O homem por trás do dia da toalha.
Hoje no dia do Orgulho Nerd, comemoramos os 40 anos do lançamento de Star Wars e a vida e morte do escritor Douglas Adams, criador da "trilogia de cinco livros" de o "Guia do Mochileiro da Galáxia". Por isso, esse dia também é lembrado como o "Dia da toalha", referência à uma citação em seus livros, onde cita que a toalha é um dos itens mais importantes para um mochileiro interestelar.
Douglas Adams, um Geek nato
Douglas Noël Adams foi um escritor e comediante famoso por ter escrito esquetes para a série Monty Python, e pela série de rádio, jogos e livros "O guia do mochileiro da Galáxia". Um geek de carteirinha, Adams adorava todo tipo de Gadgets, além de ter escrito sobre algumas tecnologias antes mesmo delas existirem, como por exemplo o e-mail.
O que muitas pessoas não sabem, é que Adams foi um mochileiro de verdade, não da galáxia infelizmente. Nos anos 70 passou por muito tempo mochilando pela Europa até a Turquia.
Adams morreu cedo, tinha apenas 49 anos de idade (em 11 de Maio de 2001) e muita imaginação e ideias para oferecer. Dia 25 de Maio de 2011 foi o primeiro dia que os fãs fizeram uma homenagem ao autor e desde então, o dia passou a ser considerado o Dia da Toalha (referência à um trecho de seu livro) - e também o dia do orgulho nerd. O que sobrou foram histórias imaginativas e sagas incríveis que são avançadas demais até para nós. Confira algumas obras dele:
É uma série de livros que narra a história do detetive Dirk Gently que consegue enxergar o universo de um jeito diferente. A história foi adaptada para TV e está disponível na Netflix. Muito recomendado.
O guia do mochileiro da galáxia
Originalmente como um programa de rádio a história narra as aventuras de Arthur Dent em um universo extremamente vasto e cheio de sinais. Foi nessa série que aprendemos sobre o número 42 (que é a resposta para tudo no universo - só esqueceram de saber qual a pergunta), sobre a regra da toalha (um mochileiro não sai de casa sem a sua), sobre os golfinhos serem alienígenas, os ratos nos estudarem e muitas coisas. O livro foi traduzido em dezenas de idiomas, incluindo em português - estando disponível nas principais livrarias.
Doctor Who
Adams já trabalhou na equipe de revisão de roteiros da série Doctor Who, inclusive escrevendo o roteiro de um arco, intitulado "The Pirate Planet" em 1978. De lá para cá ele escreveu outras histórias, em especial Shada e Cidade da Morte, disponíveis nas livrarias brasileiras.
Feliz dia do Orgulho Nerd para todos!
0 comentários:
Postar um comentário