Uma história apaixonante.
Fonte: Kotaku |
Toby Ott é um rapaz de 27 anos que joga videogames desde os 5. Tudo seria "comum" se não fosse um grande detalhe: Toby é cego. Nascido com uma rara condição chamada "anoftalmia", Toby não possui os globos oculares porém, apesar de todas as limitações, ele superou diversas barreiras, chegou a se graduar e permitiu apaixonar-se por videogames.
O curta-documentário chamado "Gaming Through New Eyes" (em um tradução livre: "Jogando videogames com novos olhos") conta a história de Toby e sua paixão por videogames.
Tudo começou com games de luta como Mortal Kombat e Street Fighter. Com ajuda de um amigo - especialmente para facilitar na navegação de menus dos jogos - Toby pôde ser apto a jogar e até competir com amigos (offline e até online).
Obviamente que a sua limitação é grande, porém isso não o impediu ter se apaixonar pelos jogos. No documentário, Toby destaca muito Final Fantasy como parte importante desse processo. Para ele, o game possui uma estrutura sonora, musical e narrativa que o instiga a continuar jogando.
Para ele, seria importante que os games atualmente pudessem dar essa acessibilidade, com mais opções auditivas que possam melhorar e explorar novas oportunidades cognitivas.
O documentário está disponível gratuitamente no You Tube (em inglês). Confira abaixo:
0 comentários:
Postar um comentário