopolíticas em suas produções, o fato do Netflix utilizar-se de algoritmos para validação e criação de roteiros e aliado ao fato de estarmos em ano eleitoral, têm fervido a mente do grupo Pró-PT. Uma das medidas sugeridas pelo grupo é o boicote do próprio canal de Streaming - algumas páginas como a Jovens de Esquerda no facebook sugeriram a utilização de serviços alternativos Legais.
Página no Facebook recomenda outras séries |
Fora de Cannes
Já não bastasse a polêmica tupiniquim para atrapalhar a imagem do canal, um problema maior surge: a Netflix não poderá mais disputar no festival de Cannes. Apesar de poder exibir os filmes, o canal não poderá participar por não disponibilizar as produções nos circuitos de cinemas do mundo.
A polêmica já havia ganhado corpo no ano passado com os filmes "Okja”, de Bong Joon-ho e “Os Meyerowitz: Família Não se Escolhe”, de Noah Baumbach.
Outras Polêmicas
Instigar os usuários em polêmicas não é de hoje. Dentro e fora dos bastidores, séries como 13 Razões, House of Cards e Cara Gente Branca, fizeram o mesmo barulho quanto à questões como suicídio, estupro, ambição, assédio sexual e racismo. Temas que sempre foram uma pedra no sapato dos textões do facebook.
O barulho não é de hoje |
Falem Mal mas falem de mim
Diante de tantos problemas, é preciso avaliar um ponto importante: o quanto essas manchas à sua imagem podem ser um problema para a Netflix?
A curto prazo pode não ser tão ruim assim - O canal atingiu seu recorde de assinantes pagantes em Janeiro de 2018, com uma marca de 110 milhões de assinantes e a tendência é fazer esse número aumentar cada vez mais.
Por isso, esses problemas podem não ter um efeito negativo no canal e de quebra estão gerando o que no marketing chamamos de Buzz (algo como "Barulho"). São diversos sites e páginas em redes sociais (como a Perdi Meus Óculos) que têm destacado o termo Netflix em hashtags, palavras em negrito, comentários, instigado seus leitores a falar sobre o tema, vídeos, compartilhamentos enfim... um barulhão.
Isso faz com que a Netflix se torne, além de uma das marcas mais lembradas em matéria de serviços de Streaming, a Número Um em pesquisas e recomendações para todos os usuários. Seu custo por propaganda online tende a ser mais baixo dada a relevância que o canal tem no meio digital diante de tantas notícias.
No fim, a verdade nua e crua é que se hoje vai embora um grupo de apoiadores do boicote ao serviço, amanhã entram o dobro de novos assinantes. Divulgar o boicote em todas as redes sociais, páginas e periódicos (online ou não) pode não ser a melhor estratégia (#ficaDica).
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