O músico e viciado em Board Games, Jeffrey Spenner conta a história de recuperação de sua esposa através do Board Games.
Muito se fala sobre os benefícios para mente em jogos de mesa como xadrez e Board Games. A complexidade, a lógica, a atenção e a criatividade necessárias para poder acompanhar uma partida desses jogos, exige muitas vezes um alto grau de trabalho mental que tende a ser benéfico no decorrer dos anos. Alguns dos benefícios que podem ser citados, conforme o artigo "Top 10 Health benefits of board games"(em uma tradução livre "Top 10 benefícios à saúde dos Board Games"), podemos citar: melhoria da memória e funções cognitivas, redução de riscos à doenças mentais, redução do stress e até melhoria do sistema imunológico.
Fonte: Kotaku.com no link: http://trib.al/GYUsKXm |
Tal fato é ilustrado na história do músico e viciado em Board Games Jeffrey Spenner. Em uma coluna no Kotaku.com, intitulada Board Games are helping my wife recovering from her traumatic brain injury ("Board Games estão ajudando minha esposa a se recuperar de um traumatismo craniano"), ele compartilha a história da luta diária de sua esposa contra um traumatismo craniano.
Para ele foi um choque, quando em 14 de Julho de 2016, recebeu um telefonema que mudou sua vida: sua esposa havia sofrido um acidente de carro e sofrido um traumatismo craniano. Ele conta que enquanto tinha que esperar nas sala de espera pela recuperação de sua esposa por dias, ele utilizava-se dos board games - uma antiga paixão do casal - para se distrair.
Dia após dia, sua esposa ia melhorando, porém as suas atividades motoras e cognitivas ainda evoluíam de forma vagarosa. Jeffrey conta que somente após um mês, sua esposa apresentou pequenos sinais de quem ela realmente era. Um dia, um terapeuta especializado em fala, havia trazido um board game simples como parte do tratamento: Connect Four. Foi então que ele teve um insight, e havia percebido que sua paixão por board games havia tomado um novo patamar. Utilizando-se de games como Bananagrams (uma espécie de palavras cruzadas) e Tides of Time, Jeffrey começou a notar grandes melhorias em diversas funções dela.
Semanas depois, ele narra que sua esposa começou a jogar jogos mais complexos e mesmo estando longe de uma recuperação 100%, hoje ambos já participam de um grupo de jogos. Ele afirma que diversas funções-chave que o terapeuta apontou como essenciais, estão sendo muito bem exploradas além de ajuda-la a reconstruir sua forma de pensar sobre as coisas.
Caso queira ler todos os detalhes de seu relato, acesse o link (em inglês): Board Games are helping my wife recovering from her traumatic brain injury.
Situações como o caso da esposa de Jeffrey são exemplos de como o
s board games podem ser benéficos em recuperações pós-traumáticas e em situações de prevenção de diversos problemas degenerativos. Além de serem muito divertidos e sociais, as vantagens a qual os jogadores se expõem são as mais diversas possíveis.
E aí, quem topa uma partida?
Fontes:
0 comentários:
Postar um comentário