Semana passada, publicamos aqui o caso de Logan Paul (22 anos), um Youtuber estadunidense que adentrou uma floresta assombrada - e também conhecida pelo alto índice de suicídios - e acabou encontrando o corpo de um homem morto que cometera suicídio. A atitude sua e do grupo que o acompanhava, foi filmar o corpo em detalhes e, após o ocorrido, fazer diversas piadas.
O caso foi alvo de diversas críticas inclusive da própria comunidade do You Tube. O Youtuber PewDiePie - também alvo de polêmicas envolvendo antissemitismo e levando o YT a alterar diversas políticas internas com seus anunciantes e produtores de conteúdo - chegou a chamar Logan Paul de sociopata (Fonte: The Sun).
Na época, questionamos a ausência de uma ação dura do próprio You Tube, visto que Logan Paul teve seu vídeo publicado em primeiro lugar no Top Trending por horas. Essa semana entretanto, a história começou a ter um desfecho.
Recomendação de Leitura
A carta aberta do You Tube
No dia 9 de Janeiro, o YT publicou uma carta aberta (fonte: Twitter oficial) onde disse:
"Uma carta aberta para nossa comunidade:
Muitos de vocês estão frustrados com a falta recente de comunicação. Vocês estão com a razão. Vocês merecem saber o que está acontecendo.
Como muitos, nós ficamos incomodados com o vídeo que fora compartilhado na última semana.
Suicidio não é uma brincadeira, nem deveria ser fonte de vizualições. Como Anna Akana colocou perfeitamente: 'Aquele corpo era de uma pessoa que alguém amava.Você não entra simplesmente em uma floresta com casos de suicídio com uma câmera e alega sanidade depois.'
Nós esperamos mais dos criadores que constroem nossa comunidade no You Tube, e acreditamos que vocês (o público) também. O canal violou as regras de nossa comunidade e agimos de acordo e no aguardo das devidas consequências.
Demorou muito tempo para respondermos mas nós ouvimos tudo o que vocês estão dizendo. Nós sabemos que essas ações de um único criador pode afetar toda a comunidade e por isso, em breve compartilharemos as medidas para garantir que vídeos como esses nunca mais circulem novamente."
Via Kotaku, algumas dessas medidas foram então publicadas:
- Paul foi removido do Google Preferred, uma lista aberta de Youtubers famosos que são privilegiados com a possibilidade de patrocínio de grandes marcas;
- Remoção de Logan do projeto de humor Foursome do You Tube Red (plataforma de filmes) e pausa indeterminada em outro projeto da mesma plataforma (The Thinning: New World Order);
Será o suficiente? - Até a data de hoje, o canal de Logan continua ativo mas sem nenhum vídeo novo há uma semana.
Seu último vídeo, um pedido de desculpas, ainda conta com uma grande quantidade de views e não há qualquer menção sobre uma possível desmonetização de seu canal ou mesmo cancelamento de sua conta. Também não há qualquer divulgação sobre ações judiciais.
O que aparenta é que esse é um primeiro passo dentro da contraditória e complicada necessidade e obrigação (legal e moral) de se punir um influenciador digital inconsequente porém muito rentável.
Como se auto-intitula, "um garoto de 22 anos de Hollywood fazendo Vlogs loucos", Logan na verdade não é mais um garoto e portanto precisa ser tratado feito gente grande.
***
Suicídio é coisa séria! - A recomendação para produtores de conteúdos ou mesmo pessoas que estão filmando suas férias é, ao encontrar qualquer situação que possa atentar à vida de um indivíduo ou mesmo de um grupo, seja em uma situação de tentativa de suicídio ou mesmo em uma situação de risco coletivo - como um atentado terrorista - o correto é "baixar as câmeras" e procurar ajuda.
No caso específico de suicídio, há uma questão adicional que pode estar atrelada à casos como bullying, depressão ou mesmo atentados. Por isso envolve questões que podem prejudicar não somente a imagem da vítima, mas toda uma família e comunidade. Seja consciente e responsável.
0 comentários:
Postar um comentário