Por Fernando Jácomo
sexta-feira, 30 de junho de 2017
Sense8 vai voltar - O que os últimos 29 dias têm a nos ensinar antes de comemorarmos
Por Fernando Jácomo
Dia 28 de Maio de 2017, era uma tarde de domingo e finalmente havia acabado a minha maratona da segunda temporada no (ou na) Netflix. Pensei em fazer uma resenha/crítica da temporada porém ainda estava com um sentimento confuso. Por mais que eu amasse os personagens, a libertinagem explícita e política em suas ações, me incomodou muito o roteiro mais fraco e o season finale (final de temporada) atropelado e frenético a ponto de me perder nas linhas da história.
Por um momento pensei que a aceleração se deu ao fato da série terminar na próxima (e) terceira temporada. Perdoei a série, mas não escrevi nada.
Em meio à outros assuntos como a chegada da E3, o mapa novo do Overwatch, as edições dos novos vídeos do Na Estrada, acabei deixando de lado Sense8.
Porém, no dia 01 de Junho, a Netflix anunciou o cancelamento da série. A internet (especialmente no Brasil) veio à baixo (ou veio à tona) e fãs reclamaram, fizeram abaixo assinado, protestaram em diversas paradas LGBTs ao redor do mundo, postaram memes no Twitter... foi um escândalo.
A temporada havia sido fraca, mas será que esse era o problema? Na verdade, o buraco era mais embaixo - e bem conhecido do brasileiro com seu jeitinho para tudo.
Primeiro que a Netflix é uma empresa que precisa lucrar como qualquer outra empresa no mundo, inclusive a minha e a sua se hipoteticamente ou realmente tivermos. Hollywood é capitalista e ponto final - Get over it! Segundo, que os índices de audiência de Sense8 eram baixíssimos, a série ocupava o amargo lugar 70 na lista! Por fim, a "responsabilidade" era do telespectador que baixa episódios na internet ou empresta a senha do serviço para o amiguinho.
Entendo que a situação no Brasil (e em muitos lugares do mundo) torna difícil ter que assinar Internet (com TV e Telefone obrigatoriamente para ficar mais barato), pagar energia elétrica, ter uma Smart TV ou um PC bom para daí - e somente daí - assinar um serviço de Streaming como a Netflix. É um custo que no total faz muitos brasileiros pensarem em baixar ou emprestarem a senha da conta. É caro essa brincadeira!
Mas, como diz o ditado, toda ação tem uma reação: o volume de downloads ilegais não é contabilizado nos números da empresa que é forçada a cancelar alguma série. E a Netflix veio na onda de cancelamentos similares como The Get Down, Marco Polo, recentemente com Girl Boss e colocou séries como Better Call Saul e House of Cards, em uma situação de desconforto.
Mas mesmo assim, os fãs reclamaram. Clamaram pela importância social, política e pessoal que a Sense8 tem - e realmente tem. Enviaram e-mails para os atores, diretoras, empresas e até cogitaram um financiamento coletivo. Por sorte as vozes foram ouvidas e a série vai voltar para um desfecho em um especial de 2 horas, provavelmente em 2018. A Netflix e a diretora Lana Wachowski confirmaram o retorno.
A vitória é como um chocolate amargo diet com baixo açúcar mas que precisa ser comemorada, especialmente pelo seu público. É apenas um episódio mas nos deixa uma lição: pirataria não ajuda em nada.
Mesmo eu, apoiador anarquista do conteúdo livre e gratuito para o mundo, sei que essa minha mentalidade socialista (ou esquerdopata) não passará pelos portões de Hollywood. Por isso, se em algum momento eu clicar no botão "Click Here for Download" eu preciso deixar de lado minha hipocrisia e ter ciência de que essa é uma de muitas ações que poderão cancelar meu seriado favorito. Que direito terei eu de reclamar depois?
Você pode me dizer: "Mas Hollywood têm muito dinheiro. É injusto isso." Amigo, a vida é injusta! Sense8 também nos ensina isso. Por sorte temos a oportunidade de termos uma segunda chance com alguns seriados. Não desperdice essa chance.
quinta-feira, 29 de junho de 2017
Confira o trailer novo do filme de Death Note produzido pela Netflix
O filme estréia no serviço de streaming em 25 de Agosto.
Confira o novo trailer de Death Note e a transformação de Light Turner (Light Yagami no mangá) em Kira! Após encontrar um caderno chamado Death Note, Light pode causar a morte de diversas pessoas escrevendo apenas o nome dela. Todo esse poder trás consequências irreparáveis que afetam a todos que o cercam.
Willem Dafoe vive o deus da morte (shinigami) Ruyk. O filme estréia no serviço de streaming em 25 de Agosto.
Na estrada :: Cuba Sem Preconceitos
Atenção pessoas de Direita e Esquerda, este pode ser um vídeo politicamente polêmico pois vamos fazer um balanço final sobre nossa viagem até Cuba, com informações, imagens e opiniões dessa ilha tão polêmica mas igualmente fascinante.
quarta-feira, 28 de junho de 2017
"A base de fãs da Marvel, talvez nem se lembre dos X-men" diz produtor de Marvel vs Capcom Infinite
Preparem-se para cairem no chão com a declaração de Peter Rosas e Michael Evans, produtores de Marvel vs Capcom Infinite.
Em uma entrevista ao Gamespot, os produtores responderam algumas questões sobre jogabilidade, gráficos, correções e sobre a polêmica escalação de personagens.
