Por Fernando Jácomo,
Quando chegou em 2016, Overwatch foi um sucesso de vendas e de público. No melhor estilo Hero Shooter, o game conseguiu abocanhar uma grande parcela no mercado, acostumados ou não com FPS.
Os motivos eram muitos: personagens carismáticos, diversidade de jogabilidade, interação social, atualizações online gratuitas, possibilidade de montar múltiplas estratégias e cutscenes fora do ambiente virtual que contavam mais sobre o universo de Overwatch.
Logo uma comunidade inteira se formou, dando espaço para campeonatos com prêmios atraentes. Tal fato é que o número de usuários só têm aumentado, alcançando a marca de 35 milhões de jogadores em Outubro de 2017 (quase 3 cidades de São Paulo).
Diante desse cenário e pensando no futuro, há chances de Overwatch precisar iniciar um processo de reinvenção.
Existem 2 elementos que tendem a ratificar essa ideia:
O primeiro é a própria comunidade. Segundo os próprios desenvolvedores, há uma grande toxidade entre os jogadores de Overwatch. Ofensas, falta de paciência e assédio (especialmente com jogadoras do sexo feminino) estão na lista dos maiores reportes. A Blizzard têm procurado incentivar os jogadores a darem o reporte, porém sempre existe o risco de jogares serem banidos indevidamente. Por fim, o diretor do game, Jeff Kaplan fez uma análise após o seu comentário sobre toxidade, afirmado que tal elemento faz com que o game progrida lentamente e acabe prejudicando a marca.
Outro elemento importante é o buzz de mercado. Segundo o Google Trends, Overwatch perdeu muito espaço nas discussões da web comparado a novos games do ano como Destiny 2 e Assassins Creed Origins. O que significa menos envolvimento da comunidade fora do ambiente in-game. Adicionalmente, há um empenho dos desenvolvedores da Blizzard em apostar mais em conteúdos sazonais para poder manter a comunidade aquecida, consumindo conteúdo e até realizando micro-transações em loot boxes. Entretanto, será o suficiente? Será sustentável?
Esse é o ponto e a equipe de Overwatch sabe bem disso. Para o futuro, espera-se algum anúncio oficial na Blizzcon 2017 seja ele um novo herói, um modo campanha ou até mesmo um novo jogo do universo. Em paralelo os campeonatos seguem e até mesmo haverá um campeonato no Brasil.
Porém todo esse esforço precisa ser melhor aproveitado pois a Blizzard precisa mostrar para sua fan-base que, apesar de todos os riscos, ainda há muito o que explorar no universo de Overwatch. A empresa precisa nos lembrar do porquê nos apaixonarmos por Overwatch em 2016.
E você, o que acha? Acredita que Overwatch precisa se reinventar?
E você, o que acha? Acredita que Overwatch precisa se reinventar?
Confira nossa jogatina de Overwatch
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