Logan Paul (esq) e seu grupo. |
O Youtuber Logan Paul (22 anos) surpreendeu negativamente a internet nos últimos dias. Em seu vlog - com mais de 15 milhões de assinantes - Logan decide "passear" por uma floresta assombrada no Japão, conhecida pelo alto índice de suicídio no local - algo que também é uma questão de preocupação pública no país todo devido o seu número elevado de casos.
Durante o passeio, Logan e sua turma encontram um corpo de um homem que havia se enforcado e a reação do grupo vão desde piadas até uma filmagem detalhada do corpo. Apesar da falta de empatia - beirando à uma sociopatia - e pelo que aparenta ser feito por muito tempo, todos os presentes estão mais preocupados em mostrar o ocorrido do que fazer o básico: chamar a polícia.
As atitudes, os comentários, as piadas e a publicação do vídeo acabam sendo um conjunto de desserviço generalizado.
O buraco é mais embaixo
Em seu pedido de desculpas, Logan Paul - que retirou o vídeo do ar - afirmou errar e pediu desculpas pelo ocorrido.
A ação de Logan é injustificável e merece ser punida judicialmente. O youtuber além de não acionar as autoridades de forma apropriada, invadiu uma área privada e brincou com um assunto sério. É caso de processo.
Entretanto um fator é mais preocupante: desde o horário de postagem do vídeo até sua repercussão negativa, um outro agente entra na história, o You Tube.
O You Tube, com sua política-família restritiva - que bloqueia vídeos com palavrões - permitiu que o vídeo se tornasse o top 10 da plataforma.
Obviamente existe uma falha no processo de varredura de conteúdos impróprios e, por mais que o You Tube afirme das limitações técnicas para averiguar conteúdos, estamos falando de um top 10 mundial e de um dos influenciadores mais importantes norte-americanos. Um alerta para vídeos assim, devem ser feitos na primeira hora, especialmente para um vídeo chamado "Achamos um Corpo".
A coisa piora...
Até o momento... a conta de Logan Paul não foi bloqueada, nenhum anunciante comunicou a desistência de trabalhar com o profissional e o pior, nenhuma medida legal foi proposta.
Muito provavelmente há discussões pelos bastidores - inclusive com as empresas de Marketing Digital que estão por trás dos "milionários" You Tubers e de Logan.
Qual será o problema?
0 comentários:
Postar um comentário