Para quem não se lembra, uma lista de personagens havia sido vazada há algumas semanas e se mostrou parcialmente verdadeira com uma apresentação na E3. O grande ponto da lista foi a exclusão de personagens das franquias Quarteto Fantástico e X-men, por não fazerem parte do universo cinematográfico da Marvel Studios e sim da FOX. Isso causou uma grande comoção dos fãs gerando diversas discussões sobre o tema.
Apesar de especularmos que os personagens poderiam voltar um dia, mesmo como DLC, essa esperança foi por água abaixo com um trecho da entrevista. Quando questionado sobre a falta dos X-men, Michael Evans afirmou:
(...) Eu gostaria de falar sobre o processo de seleção de personagens pois eu acho que é uma coisa importante. Há 3 coisas que olhamos nesse caso: Gameplay primeiro e acima de tudo, claro. A equipe de Pesquisa e Desenvolvimento conversa conosco e junto conversamos com a Marvel sobre os personagens que queremos colocar. (...)
Em seguida a história (...) Uma das primeiras coisas que fizemos foi sentar e escrever a história. (...) Em uma perspectiva de Storytelling isso também interfere na seleção.Agora atentem-se para o trecho abaixo:
Então a terceira coisa obviamente é a popularidade desse personagens. (...) Um monte de fãs querem ver os X-men, então trouxemos de volta. Então falamos muito com a Marvel sobre o seu futuro e sobre o que vai acontecer. Sua base moderna de fãs talvez nem se lembrem de alguns personagens dos X-men mas conhecem Guardiões da Galáxia ou Pantera Negra. Entende? Capitã Marvel parece uma seleção estranha mas é fantástica(...)"
Em suma, aparentemente os X-men foram idealizados para o jogo, porém a Marvel parece ter afirmado que nenhum fã atual conheceria os mutantes - com desculpa para a situação contratual entre os estúdios de cinema. Vale lembrar que nos quadrinhos, a série do Quarteto Fantástico foi cancelada após décadas de existência e os X-men perderam protagonismo em grandes eventos.
A declaração e posicionamento da Marvel - por meio dos produtores - ignora heróis como Deadpool (onde o filme concorreu ao Globo de Ouro por melhor filme e melhor ator) e a franquia X-men e seu derivado Wolverine que juntos somam 9 filmes já lançados.
Para complicar a situação, os gráficos do jogo não têm impressionado muito. Após a apresentação na E3, o rosto dos personagens Dante e Chun li viraram memes na internet por conta das distorções faciais (veja as imagens abaixo). A probabilidade do tiro sair pela culatra é grande e o rojão está nas mãos da Capcom.
terça-feira, 27 de junho de 2017
Raio-X de troféus :: Ressuscite 4 jogadores com a Mercy em OVERWATCH
Chegou mais um dia de tentar aquele troféu (ou conquista) maroto. Continuando a seleção de troféus de Overwatch, aprenda a fazer o troféu Huge Rez (ou Boa Ressurreição) da Mercy.
segunda-feira, 26 de junho de 2017
É oficial SNES Clássico será relançado :: Confira a lista de jogos que virão junto
É oficial!
A Nintendo anunciou hoje em sua página no Facebook que lançará o SNES clássico. O aparelho terá saída HDMI, virá com dois controles e 21 jogos. O aparelho custará US$ 80 nos Estados Unidos e sairá no dia 29 de Setembro (provavelmente nos mercados mais relevantes para a empresa - Brasil deve estar fora).
Confira abaixo os jogos anunciados - a seleção está ótima:
- Contra III: The Alien Wars™
- Donkey Kong Country™
- EarthBound™
- Final Fantasy III
- F-ZERO™
- Kirby™ Super Star
- Kirby’s Dream Course™
- The Legend of Zelda™: A Link to the Past™
- Mega Man® X
- Secret of Mana
- Star Fox™
- Star Fox™ 2
- Street Fighter® II Turbo: Hyper Fighting
- Super Castlevania IV™
- Super Ghouls ’n Ghosts®
- Super Mario Kart™
- Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars™
- Super Mario World™
- Super Metroid™
- Super Punch-Out!! ™
- Yoshi’s Island™
Um detalhe muito legal: o videogame terá Star Fox 2 que aparentemente será desbloqueado quando o jogador finalizar a primeira fase do primeiro Star Fox.
Confira as artes de um artista com esclerose múltipla feitas com os olhos
Mesmo com uma doença degenerativa a tecnologia da Tobii permitiu a façanha.
Via Kotaku.com,
Via Kotaku.com,
Em 2010, o artista Francis Tsai - que já trabalhou com Concept Art em empresas de games como Rockstar, Eidos e EA - foi diagnosticado com esclerose múltipla, o que faz com que ele perca gradativamente alguns movimentos do corpo e consequentemente sua habilidade de desenhar.
Desde então, ele havia iniciado a sua adaptação desenhando com os pés porém, em um e-mail enviado para a Kotaku.com pela irmã de Francis, uma nova forma de desenhar havia aparecido: pelo mapeamento dos olhos.
A técnica, desenvolvida no caso pela empresa Tobii, permitiu a façanha. Francis conectou o periférico com alguns programas de computação e fez as artes abaixo. Todas elas estão disponíveis para compra e os fins do faturamento irão para os cuidados médicos do artista. Clique no link: http://teamgt.com/
Estamos sem palavras por mais essa história de superação.
quinta-feira, 22 de junho de 2017
Confira o Gameplay de Beyond Good and Evil 2
Game ainda não possui data de lançamento.
O diretor criativo do game, Michel Ancel fez uma demonstração restrita (agora disponibilizada no You Tube) da jogabilidade e mecânica do novo Beyond Good and Evil 2.
