"A diferença entre passado, presente e futuro não é nada além de uma ilusão."
Assim inicia-se Dark, uma série da Netflix que tem em seu próprio nome uma roupagem diferente para viagens no tempo cujo o tom pesado e dramático é constante nos 10 episódios de sua primeira temporada.
Fãs de Doctor Who costumeiramente recomendam o episódio "Blink" da série do doutor doido para novos possíveis Whovians (termo utilizado para fãs de Doctor Who). A recomendação se dá por diversos motivos: o clima de suspense, a ameaça dos anjos chorões e a temática da viagem no tempo. A sensação no final de Blink é amarga porém única.
Dark se aproveita dessa mesma sensação, porém não se engane, mesmo a série alemã tendo elementos de Stranger Things, Arquivo X e Donnie Darko, ela consegue se destacar de forma exclusiva e menos complexa.
A maior dificuldade será em reconhecer e se conectar com os personagens apresentados em linhas temporais diferentes, porém quando o elo é feito, o telespectador passa a se importar com cada drama, história e motivação deles. Há uma curiosidade desperta em cada figura em cena, pelo simples fato de você acompanhar o desenrolar de suas vidas acontecendo em fluxos temporais diferentes, porém paralelos.
O suspense da série é psicológico e bate na porta do religioso "livre-arbítrio", questionando nossa possível incapacidade de mudar o destino. E se soubéssemos nosso destino final e descobríssemos que nossas ações de nada adiantam. O futuro já estaria fadado ao derradeiro destino ilusório de que tudo já fora escrito e tudo será do jeito que você testemunhou.
O terror e suspense residem na inação de acontecimentos que não podem ser alterados e no final, o que se vê, é um desenrolar pré-determinado. Por mais que heróis e vilões (dos quais não sabemos quem é quem) tentem, no final eles fracassam miseravelmente na tentativa de alterar a linha temporal de forma sufocante.
E que nesse ritmo, fio de roteiro e qualidade de personagens venha na sua segunda temporada!
Curiosidades sobre Dark
- Essa é a primeira série alemã produzida pela Netflix;
- A maioria das cenas externas, nas florestas, ocorre em Fahrtechnikakademie Kallinchen, perto de Berlim. Essa área era uma zona militar de testes na antiga República Democrática da Alemanha;
- Fui utilizada uma "máquina de chuva" durante as filmagens;
- A roupa de esqueleto em um dos personagens é uma referência declarada à Donnie Darko;
- O chocolate Twix nos anos 80 era conhecido na Alemanha pelo nome Raider. Quando um personagem do futuro encontra a embalagem de Raider ele percebe que está no passado;
Fonte: IMDB
Trailer
Conhece o nosso canal?
Assista ao nosso último vídeo em Amsterdã
0 comentários:
Postar um comentário