Capítulo 10 - O último desafio antes de Santiago
Diário de uma
<< Primeiro Capítulo < Capítulo Anterior | Próximo Capítulo > | Índice (Todos os Capítulos)
Segunda-Feira, 09 de Fevereiro de 2015 - Pedroso, Espanha
Essa noite a Paella e as 10 ostras fizeram uma tourada no meu estômago! O cheiro do alojamento não colaborava muito pois fedia a 25 peregrinos com suas roupas suadas. Em certo momento, o peregrino não distingue mais o limpo do sujo e sim o seco do úmido. O que está úmido, se pendura para secar. O cheiro fica "daquele jeito". Nem todo albergue possui lavadora e secadora, sendo assim, deve-se seguir fedido ou desistir. Vamos aguentando e tomando remédio.
Terça-Feira, 10 de Fevereiro de 2015, Santiago de Compostela, Espanha
Chegamos finalmente ... mas somente depois de 18km.
Acordamos antes das 06 da manhã e logo caminhamos. Como só amanhece depois das 8 nessa época, tivemos que entrar em uma floresta escura ainda de noite. O medo de aparecer alguém era incontrolável. Se aparecesse alguém ali, seria no mínimo um maluco. Em outros casos seria um assassino, bruxa, monstro ou capiroto (talvez o francês, lembram?).
Com nossas lanternas, encaramos o escuro por duas horas. Era como estar em um filme do Jason ou da Bruxa de Blair. Aí ja viu, qualquer graveto é pessoa, qualquer montinho de pedras é bruxaria e qualquer bota pendurada em árvores é resto de um peregrino desavisado que entrou na floresta a noite. Houve um momento que estava com a lanterna e a luz do app do celular ligados! Viva 2015!
Mas tudo deu certo! Amanheceu e horas depois chegamos em Santiago de Compostela. Precisamo atravessar a cidade inteira (levou 1 hora). No início não acreditei que tinha chegado, toda a igreja estava em reforma com andaimes e placas. Mas não foi só por isso, era estranha a sensação de ter acabado.
As lágrimas surgiram após a missa quando fizemos o famoso rito de visitação ao tumulo de São Tiago e um efusivo abraço à imagem dele.
Lembram-se que o francês-capeta estava sempre com um americano de óculos "atasanando" ele? Pois bem, vimos o americano de óculos e ele é padre! Chegou no mesmo dia que nós e estava co-celebrando a missa.
Bem bem, hora de degustar a cidade!
Frase do dia: "Você peidou?" (questionando o Leandro sobre o barulho no meio da mata fechada no escuro. Ele disse que sim, mas depois disse que era mentira e só não negou porque eu estava com medo)