A demonstração não é o gameplay final, porém dá uma idéia de jogabilidade, gráficos e escalas do game.
Na Estrada :: Conhecendo a Cidade do México
Hora de conhecer um lugar muito movimentado e cheio de coisas para fazer: a Cidade do México! Saímos da calorosa Cancun e fomos para a grande Cidade do México. Sem dormir, passamos um pouco de frio mas conhecermos os pontos turísticos da cidade como a Catedral de Guadalupe e o museu de belas artes. No final do dia, inesperadamente nos encontramos com uma feira de quadrinhos!
Feira Comic's Rock Show - todo sábado, das 11 da manhã até as 17 horas na Cidade do México.
Endereço: Centro Cultural Miguel Sabido, Basilio Badillo 4, Centro Histórico.
O local conta com várias lojas, action figures/bonecos, quadrinhos, livros, colecionáveis, games e artigos nerd/geek
quarta-feira, 21 de junho de 2017
Novo trailer de Game of Thrones é de arrepiar qualquer um nesse inverno!
Enquanto no hemisfério norte é o primeiro dia do verão, aqui estamos comemorando o primeiro dia do inverno. Sem querer, esbarramos nesse trailer incrível, lançado hoje com muitas cenas inéditas.
A nova temporada de GOT estréia em 16 de Julho na HBO.
terça-feira, 20 de junho de 2017
Inscreva-se nas qualificatórias da liga de Injustice 2 - Primeira etapa em 24 de Junho
Já está detonando no novo Injustice 2? Recentemente, a Warner Games anunciou o campeonato mundial podendo pagar uma soma de até 600 mil dólares.
Para se inscrever e participar das etapas iniciais brasileiras online e presencial, acesse o site da liga no Brasil: http://br.ign.com/ligalatinainjustice2/inscricao/
32 jogadores disputarão a final nacional do torneio, que acontece em São Paulo no dia 12 de agosto nos estúdios da Webedia com transmissão no Twitch, YouTube e no Esporte Interativo. A premiação da etapa brasileira será de R$ 10 mil.
A final latina acontecerá no dia seguinte, e contará com 8 jogadores do Brasil, Argentina, Chile, Peru e México. A premiação para o vencedor será de R$ 15 mil e o ingresso no campeonato mundial.
Raio-X de troféus :: Faça o troféu Roadkill de OVERWATCH
Hoje vamos mostrar uma forma de conseguir desbloquear aquela conquista/troféu do Junkrat: Roadkill / Fúria na Estrada. Fazendo direitinho em sua jogatina, você ganhará o spray "Bonitinho/Cute" do doido.
segunda-feira, 19 de junho de 2017
Por que videogames no Brasil são tão caros?
By Fernando Jácomo10:56artigo, Gaming, god of war, mario, microsoft, nintendo, PCGames, playstation, uncharted
Nenhum comentário:
O buraco é mais embaixo.
Fonte: http://www.arkade.com.br/ |
Lembro-me como se fosse ontem - porém há cerca de 4 anos atrás - assisti às conferências da Sony e Microsoft pela Internet quando ambas as empresas anunciaram os seus novos consoles: Xbox One e Playstation 4. Confesso que fiquei muito mais interessado no console da Sony, por ser um pouco mais apaixonado por Uncharted e God of War.
Estava ainda bestificado com os gameplays do novo "The Last of Us" - que estava em vias de ser disponibilizado nas lojas - e pensei: "Caramba, como serão esses jogos? O que falta para alcançarmos a perfeição?" (frase que é dita pelos nerds a cada nova geração).
Porém, algum tempo depois, a Sony Brasil ainda se recusava a publicar o preço oficial e todas as brincadeiras e memes já rolavam pela Internet. Me lembro até de um meme com a foto da Dilma, com uma balão: "bonito esse PS4, seria uma pena se viesse no preço de um carro".
Foi então que a Sony Brasil anunciou o preço: R$ 4999,99 - não era o preço de um carro popular, mas era o preço do meu primeiro carro (na realidade era da minha mãe) quando era um jovem adulto - um velho Escort 89.
O argumento da Sony para o preço foi trabalho em cima da carga tributária e lucro do varejista.
Na época, além de termos o Iphone mais caro do mundo, tínhamos o videogame mais caro do mundo. Compensava ir para Miami, comprar um Playstation 4 lá e voltar.
Causas do problema
Alguns motivos operacionais levaram à essa situação também: a Sony havia acabado de iniciar a produção e venda de Playstation 3 dentro do Brasil - seria preciso se livrar o quanto antes de todo esse estoque. Porém a questão da carga tributária era assustadora pelo simples fato de que aparelhos e jogos de videogame são vistos como jogos de azar e tributados como tal. Em termos gerais e leigos, para nosso governo, uma máquina de caça-níquel tinha o mesmo problema social que um Nintendo Wii.
No final, o motivo que levou o Xbox One e o Playstation 4 a serem os mais caros do mundo foi o mesmo catalisador da pirataria do final dos anos 90 e por todo os anos 2000 do PSOne e PS2. Ninguém estava acostumado a pagar por tanto e agora não havia saída. Nem mesmo a geração anterior havia escapado imune, mas apesar da trava no PS3 e das medidas de segurança online, o Xbox 360 ainda aceitava pirataria "de boas" desde que não utilizasse recursos da rede. Uma alternativa Legal nesse mar de ilegalidades e piratas era o PC e celular, que possuem exceções fiscais, sendo considerados pela Receita Federal como "aplicativos" e não "jogos", sofrendo aplicações de impostos diferentes.
