Contém pequenos spoilers
Como todo ano, o Oscar apresentou suas premiações, entre ela a de melhor filme. Essa ano, A Forma da Água de Guilermo Del Toro foi o grande campeão, desbancando o favorito Três Anúncios Para um Crime de Martin McDonagh.
Apesar de alguns críticos não terem amado o filme - estranhamente me deparei com alguns que preferiram o superestimado Corra (minha opinião) de Jordan Peele - o filme e linhas gerais têm merecido seu posto.
Aqui vão alguns motivos:
É uma história de Amor Intensa
É um amor carnal (com sexo e tudo). Ele respeita as diferenças e ignora os limites normativos. É um amor puro e quente que se iguala à casais de outros filmes premiados como Jack e Rose em Titanic.
Fala sobre preconceito
Desde o preconceito contra negros até homossexuais, o filme escancara no rosto dos personagens, incluindo aqueles duramente oprimidos pela sociedade, que o preconceito pode estar implícito em todos e no final, acreditar no amor, seja ele qual forma tiver, é a única solução.
O Vilão tem motivações pessoais
Michael Shannon interpreta o vilão Strickland. Desde sua relação com a família (perceba a mudança da paleta de cores quando ele está com ela) até sua relação com a mulher (tornando-a muda enquanto transa com ela), passam de uma obsessão não somente pela criatura, mas por algo maior. É uma construção que aproxima ela da realidade mostrando o quanto esse tipo de vilão é real e pode estar em qualquer empresa ou esquina.
Ela é baseada em um criatura brasileira
Direto das florestas da América do Sul, a criatura (quase que lovecraftiana) adorada como um deus, é uma mistura de dois mitos brasileiros: Ipuriara (lenda indígena) e Negro D'Agua (figura folclórica). Entretanto, invejosos irão dizer que na verdade, o monstro de Del Toro é baseado no clássico Monstro da Lagoa Negra, porém o que essas pessoas não sabem é que o clássico de 1954 mostra uma criatura que veio da Amazônia. Quer um mais uma brasilidade no filme? Toca Carmem Miranda!
Fontes:
- http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/cultura/guillermo-del-toro-destaca-a-importancia-de-carmen-miranda/?cHash=d1c8fbab0ddbe1eb43ae989aa83aa802
- https://io9.gizmodo.com/the-shape-of-water-novel-does-much-much-more-than-adap-1820895586
- https://colecionadordesacis.com.br/2018/01/09/ipupiara-ou-negro-dagua-quem-e-a-criatura-no-novo-filme-de-del-toro/
0 comentários:
Postar um comentário