Duas grandes franquias dos games - Marvel versus Capcom e Lego Marvel - estão voltando para alegria dos fãs. Essa semana, um novo trailer de Lego Marvel Super-Heroes 2 saiu (confira abaixo) mostrando os heróis e as novas adições ao elenco.
Mas ambos os jogos possuem um detalhe: não possuem nenhum X-men ou membro do Quarteto! A razão principal para isso é a estratégia da Marvel Studios e seu presidente Kevin Feige.
Como muitos fãs já sabem, X-men, Quarteto Fantástico e Spiderman (e seus universos relacionados) têm o direito reservado à outros estúdios (Fox e Sony Pictures), o que impede o uso dos personagens pela Marvel em seus filmes - exceto quando há algum acordo (caso de Spiderman) ou quando há ambiguidade de direitos (Feiticeira Escarlate por exemplo),
Por motivos de marketing a Marvel Studios precisa destacar mais seus heróis cinematográficos para poder vender seus produtos, filmes e a própria marca, mesmo que isso seja tirar o foco sobre algum mutante ou membro da turma do Reed Richards. O branding da Marvel e da Disney parece estar focado exclusivamente em seus heróis máximos: Capitão América, Hulk, Thor e Homem de Ferro e isso se estende à outras mídias. Apesar do nível de penetração do cinema ser maior, investir nos mesmos heróis em outras mídias fará você querer ver o Capitão América no cinema - mesmo que tenha dificuldades de largar o Wolverine - e o resultado da bilheteria, garante o lucro :)
Por sorte e competência de seus times, Kevin Feige teve a oportunidade de trazer para seu grupo o Homem-aranha, porém ainda com muitas ressalvas. Ninguém quer perder a possibilidade de lucro do teioso - Tom Holland já tem um contrato de sangue firmado com a franquia de Uncharted da Sony: "Tom Holland é nosso!" - para bons entendedores.
Por essa razão, nova franquias da Marvel tentarão ganhar seu coração. A franquia Guardiões da Galáxia por exemplo, será muito explorada como forma de substituir temporariamente o Quarteto. Cabe aos Inumanos tentar substituir X-men, porém nem mesmo a Marvel confia 100% neles: Agents of Shield apresentou a raça e nem todo mundo viu, o filme dos Inumanos virou uma série e o cabelo da Medusa, ficou daquele jeito... Vai depender de muita competência, capricho na pós-produção, atuação e carisma para a franquia ganhar seu espaço.
Eles voltarão... nos games!
Mas não nos desesperemos, apesar dessa substituição, ainda será difícil a Marvel tirar o Wolverine ou o Doutor Destino de seus games. Há uma base de fãs muito grande e seria besteira da Marvel se livrar dessas franquias em mídias que elas podem "pintar e bordar" com qualquer um. Por isso esperem por duas coisas: DLCs ou até uma participação normal desses personagens, mas com pouco foco no modo história.
Os X-men e o Quarteto continuarão nos games. No mundo real, a Marvel ainda investirá nos escudos do Capitão América, quando na verdade o pessoal só quer ver o colant amarelo - e Kevin Feige sabe bem disso.
0 comentários:
Postar um comentário