Para consoles e fliperamas, operacionalmente o Brasil sempre foi um mercado inviável e pouco rentável. Empresas como Sony, Microsoft e Nintendo precisam dos seus relevantes milhões e nosso governo nunca colaborou - desde sempre.
Estávamos entre a cruz e a espada, sem podermos recorrer à pirataria e ao mercado Legal. Era hora de gastar uma grana preta.
Uma luz no fim do túnel
Acredite, esse texto não tem um viés político: todos os partidos nunca tiveram competência e capacidade intelectual suficiente para separarem o joio do trigo. Os governos de Sarney, Fernando Collor, Itamar, FHC, Lula e Dilma foram igualmente míopes e desnecessários para o processo anti-pirataria com o único plano de favorecerem os cofres públicos diante de um mercado em crescimento.
A medida de aplicar altos impostos nunca afastou os freemiums (verdadeiros caça-níqueis disfarçados de jogos de celular) do mercado e sempre houve vista grossa para o mercado ilegal. A solução sempre foi paliativa: chamavam a polícia.
Recentemente, o senador Telmário Motta (foto ao lado - fonte) aprovou uma sugestão popular Sug 15/2017, que visa diminuir os impostos dos jogos de videogame. Se a medida for aprovada, teremos um bom desconto permitindo que as empresas venham a se interessar pelo Brasil de novo e ganharmos mais relevância oficial e legal no mundo dos games.
Ainda estamos longe mas há um lado bom
Fonte: http://www.culturamix.com/tecnologia/pirataria-em-alta-no-brasil/ |
Lembro-me quando em 1999 muitos amigos \tinham tantos CDs gravados - saindo pela culatra, vãos, cantos e qualquer esconderijo de casa - de PSOne que sequer haviam jogado. Nunca uma coleção de jogos foi tão maltratada como naquela época. São dezenas de jogos iniciados sem terminar. Não havia seleção natural exceto quando o jogo era bom.
Hoje, ainda estamos diante de muito imposto e pessoalmente escolho com muita cautela cada jogo que compro em uma loja. Faço as perguntas básicas: eu mereço? eu vou jogar? esse jogo é raro? vai ficar em promoção algum dia? Além do mais, analiso todos os reviews antes de comprar, consulto amigos e mesmo assim me engano (alguém disse "No Man's Sky"?), porém trato minha biblioteca com mais respeito. Tenho uma prateleira bem arejada reservada para ela, organizo os discos por ordem alfabética e mantenho um diário dos jogos que finalizei.
Mas por que faço isso? Simples, porque me custou muito consegui-los! Custou literalmente! Não espero que a sugestão endereçada pelo senador Telmário Motta reduzirá os custos em mais do que 20% ou mesmo que o mercado de games ganhará o devido respeito por conta dessa situação. Mas colocarmos em pauta esse assunto ou mesmo começarmos a tratar os videogames como um entretenimento sério, uma mídia justa, uma plataforma para arte, respeitar nosso dinheiro em uma compra, apoiar eventos e, se a nossa condição financeira permitir, nos darmos respeito ao dizer "não" para pirataria, será um bom começo. Mas não julgo que não pode pagar pelo produto oficial, afinal de contas, videogame ainda é caro pra burro e está em uma indústria que é um verdadeiro caça-níquel rentável e viciado para outras máquinas.
Confira quais são as 10 séries mais assistidas no Netflix
Apenas 2 séries originais da Netflix apareceram no top 10.
A empresa 7DataPark realizou uma pesquisa onde mensurou o tráfego online dos últimos 12 meses (apenas nos Estados Unidos) das séries assistidas na plataforma Netflix. Para surpresa de todos, as únicas séries originalmente produzidas pela empresa, que entraram no top 10 foram Orange is the New Black e Stranger Things (via Hollywood Reporter)
Séries como House of Cards e dos heróis da Marvel (Demolidor, Punho de Ferro, Jessica Jones e Luke Cage) ficaram de fora.
A pesquisa adicionalmente publicou o resultado de 3 séries canceladas pela empresa - Sense8, Marco Polo e The Get Down - e confirmaram o que já havia sido publicamente dito sobre o cancelamento desses seriados: não estavam dando audiência.
Confira o resultado abaixo:
Fonte: http://www.hollywoodreporter.com/news/is-wall-street-giving-netflix-a-pass-sky-high-content-costs-1012880 |
quarta-feira, 14 de junho de 2017
Na Estrada :: Bebendo uma pizza
Aventuras no México continuam.
O episódio do Na Estrada de hoje sai mais cedo e dessa vez a gente tirou férias... das férias! Hora de ficar na beira da piscina, andar na areia da praia, ouvir um Tchakabum e BEBER uma deliciosa pizza. Sim, Beber! Pelo menos era o que o Leandro estava bebendo!
terça-feira, 13 de junho de 2017
E3 2017 :: Balanço das principais apresentações da E3
By Fernando Jácomo11:13artigo, Gaming, god of war, marvel, microsoft, nintendo, playstation, ubisoft
Nenhum comentário:
Mais uma E3 se foi e com ela muitas novidades. Aqui fazemos um balanço do que houve de melhor e pior.
Hardware
Essa é a era do VR?
Algumas empresas e principalmente a Sony ainda apostam no VR. O periférico sonysta já vendeu mais de 1 milhão de unidades no mundo e para alavancar mais isso, a empresa aposta no recebimento de diversas franquias para aquecer as vendas do produto. Em destaque estão Fallout, Doom VR e Skyrim que receberão uma versão em realidade virtual. Durante sua conferência, a Sony reservou quase um terço do tempo para apresentação de diversos títulos - ainda que pouco animadores.
