Por Fernando Jácomo,
Confesso que quando comecei a minha primeira caminhada até Santiago no Inverno, tive uma sensação muito ambígua: um misto de ansiedade e medo se contorciam em meu estômago feito um Yin Yang girando em círculos.
Desventuras sucessivas e congelantes
Como é fazer o caminho de Santiago no Inverno? - Nossa saída foi em Pamplona, ainda com bicicletas - no início, éramos bicigrinos - e apesar da temperatura próxima dos 0 graus, o tempo ainda estava a nosso favor. A escolha por Pamplona - e não por St Jean - se deu devido à uma proibição oficial quanto à subida aos Pirineus: ninguém podia subi-los.
Os primeiros dias foram pesados. Enfrentamos muita lama e um desnível alto, a dificuldade era "Very Hard" mesmo para nós, que estávamos treinando há meses.
Então o tempo mudou - Lembro quando estávamos sob forte chuva em uma temperatura de -2 graus e minhas mãos mesmo protegidas, começaram a congelar. Meus dedos formigavam e mesmo relutante, meu companheiro de caminho me obrigou a enrolar os cobertores térmicos nas mãos.
Enfim, ao chegarmos no final daquela etapa, decidimos abandonar as bicicletas e seguir caminhando. Por sorte pegamos uma neve bem leve e tranquila.. até chegarmos ao Cebreiro. Uma nevasca forte nos pegou e com auxilio de um carro de bombeiros, pudemos deixar a montanha no outro dia até a cidade de Triacastela.
Os próximos dias se seguiram mais tranquilos e mais aquecidos. Poucos antes de Santiago de Compostela, o sol começou a aparecer na bela Galícia.
Alguns dias depois, nosso caminho havia terminado e muitos aprendizados foram absorvidos.
Por essa razão, aqui vão alguns deles:
Por essa razão, aqui vão alguns deles:
Recomendações e Dicas para o Caminho de Santiago no Inverno
Lembro que quando saímos de Puente La Reina, ainda no começo do trajeto, fomos abordados por uma mulher. O sol matutino fez com que ignorássemos um aviso importante dela: "Uma tempestade está se aproximando" - alertou-nos.
"Tempestade? Não tenho medo de chuva!" - pensei. Que bobo eu estava sendo naquela hora - no mundo dos games, chamamos pessoas assim de "noob" - Uma tempestade no inverno europeu não significava apenas uma chuva e sim, uma forte mudança de temperatura com risco de nevasca fortes em diversos pontos.
Em outras palavras: uma tempestade com gelo.
Após sofrermos as primeiras consequências do recado ignorado dessa mulher (ou anjo), passamos a ficar (bem mais) atentos com todas as recomendações que nos faziam.
Regra número 2: Amizade com outros peregrinos
Até uma boa parte da viagem nos relacionamos muito pouco com outros peregrinos. Havíamos perdido uma oportunidade de ouro.
Após enfrentarmos as primeiras desventuras, decidimos nos abrir e então compartilhar dificuldades, problemas e soluções do caminho e da vida.
Não é possível ser anti-social no caminho.... no inverno, isso passa a ser uma questão de sobrevivência.
Se puder, evite andar sozinho. Os albergues normalmente terão outros peregrinos, enturme-se.
Regra número 3: Aqueça-se
No inverno precisamos de botas especiais, 3 camadas de roupas (segunda pele, roupa de frio e uma camada externa isolante). Se possível, adicionalmente vista um poncho ou utilize um guarda-chuva para minimizar os efeitos da chuva/neve.
Aquecer uma água e coloca-la na garrafa térmica significa um momento precioso tomando um cha ou um cup noodles aquecendo o corpo por completo.
Cobertores térmicos e saquinhos para aquecer mãos e pés são muito úteis.
A roupa vai ficar molhada pelo suor e pelo clima, por isso lava-la e seca-la é fundamental para a manutenção do calor nos próximos dias. Na ausência de uma máquina ou uma troca de roupa, é preciso deixa-as em algum local secando.
Regra número 4: Se a coisa complicar, peça ajuda
Nós brasileiros não desistimos nunca, porém não sabemos o que é viver sob 5 metros de neve. Na hora do pânico e do perigo, use a lógica, acalme-se e procure por ajuda. As pessoas no caminho estão dispostas a ajudar, nem que para isso você pare em algum vilarejo, procure um habitante e peça um suporte.
Lembre-se que estamos em 2018 (ano em que esse texto foi escrito) e o celular já foi inventado :) Não esqueça de comprar um chip de celular na Espanha e anotar alguns telefones de albergues ou associações, em caso de emergência - além do Corpo de Bombeiros (112), claro.
Regra número 5: Divirta-se
Acredite! Andar na neve pode ser prazeroso, especialmente quando bem acompanhado. Aproveite o momento, sinta a neve cair no rosto, cante, tome um copo de vinho no final do dia para se aquecer e abrace o clima gelado.
É especial, principalmente para nós brasileiros que nunca vemos tanta neve assim. A chuva, a neve e o frio fazem parte da experiência. Buen camino!
(Atualização: Apesar de toda dificuldade, faria o caminho no inverno de novo, com certeza)
(Atualização: Apesar de toda dificuldade, faria o caminho no inverno de novo, com certeza)
Conhece nosso Canal?
Nosso Vlog conta com diversos vídeos de viagem, games e tem uma playlist exclusiva do caminho de Santiago. Assista!
Nosso Vlog conta com diversos vídeos de viagem, games e tem uma playlist exclusiva do caminho de Santiago. Assista!
0 comentários:
Postar um comentário