Com seis novos episódios, a quarta temporada de Black Mirror estreiou e já gerou muita discussão, mas toda ela voltada para um único tema que se repetiu durante toda a série. Teria sido ele colocado repetidamente por preguiça ou por estratégia de roteiro?
"Crocodile" mostra como atitudes impensadas em cadeia tornam-se uma bola de neve. Tais desventuras representam uma personagem sem controle ou sem motivações de roteiro? |
Isso é muito Black Mirror
Tecnicamente a série tem se mantido na zona de conforto e têm optado por conectar todos os episódios do seriado em um único universo.
O objetivo em questionar a tecnologia como um produto social e potencialmente devastador, permanece em todos os episódios da nova temporada, porém um fato curioso é a constante repetição em um único tema por todos os episódios: a consciência digital.
Ora passando por simulações e consciências artificiais como os episódios "USS Calister" e "Hang the DJ" e, ora tornando a consciência humana um big brother como em "Arkangel" e "Crocodide" (ambos duramente rejeitados pela crítica), o tema central ganha sua conclusão no episódio "Black Museum" que tem como objetivo conectar os episódios e garantir "justiça" para os desprazeres tecnológicos assistidos durante a quarta temporada.
Dirigido por Jodie Foster, "Arkangel" é considerado pelos críticos um dos episódios mais fracos da série. |
É possível afirmar que o tema poderia ser uma aposta segura e até preguiçosa em repetir a dose já assistida nos episódios "White Christmas" (2a Temp), "The Entire History of You" (2a Temp) e no premiado "San Junipero" (3a Temp), entretanto há a hipótese do tema central ter sido o norte da temporada
Quais os direitos que alguém tem em exercer domínio no pensar ou existir do outro? E se esse outro for uma inteligência artificial?
Todas essas perguntas - que tão pouco recebem respostas - são marteladas constantemente em cada uma das histórias contadas até o momento em que a série mostra um possível equilíbrio em tudo. Melhor conviver com as perguntas e tentar ser feliz.
Tema Intrigante - Assim como nos outros episódios da série, a consciência digital é intrigante pois ela demonstra uma cadeia de algoritmos que tem a capacidade de pensar. Teria ela consciência da sua própria existência? E se assim ela tiver, quais as obrigações que teremos que ter com elas?
Tema Intrigante - Assim como nos outros episódios da série, a consciência digital é intrigante pois ela demonstra uma cadeia de algoritmos que tem a capacidade de pensar. Teria ela consciência da sua própria existência? E se assim ela tiver, quais as obrigações que teremos que ter com elas?
"Metalhead" talvez seja o único episódio que foge um pouco do tema central. |
O problema é que no meio de sua maratona, você já sabe o que esta acontecendo e o elemento surpresa acaba ficando mais previsível. O que não se explica nesse contexto, é a existência do episódio "Metalhead". Com uma temática quase inédita e todo em preto e branco, o tema trata de cães robôs letais que tem como função caçar suas presas em um mundo que aparenta ser pós-apocaliptico. Tal qual o season finale das abelhas assassinas em "Hated in Nation" (3a Temp), o episódio dos cães robôs pode a priori ser fraco, mas uma respiro.
Contudo, fica-se também o questionamento frente ao tema: estaria o cão-robô realizando sua caça por propósito, determinação ou teimosia?
Contudo, fica-se também o questionamento frente ao tema: estaria o cão-robô realizando sua caça por propósito, determinação ou teimosia?
"USS Calister" pode gerar um spin-off da série. Episódio faz uma paródia com Star Trek e agradou o público geral |
É difícil dizer se essa é a pior ou melhor temporada de Black Mirror, o que precisa ser feito entretanto é considerar esse um produto único, uma grande obra de contos que trata da consciência artificial sob diferentes ângulos.
O que sabemos contudo, é que jogar The Sims pode ser agora algo muito Black Mirror.
Fernando Jácomo é analista de sistemas com especialização em Negócios. Além de estudante de História, ele questionou a Siri sobre a consciência da sua própria existência. Ela respondeu que nunca pensou sobre isso. Melhor ela continuar não pensando sobre isso...
Conhece o nosso canal?
Assista nosso último vídeo no museu de cera em Amsterdã.
0 comentários:
Postar um comentário