A conferência da Sony fechou a segunda-feira seguindo o mesmo padrão do ano passado, porém trouxe o hype necessário para a indústria de games com poucas datas precisas e um gosto amargo de "quero mais" de Day's Gone, God of War, Monster Hunter, Shadow of Colossus Remaster e Spiderman. Vale ressaltar que a fórmula da Sony de apresentações precisará mudar logo: está ficando difícil apresentar jogos sem datas.
Sem muitas expectativas, a Nintendo encerrou as apresentações oficiais com um vídeo gravado onde apresentou alguns lançamentos, destacando as novas DLCs de Zelda Breath of the Wild, Rocket League, o novo Fire Emblem, Xenoblade, Mario Odyssey (Mario no corpo de um T-Rex) e o logo de Metroid Prime 4.
A empresa aparenta estar pisando em ovos com seus lançamentos e espera que a versatilidade do console continue alavancando a empresa na guerra de consoles. Talvez de todas, a Nintendo tenha tido a apresentação mais conservadora, porém satisfatória.
Apresentações com animações retrô ao som de Mr Sandman na Bethesda, Assassins Creed voltando às origens, retrocompatibilidade no Xbox, Link em Skyrim, Beyond Good and Evil voltando com os dois pés na porta... tudo isso significa um novo conceito das produtoras para seus consumidores/fãs: "queremos ser seu clássico!"
Essas estratégia garante atrair seus consumidores pela paixão - estratégia muito similar da Apple, Coca-Cola, Marvel e Mc Donnalds ("amo muito tudo isso"). Esse apelo passional está exclusivamente em franquias que de alguma forma emocionaram e envolveram seus fãs no passado (mesmo que recente). Isso garante principalmente maior doação e fidelidade dos consumidores para às franquia - e suas marcas atreladas.
Porém, vale ressaltar que o público nerd/gamer/geek é muito (muito) exigente comparado aos demais públicos, e qualquer falha durante esse processo poderá ter um efeito reverso. Precisamos de um Fifa novo todo ano? Precisamos de um Just Dance novo todo ano? Precisamos de um COD novo todo ano? Essas perguntas já são feitas, inclusive pelos próprios consumidores. Esse é o risco que precisa ser evitado principalmente com esse ressurgimento de franquias clássicas. É um rojão aceso que ainda não se sabe a direção para a qual está apontado. Dando certo ou não, 2018 demandará novos títulos, novas franquias e principalmente novas surpresas. Parece difícil, mas como disse, esse é um dos públicos mais exigentes no mercado.
Hardware
Durante sua conferência, a Microsoft anunciou o novo Xbox One X (até então chamado de Project Scorpio) que é uma versão melhorada e muito mais potente do Xbox One. O maior diferencial entretanto está no suporte integral ao 4K que demandará desenvolvimento de games dedicados para o sistema... o que é uma coisa boa. Adicionalmente, será lançada uma versão menor e mais barata do Xbox One tradicional chamada "Xbox One S".
Ainda não é a nova geração - o que se especulava antes da E3 - entretanto é uma versão intermediária que promete mexer um pouco no mercado de games. O novo Xbox sairá nos EUA por US$ 499. Confira as especificações do console aqui.
Ainda não é a nova geração - o que se especulava antes da E3 - entretanto é uma versão intermediária que promete mexer um pouco no mercado de games. O novo Xbox sairá nos EUA por US$ 499. Confira as especificações do console aqui.
Retrocompatibilidade
Um surpresa para os fãs do Xbox! A Microsoft anunciou que além da retrocompatibilidade do console atual com o Xbox 360 (que já inclui uma lista de mais de 100 jogos), também se estenderá para o primeiro Xbox. A informação é no mínimo uma surpresa pois recentemente, em uma pesquisa feita pela Ars Technica (via IGN), é verificado que a Retrocompatibilidade é o recurso menos utilizado no sistema. Na Sony o recurso está longe de ganhar alguma luz, isso porque a empresa ainda está apostando na plataforma Playstation Now - ainda indisponível no Brasil - que conta com games via streaming com suporte à saves e troféus.
Essa é a era do VR?
Algumas empresas e principalmente a Sony ainda apostam no VR. O periférico sonysta já vendeu mais de 1 milhão de unidades no mundo e para alavancar mais isso, a empresa aposta no recebimento de diversas franquias para aquecer as vendas do produto. Em destaque estão Fallout, Doom VR e Skyrim que receberão uma versão em realidade virtual. Durante sua conferência, a Sony reservou quase um terço do tempo para apresentação de diversos títulos - ainda que pouco animadores.
Produtoras
A EA iniciou as apresentações bem, porém perdeu um pouco do ritmo no final. Seu maior foco foi dado ao novo FIFA 2018 e o seu maior diferencial veio com um título da Bioware chamado Anthem, que despertou muita curiosidade.
Após uma apresentação OK da EA - focada particularmente na base estabelecida de fãs - a Bethesda surge com uma apresentação mais forte, iniciada em um vídeo motivacional (no melhor estilo endomarketing - mostrando seus produtores, criadores, designers e desenvolvedores com seus filhos). O mérito da empresa contudo, está em seu conceito "Bethesdaland" que aparenta reestabelecer as mesmas franquias para velhos e novos fãs em terrenos diferentes - incluindo os jogadores de Nintendo Switch que receberão um Skyrim com suporte ao Amiibo e os gamers de VR que receberão Fallout e Doom. Sabem a expressão: "sinto cheiro de um clássico?". Assim é a Bethesda preparando seu terreno e relevância para a geração atual.
Já a Ubisoft iniciou sua conferência de forma épica, com Shigeru Miyamoto da Nintendo apresentando o divertido Mario +Rabbids Kingdom Battle. Porém seguiu a apresentação sem se arriscar muito com títulos já esperados como o novo (e bonito) Assassin's Creed Origins, South Park, Far Cry 5 e The Crew 2 - games que provavelmente venderão muito. De franquia nova, vale destacar Skulls & Bones, um game de piratas no estilo Assassin's Creed Black Flag porém com novas mecânicas - mas ainda assim, nenhuma surpresa exceto gráficos e jogabilidade.
Após uma apresentação mandatória e descartável do novo Just Dance - que vende rios de dinheiro - a empresa aparentava perder o ritmo porém ressurge elevando o cosmos até sétimo sentido apresentando um trailer incrível de Beyond Good and Evil 2. E que jogo!
Após uma apresentação OK da EA - focada particularmente na base estabelecida de fãs - a Bethesda surge com uma apresentação mais forte, iniciada em um vídeo motivacional (no melhor estilo endomarketing - mostrando seus produtores, criadores, designers e desenvolvedores com seus filhos). O mérito da empresa contudo, está em seu conceito "Bethesdaland" que aparenta reestabelecer as mesmas franquias para velhos e novos fãs em terrenos diferentes - incluindo os jogadores de Nintendo Switch que receberão um Skyrim com suporte ao Amiibo e os gamers de VR que receberão Fallout e Doom. Sabem a expressão: "sinto cheiro de um clássico?". Assim é a Bethesda preparando seu terreno e relevância para a geração atual.
Já a Ubisoft iniciou sua conferência de forma épica, com Shigeru Miyamoto da Nintendo apresentando o divertido Mario +Rabbids Kingdom Battle. Porém seguiu a apresentação sem se arriscar muito com títulos já esperados como o novo (e bonito) Assassin's Creed Origins, South Park, Far Cry 5 e The Crew 2 - games que provavelmente venderão muito. De franquia nova, vale destacar Skulls & Bones, um game de piratas no estilo Assassin's Creed Black Flag porém com novas mecânicas - mas ainda assim, nenhuma surpresa exceto gráficos e jogabilidade.
Após uma apresentação mandatória e descartável do novo Just Dance - que vende rios de dinheiro - a empresa aparentava perder o ritmo porém ressurge elevando o cosmos até sétimo sentido apresentando um trailer incrível de Beyond Good and Evil 2. E que jogo!
A conferência da Sony fechou a segunda-feira seguindo o mesmo padrão do ano passado, porém trouxe o hype necessário para a indústria de games com poucas datas precisas e um gosto amargo de "quero mais" de Day's Gone, God of War, Monster Hunter, Shadow of Colossus Remaster e Spiderman. Vale ressaltar que a fórmula da Sony de apresentações precisará mudar logo: está ficando difícil apresentar jogos sem datas.
Sem muitas expectativas, a Nintendo encerrou as apresentações oficiais com um vídeo gravado onde apresentou alguns lançamentos, destacando as novas DLCs de Zelda Breath of the Wild, Rocket League, o novo Fire Emblem, Xenoblade, Mario Odyssey (Mario no corpo de um T-Rex) e o logo de Metroid Prime 4.
A empresa aparenta estar pisando em ovos com seus lançamentos e espera que a versatilidade do console continue alavancando a empresa na guerra de consoles. Talvez de todas, a Nintendo tenha tido a apresentação mais conservadora, porém satisfatória.
Os clássicos estão voltando com tudo. O que poderia ser uma desvantagem esse ano é um fator positivo, pois as empresas aparentaram estar dando o cuidado esperado para franquias muito amadas como Beyond Good and Evil, God of War, Skyrim, Assassin's Creed, Shadow of Colossus e claro, Mario.
A Microsoft ressurge com um belo fôlego em meio ao mar de excesso de re-lançamentos com o novo console e sua retrocompatibilidade expandida - que muito provavelmente trará os fãs (aqueles traidores) de volta.
A Microsoft ressurge com um belo fôlego em meio ao mar de excesso de re-lançamentos com o novo console e sua retrocompatibilidade expandida - que muito provavelmente trará os fãs (aqueles traidores) de volta.
Algumas promessas caíram no esquecimento como Death Stranding, a realidade aumentada da Microsoft, Final Fantasy VII e Kindgom Hearts 3. A Sony apesar de fazer as melhores apresentações, tem pecado muito na consistência. Já é possível afirmar que ela abandonou completamente seu Playstation Vita - uma ótima plataforma que foi desprezada por completo pela companhia e que diferente dos outros anos, esse ano sequer foi mencionada. Além do mais, a empresa carece de datas precisas e manteve muitos lançamentos para 2018 - é questionável se esse formato ainda se sustentará no próximo ano. Tudo vai depender de quem ainda estiver na liderança do mercado.
Qual a mensagem que a E3 quis passar em 2017?
Apresentações com animações retrô ao som de Mr Sandman na Bethesda, Assassins Creed voltando às origens, retrocompatibilidade no Xbox, Link em Skyrim, Beyond Good and Evil voltando com os dois pés na porta... tudo isso significa um novo conceito das produtoras para seus consumidores/fãs: "queremos ser seu clássico!"
Essas estratégia garante atrair seus consumidores pela paixão - estratégia muito similar da Apple, Coca-Cola, Marvel e Mc Donnalds ("amo muito tudo isso"). Esse apelo passional está exclusivamente em franquias que de alguma forma emocionaram e envolveram seus fãs no passado (mesmo que recente). Isso garante principalmente maior doação e fidelidade dos consumidores para às franquia - e suas marcas atreladas.
Porém, vale ressaltar que o público nerd/gamer/geek é muito (muito) exigente comparado aos demais públicos, e qualquer falha durante esse processo poderá ter um efeito reverso. Precisamos de um Fifa novo todo ano? Precisamos de um Just Dance novo todo ano? Precisamos de um COD novo todo ano? Essas perguntas já são feitas, inclusive pelos próprios consumidores. Esse é o risco que precisa ser evitado principalmente com esse ressurgimento de franquias clássicas. É um rojão aceso que ainda não se sabe a direção para a qual está apontado. Dando certo ou não, 2018 demandará novos títulos, novas franquias e principalmente novas surpresas. Parece difícil, mas como disse, esse é um dos públicos mais exigentes no mercado.
E3 2017 :: Confira as especificações do novo XBox One X
O mais poderoso e o mais caro.
O novo Xbox One X foi anunciado como o console mais poderoso do mercado. O novo aparelho da Microsoft custará US$ 500 nos EUA, rodará 4k nativamente e assim como a versão simplificada (Xbox One S) rodará games do antigo Xbox. Ainda não há informações conclusivas sobre o Kinect ou outros periféricos.
O novo Xbox One X foi anunciado como o console mais poderoso do mercado. O novo aparelho da Microsoft custará US$ 500 nos EUA, rodará 4k nativamente e assim como a versão simplificada (Xbox One S) rodará games do antigo Xbox. Ainda não há informações conclusivas sobre o Kinect ou outros periféricos.
Fonte: Kotaku |
E3 2017 :: Beyond Good and Evil 2 é o game que você precisará jogar!
Game será um prelúdio do primeiro jogo.
O game ainda não possui data de lançamento, confira o trailer:
E3 2017 :: Gameplay Intenso de Spiderman
Teioso dará as caras em 2018 no PS4.
No melhor estilo Batman Arkham, Infamous e Watch Dogs, Spiderman surge cumprindo a promessa de termos um game tão amado quanto Spiderman 2 de 2014. Confira o trailer:
No melhor estilo Batman Arkham, Infamous e Watch Dogs, Spiderman surge cumprindo a promessa de termos um game tão amado quanto Spiderman 2 de 2014. Confira o trailer:
E3 2017:: God of War está lindo!
Monstros gigantes, muita luta, Kratos muito bravo... tudo isso somente 2018.
Confira o novo trailer da E3 aqui.
Confira o novo trailer da E3 aqui.
segunda-feira, 12 de junho de 2017
Confira o trailer e o gameplay de Dragon Ball Fighterz em 2.5D
Agora sim!
Trailer Originar exibido durante a conferência da Microsoft na E3 2017
Gameplay
sexta-feira, 9 de junho de 2017
Dubladores/Atores de Overwatch repetem a dança de seus personagens
Que coisa divertida.
Uma das grandes novidades do evento de Aniversário de Overwatch, são os Emotes com as danças dos personagens. Aproveitando a "festa", os atores/dubladores (da língua inglesa) do game decidiram fazer uma dança.
#ficaDica para os nossos dubladores brasileiros o mesmo não?
Se você não conhece as danças, confira aqui.
Horários, Links e o que esperamos das principais apresentações da E3 2017
Assim como nos últimos anos, a E3 poderá ser conferida pela internet. Por isso, disponibilizamos os horários e links para você acompanhar as principais apresentações (em inglês) e não perder nenhuma novidade.
EA
10 de Junho - Sábado - 16:00 (Horário do Brasil)
Link para assistir
O que esperamos?
Além do novo FIFA, a EA focará parte de sua apresentação no novo Star Wars Battlefront 2 e possivelmente anunciará um novo título da Bioware - será um novo Dragon Age?
MICROSOFT
11 de Junho - Domingo - 18:00 (Horário do Brasil)
Link para assistir
O que esperamos?
A apresentação do novo console denominado Project Scorpio, que promete dar um gás na disputa entre consoles. Especula-se que o projeto seja até de um aparelho da próxima geração.
BETHESDA
12 de Junho - Segunda-Feira - 01:00 - madrugada - (Horário do Brasil)
Link para assistir
(via Twitch - http://www.pcadvisor.co.uk/how-to/game/how-watch-bethesda-e3-2017-live-stream-3615390/)
O que esperamos?
A empresa de Fallout e Skyrim promete trazer um novo game para 2017. Espera-se o lançamento desse grande título nos planos da empresa além de um Fallout VR.
UBISOFT
12 de Junho - Segunda-Feira - 17:00 (Horário do Brasil)
Link para assistir:
O que esperamos?
Além de muitos detalhes de Far Cry 5, o novo Assassins Creed (chamado pelos fãs de "origins" que pode se passar no Egito antigo) deve ser anunciado. Espera-se também o anúncio de um novo Splinter Cell.
SONY PLAYSTATION
12 de Junho - Segunda-Feira - 22:00 (Horário do Brasil)
Link para assistir
O que esperamos?
O novo God of War deve ganhar destaque além das franquias Spiderman e Days Gone. Muita coisa prometida no ano passado deve ganhar data de lançamento. Espera-se que a Square "dê uma passada" para falar de Kingdom Hearts III.
NINTENDO
13 de Junho - Terça-Feira - 13:00 (Horário do Brasil)
Link para assistir
O que esperamos?
A Nintendo continuará com sua apresentação diferenciada e online. Além do novo 2DS, acredita-se que ela focará no novo game do Mario, Splatoon 2 e possivelmente em anúncios 3rd party exclusivos como Mario + Rabbids.
Corram! Dobro de XP em Overwatch de 08 à 12 de Junho (2017)
Aproveitem jogadores de Overwatch!
Fonte: Blizzard |
Desde o dia 08 até 12 de Junho, Overwatch estará dando o dobro de XP para os jogadores. As recompensas em XP dobradas ocorrem baseado em:
- Tempo gasto em partida
- Completando uma partida
- Completando partidas consecutivas
- Vencendo uma partida
- Entrando no meio de uma partida
- Ganhando medalhas
Também se aplicará pela participação em grupo. A única ação que não sofrerá impacto será a primeira vitória do dia que permanecerá com 1500XP.
quinta-feira, 8 de junho de 2017
Os Segredos da Pirâmide Maia em Chichén Itzá
Hora de descobrirmos todos os segredos por trás da Pirâmide Maia em Chichén Itzá e entender porque todo visitante fica batendo palmas em frente dela.
Já conferiu o display do novo God of War para E3?
O game contará com 1 hora de transmissão exclusiva durante a E3.
Fonte: @monkeyFlop |
Depois da E3 de 2016 onde o retorno de God of War foi anunciado, nenhuma informação nova foi postada até então. Esse ano, entretanto, haverá muita coisa sobre GOW e especula-se até uma data de lançamento. A confirmação inicial com um display gigante do novo game, exclusivo para PS4 em um prédio.
Além da conferência da Sony que ocorrerá na próxima segunda-feira (dia 12) - onde o game provavelmente será apresentado - a aventura de Kratos ganhará uma apresentação extra no dia 13 de Junho (terça-feira) com todos os detalhes.
Agora vai!
quarta-feira, 7 de junho de 2017
Confira as imagens da construção do novo Parque do Mario Bros da Universal Japão
Uma fase do Mario em tamanho gigante?
Um fã de Mario Bros no Twitter, está postando algumas imagens da construção do novo parque do Mario Bros da Universal Studios Japan. Não há previsão de abertura. Confira abaixo:
Fonte LCASTUDIOS_USJ |
【速報】
— USJ情報局 L.C.A.STUDIOS (@LCASTUDIOS_USJ) June 6, 2017
ちょっと待って…
USJにマリオあるんだけど。
土管とかブロックとかパックンフラワーとかある……♪
たぶん任天堂エリア関連のイベントかなんかあるんだろうね。#USJ #マリオ #Mario #任天堂 #Nintendo #UniversalStudios pic.twitter.com/jwDABV7FG0
パックンフラワーは どうやら動くみたいですね。可愛い。
— USJ情報局 L.C.A.STUDIOS (@LCASTUDIOS_USJ) June 6, 2017
ステージの裏にはパイロ(花火)の発射装置みたいなのもあるので、かなり大規模なイベントになりそう…!
ところで仮に ここに任天堂エリアを誘致するなら、エリアの入り口や道はどこに作るんでしょうね。#USJ #マリオ pic.twitter.com/8B0dP98Yo4
一旦アウパ!
— USJ情報局 L.C.A.STUDIOS (@LCASTUDIOS_USJ) June 6, 2017
USJの駐車場にて。なんか大きな穴ボコが開けられたり、盛り土がされたり…。
そして封鎖範囲が 平面駐車場の一部から、平面駐車場全体に変わっていました。もしかしたら マリオのエリアはここにできる……かも?#USJ #Nintendo #任天堂 #マリオ pic.twitter.com/XYcePxnGc0
Na Estrada :: Perguntas e Respostas sobre o Caminho de Santiago de Compostela
By Fernando Jácomo08:01artigo, caminho De Santiago De Compostela, entre A Cruz E A Concha, Na Estrada
Nenhum comentário:
Quer fazer o caminho de Santiago de Compostela?
Não sei se vocês sabem, mas nosso canal no youtube surgiu com a proposta de realização do Caminho de Santiago de Compostela. Desde muito tempo sempre nos deparamos com diversas perguntas e por isso, fizemos um vídeo (em duas partes) de Perguntas e Respostas com as principais delas (Quando fazer, o que levar, quanto custa etc).
Associações do Caminho
Caso queiram fazer o caminho, recomendamos fortemente procurarem uma associação antes de iniciarem o caminho. Elas oferecem suporte por e-mail, telefone ou presencialmente atendendo o Brasil e até alguns lugares do exterior.
Recomendamos duas que oferecem suporte e emitem a credencial:
- AACS - Associação Brasileira dos amigos do Caminho de Santiago (São Paulo)
- Associação Brasileira dos Amigos do Caminho de Santiago (Rio de Janeiro).
Confira abaixo os vídeos:
Parte 1
Parte 2
Links Úteis
Associação Brasileira dos Amigos do Caminho de Santiago no Brasil
http://www.caminhodesantiago.org.br/
Guias Buen Camino
http://www.editorialbuencamino.com/
Serviços de Transporte de mochila:
http://caminofacil.net/
http://www.elcaminoconcorreos.com/es/...
http://www.xacotrans.com/
Guias Buen Camino
http://www.editorialbuencamino.com/
Serviços de Transporte de mochila:
http://caminofacil.net/
http://www.elcaminoconcorreos.com/es/...
http://www.xacotrans.com/
Veja também
-
Furfrou Via Pokémon Hub - Furfrou fez sua estreia no Pokémon GO! Algumas de suas diferentes formas estarão disponíveis em certas regiões do...
-
Guia prático para calcular IVs dentro do jogo Via Pokémon Hub - Recentemente, Pokémon Go ganhou uma funcionalidade diferente para ...